Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

Evolução da arquitetura de computadores

9/31
Recursos

Tudo o que se faz hoje em programação e tecnologia pode ser relacionado à evolução da arquitetura de computadores. É por isso que, em um curso sobre Fundamentos da Engenharia de Software, não poderíamos deixar de falar sobre isso. Afinal, você sabe o que é arquitetura de computadores?

O que é arquitetura de computadores

A arquitetura de computadores é a área do conhecimento que estuda e/ou desenvolve a organização e o funcionamento dos cumputadores, bem como os parâmetros de desempenho de uma máquina.

A evolução da arquitetura de computadores

O primeiro computador mecânico foi criado por Charles Babbage em 1822: tratava-se de um motor de cálculo automático que também podia fazer algumas cópias em papel - ou seja, era também uma espécie de impressora. Mas Babbage não conseguiu o financiamento necessário para construir esse computador rudimentar em grande escala e sua invenção foi esquecida.

No entanto, podemos situar a origem dos computadores em sentido estrito no ano de 1936, quando Konrad Zuse inventou o Z1, o primeiro computador programável. Aqui começa a chamada primeira geração, que vai até 1946, tendo basicamente fins militares.

Como eram os primeiros computadores modernos

Em 1946, foi construído o primeiro computador de uso geral, chamado ENIAC (Electronic and Computer Numerical Integrator). Ele pesava 30 toneladas, então não era nada parecido com o que conhecemos hoje como computador. Além disso, ele podia realizar apenas uma única tarefa e consumia grandes quantidades de energia. Outra característica particular é que este computador não tinha um sistema operacional.

Como são os computadores de hoje

Hoje temos computadores em nossos próprios bolsos e os carregamos para todos os lugares. Temos notebooks cujos monitores podem ser desconectados e funcionam como tablets. Temos microchips que servem como um computador comum.

Esse salto evolutivo na computação ocorreu graças à padronização da arquitetura do computador: decidimos que um Byte é 8 bits, que a CPU é responsável pelo processamento, que a GPU representa os dados visualmente, que 1024 Bytes são um KiloByte e que 1024 KB é de 1 MB, que existe uma porta usual, como USB, que nos permite conectar outros dispositivos externos.

Padronizamos os protocolos de transferência de dados e comunicação. Existe um formato definido para cada tipo de imagem, existe uma forma de escrever HTML para que o navegador o interprete e possa nos mostrar elementos visuais na tela. Definimos uma maneira de compactar um arquivo.

Descrição da aula criada com contribuição das anotações de Juan Ortiz, Maria Libreros e Mayra López.

Contribuições 0

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?