Crie uma conta ou faça login

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

Processadores e arquiteturas de CPU

5/31
Recursos

Independentemente da marca ou tamanho, os computadores têm componentes principais semelhantes. Um deles é a CPU, o processador por trás dos computadores.

É necessário conhecer esses componentes e suas características para tomar uma boa decisão sobre qual comprar, com base no uso que vamos dar a ele. Mas não para aí! Essa informação também é necessária caso você queira entender os fundamentos da programação ou da engenharia de software.

Afinal de contas, você sabe o que é uma CPU? Continue lendo ou assista a aula e descubra para que ela serve e qual é seu funcionamento. Entenda de uma vez por todas os processadores dos computadores!

O que é CPU?

CPU é a Unidade Central de Processamento: o processador central de um computador. Sua capacidade está relacionada a seus GHz (velocidade em que uma instrução é processada) e Cores (o número de CPUs em um mesmo chip: quantas instruções podem ser processadas ao mesmo tempo).

As CPUs são feitas de silício e, de acordo com a quantidade de processos que recebem, elas podem se aquecer. É por isso (e por outros motivos também) que seu computador esquenta quando está trabalhando a muito tempo ou está muito carregado.

Qual a função da cpu e para que serve o processador?

A CPU é responsável por processar as funções de um computador e as instruções enviadas por outros componentes. Ela ativa todos os periféricos e é conectada ao Sistema Operacional, ao Disco Rígico e à Memória RAM.

Como o processador funciona?

A computação moderna funciona a partir de uma arquitetura comum de processamento. No caso dos computadores de mesa (notebooks e desktops), podemos simplificar o funcionamento do processamento assim:

  • Elas funcionam com GHz e é a partir disso que são “julgadas” no mercado, ou seja, a velocidade em que uma informação é processada;
  • Outra parte importante da CPU para entender seu funcionamento são os Cores, ou seja, o número de CPUs que existem no mesmo chip (em outras palavras, os Cores são responsáveis pelo número de informações que podem ser processadas ao mesmo tempo);
  • A CPU por si só não faz nada, ela depende que outros componentes enviem a ela informações para serem processadas;
  • A primeira informação que chega até a CPU é a Bios, ou seja, o Sistema Operacional de arranque: um pequeno sistema que inicia o computador e verifica a conexão do Hardware;
  • Uma das conexões detectada pela Bios é a com o Disco Rígido, onde fica armazenado o sistema operacional e os arquivos salvados no seu computador;
  • O disco rígido então se conecta com a CPU, tendo como intermediária a Memória RAM (Random Access Memory).

Contribuições 2

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?

Eu adoro esses desenhos que o Freddy faz para ilustrar o que está explicando. É super didático e funciona super bem pra quem é iniciante na computação (como eu).

Fiquei curiosa com o que a alpaca faz 🤣