Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que é um domínio DNS, ou Domain Name System

14/31
Recursos

Quando queremos hospedar nosso site, precisamos dar a ele uma “casa” e um “local”. Assim, podemos dizer aos outros onde nos encontrarmos. Para isso precisamos de um domínio e este deve ser atribuído a um DNS. Mas, afinal de contas, o que é DNS?

O que é DNS?

DNS significa Sistema de Nomes de Domínio. Tratam-se de servidores com bancos de dados que sabem a qual IP corresponde um nome. Ou seja, ele relaciona o domínio de um site ao seu IP, ou seja, ao seu endereço virtual.

Quando você abre a platzi.com.br, por exemplo, o DNS sabe qual é a IP correspondente a esse nome de domínio e é capaz de te entregar o conteúdo que você pretende acessar (no caso, a home da Platzi Brasil 😉).

Existem muitos servidores de DNS pelo mundo e todos eles têm cópias exatamente iguais de quais são os diferentes sistemas de domínio que encontramos na internet.

Além do domínio o DNS também tem as informações de subdomínios, como a versão mobile de sites ou uma parte adicional a eles, como o blog. O subdomínio sempre vem antes do domínio principal, ou seja: m.dominioprincipal.com.br ou blog.dominioprincipal.com.br.

Untitled

Como funciona o DNS?

Os DNS funcionam a partir de um banco de dados que indica o IP de cada domínio. É como uma lista telefônica, mas ao invés de mostrar o telefone de cada pessoa, indica para o ISP onde o site de interesse pode ser acessado.

É assim que o ISP (o prestador de serviço de internet sobre o qual falamos na aula anterior) sabe onde encontrar o conteúdo que você procura e te conectar a esse site.

Contribuições 0

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?