Crie uma conta ou faça login

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que é um System on a Chip?

1/31
Recursos

Você sabe como os aparelhos eletrônicos funcionam tendo um espaço tão pequeno para armazenar um computador tão potente?

A partir de um pequeno dispositivo chamado System on a Chip, podemos ter toda a arquitetura rápida e complexa de um sistema tradicional dentro de um dispositivo super pequeno.

O que é System on a Chip (SoC)

Um system on a chip é uma CPU que tem uma memória RAM e um disco rígido, ou seja, um sistema inteiro em um chip. Também inclui chips especializados que permitem realizar alguns processos necessários para um dispositivo móvel.

Como funciona o System on a Chip?

Você sabe como é um celular por dentro? Isso pode te ajudar a entender o funcionamento do SoC.

Componentes de um SoC

Raspberry pi é o nome da placa verde que fica dentro do seu celular. Essa placa tem tudo o que é necessário para fazer um computador. Por exemplo, tem processador, placa mãe, portas, periféricos, expansão e até eletricidade.

.Podemos listar os seguintes equipamentos em um SoC:

  • Bios
  • RAM
  • CPU
  • Radio
  • GPU
  • Periféricos

O que é acoplado ao System on a Chip?

O primeiro componente que não está presente em um System on a Chip é a bateria! Ela é a razão que faz com que os nossos dispositivos sejam pesados.

A bateria tem, também, seu próprio controlador elétrico: uma pequena CPU que se encarrega de manipular como se obtém eletricidade. É esse processador especial que desliga seu telefone quando ele está muito quente, por exemplo.

A tela é um outro componente que não está no SoC. Nem todos os SoC têm uma tela embutida, porque alguns deles não precisam dela, como por exemplo os sensores anti-furtos. As telas têm uma placa que a controla, que seria equivalente a uma GPU (Unidade de Processamento Gráfico)

Além disso, existem inputs, que são os botões, os acelerômetros, a bússula. De uma forma ou outra, esses inputs se conectam ao System on a Chip.

##O System on a Chip funciona como um computador

Como você pode notar, é realmente como um computador funciona. No rascunho abaixo, feito por Freddy Vega, você poderá ver isso mais claramente:

arq_b31e16a7-7b74-4c62-a331-d99d73e58426.png

Na próxima aula, vamos aprender em mais detalhes como funcionam os computadores e celulares.

Contribuições 3

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?

Eu ouvi a voz do Freddy e lembrei desse episódio de Porta dos Fundos: https://www.youtube.com/watch?v=ykgZvSzcuDk

Eu não tinha nem ideia de como tudo isso funcionava! Adorei conhecer mais e agora tô com vontade de desmontar tudo ao meu redor! hahaha

Muito bem explicado, gostei.