Crie uma conta ou faça login

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que são Bits e Bytes?

3/31
Recursos

Você sabe o que é um bit? E o que é um byte? Sabe a diferença entre bits e bytes? Entenda tudo isso em detalhes e aprenda a lógica por trás desses nomes técnicos.

O que é um Bit?

O bit é a menor unidade de informação e representa o contraste entre dois valores: 0 e 1, desligado e ligado, falso e verdadeiro, aberto e fechado. Essa dicotomia acontece a partir da existência, ou não, de um impulso elétrico.

O que é um Byte?

Um byte é um conjunto fixo de bits em que cada um dos bits tem um valor posicional e corresponde a uma das primeiras 8 posições em uma tabela de sistema binário. Assim, cada Byte tem como resultado um número.

bits-bytes_caf691c6-61dd-4552-8e44-ec67f321aa4a.png

Qual é a diferença entre bits e bytes?

Diferente do bit, que é um sinal elétrico dicotômico, o byte é um sistema de uso desses sinais. Ou seja, o conjunto de Bytes é o resultado dos bits que o compõem.

Quantos bits existem em um byte?

Um byte possui 8 bits e pode assumir valores entre zero e 256. Cada um destes representa algum tipo específico de valor e para conhecê-lo, utilizamos a tabela ASCII.

Cada arquivo de texto, cada imagem, cada música que está em nosso computador tem um peso em bytes, que depende da quantidade de informação que contém.

Como o computador interpreta bytes e bits?

Os computadores lêem os sinais elétricos de bits e a linguagem em bytes. Cada um destes representa algum tipo específico de valor e para conhecê-lo, utilizamos a tabela ASCII.

Cada arquivo de texto, cada imagem, cada música que está em nosso computador tem um peso em bytes, que depende da quantidade de informação que contém.

Existem bytes especiais que podem significar comandos específicos para o computador, como pedir para inicializar ou executar uma operação matemática.

Exemplo: Uma imagem é nada mais que uma grade de pixels e cada pixel representa um byte cujo número é igual à sua cor.

Uniformização e globalização das representações com bytes

Quando o acesso à computação foi democratizado, muitos países por motivos óbvios tinham idiomas diferentes com caracteres diferentes e para resolver isso, foi criado o protocolo utf-8, que permitia que todos usassem a mesma lista de caracteres.

Vendo que havia milhares de caracteres que não cabiam em 8 bits (utf-8), o utf-16 (2 bytes) foi projetado e graças a esse espaço extra começaram a ser gerados emojis. 😉

Descrição da aula criada com contribuição das anotações de Joaquín Araujo, Cromeway e Mayra López.

Contribuições 3

Perguntas 1

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?

Essa aula me fez lembrar da Hedy Lamarr (que além de uma grande atriz, foi “também” a inventora do Wi-fi!) e da história por trás da invenção da tecnologia que veio a ser o Wi-fi!
O “estalo” 💡 que ela teve para criar essa tecnologia aconteceu enquanto ela ouvia um amigo tocar piano e pensava na teoria do som e das ondas.

Acredito que o curso tem um problema, estou assistindo à aula 3 e parece ser o vídeo da aula 2, porem o texto da aula 3.
Além disso, o áudio não está sincronizado com o vídeo, desde a aula 1.

Nem acredito que acertei o resultado! Esse exercício foi uma boa forma de gravar o conteúdo 🤔