Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que é extensão de arquivo, cabeçalho e metadado

24/31
Recursos

Você certamente já viu uma extensão de arquivo, mesmo sem saber exatamente do que se tratava. Elas fazem parte do nosso dia a dia online e estão por trás da leitura dos diferentes tipos de arquivo. Afinal de contas, para apresentar algo para você, seu computador precisa saber que tipo de documento é aquele e como ler seus códigos.

Afinal de contas, o que é extensão de arquivo?

As extensões de arquivo são os sufixos no nome do documento que especificam seu formato e algumas de suas características. Cada arquivo tem um funcionamento e sistema próprio e é a extensão que indica ao computador como ler esse código.

Uma curiosidade interessante é que a maioria das extensões de arquivo tem três caracteres, porque nos primeiros dias da computação só era possível atribuir 3 bytes para esse propósito e 8 para o nome.

Mas as coisas mudaram: não estamos mais limitados a usar apenas três caracteres para denotar o tipo de arquivo e temos, por exemplo, extensões como .jpeg ao invés de .jpg e .docx ao invés de apenas .doc.

Um dos conhecimentos básicos que devemos ter é saber identificar as diferentes extensões que os arquivos que mais usamos podem ter e reconhecer quais tipos de programas podem abrir esses arquivos. Isso porque se você tentar abrir um .ai pelo bloco de notas vai encontrar uma série de caracteres estranhos e não vai ser capaz de realmente acessar o arquivo de Illustrator que você pretendia editar.

Como funcionam as extensões de arquivos?

Os Sistemas Operacionais guardam em um banco de dados a correspondência de cada extensão de arquivo. Ou seja, no banco de dados dirá algo como: jpg = imagem, mp3 = música, html = página web e assim por diante.

Em todo o caso, para chegar a esta base de dados e encontrar a que corresponde, é necessário primeiro identificar de que tipo de ficheiro se trata.

Assim, o Sistema Operacional lê os primeiros bits de cada arquivo até encontrar um determinado padrão. Esses bits identificadores são chamados de cabeçalho.

Uma vez identificado o padrão, o SO já sabe que tipo de arquivo é, com qual programa deve ser aberto e como deve ser exibido graças ao banco de dados.

Tudo isso funciona através de um padrão chamado MIME TYPES (Multipurpose Email Extension), que hoje está na maioria dos protocolos de comunicação. O funcionamento é simples: no cabeçalho do protocolo de comunicação (independentemente de ser http, ftp) são enviados metadados com as informações do arquivo.

Dessa forma, se for uma página web, é enviado texto/html; se for um vídeo mp4, é enviado vídeo/mp4 e assim por diante.

Contribuições 1

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?

Gostei bastante da aula, mas para mim faltou abordar a respeito dos metadados, pois foi algo que somente foi mencionado no início da aula, porém não foi aprofundafdo.