Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que é SQL e NoSQL?

29/31
Recursos

Os bancos de dados são o fundamento de todas as aplicações de software e estão por trás de boa parte dos trabalhos relacionados a tecnologia. Por isso, é cada vez mais importante aprender o que é SQL e para que serve.

Vamos lá?

O que é SQL?

SQL é a abreviação de Structured Query Language ou Linguagem de Consulta Estruturada. Trata-se de uma linguagem usada para lidar com bancos de dados relacionais, onde vários desenvolvedores podem ter acesso a uma grande quantidade de dados.

Apesar de ser essencial para boa parte dos desenvolvedores e especialmente para aqueles chamados de DBA (Database Administrator), a verdade é que o SQL é útil para outros tipos de profissionais que lidam com um grande volume de dados.

Veja também:

Para que serve o SQL?

O SQL surge como uma solução para profissionais que precisam lidar com uma grande quantidade de dados, seja apenas tendo acesso e consultando-os, seja manipulando-os e analisando suas informações.

Assim, ao aprender SQL é possível, a partir de uma linguagem padronizada, emitir comandos básicos ou avançados para manipular ou simplesmente consultar um banco de dados.

Algumas das tarefas básicas que podem ser realizadas pelo SQL são as de inserir (insert), excluir (delete), atualizar (update) e pesquisar (search) dados em um banco.

Como essas funções parecem simples, você pode até duvidar um pouco da eficácia do SQL, mas a verdade é que sua vantagem nesse caso se assemelha muito à capacidade de aprender funções de Excel: talvez essas operações sejam básicas e rápidas de fazer quando se tem uma quantidade pequena de dados, mas quando estamos lidando com banco de dados complexos, cheios de detalhes e com milhares de informações, elas se mostram essenciais!

Por que aprender SQL?

Em algumas profissões o SQL é um pré-requisito. É o caso, por exemplo, de quem quer trabalhar como DBA, como já mencionamos anteriormente.

Se você tem interesse em trabalhar como programador, essa linguagem também pode ser interessante, principalmente pela demanda do mercado de trabalho por profissionais com essa competência.

Apesar de existirem alternativas e avanços ao longo do tempo, o SQL é a base de boa parte deles, então nunca deixa de ser relevante. Além disso, ele ainda é muito usado por um grande número de empresas e programas.

Com a inovação tecnológica e a transformação digital, lidar com dados é essencial para qualquer profissão que gravite em torno do mundo da tecnologia. E, por ser relativamente fácil, o SQL é uma boa porta de entrada, principalmente para quem já tem conhecimentos avançados de Excel e sabe como usar o Power BI a seu favor.

Como aprender SQL?

Para aprender SQL, antes de mais nada, é importante que você conheça conceitos de bancos de dados e de tratamento deles.

Você aprende tudo isso e muito mais no Curso de Introdução a Banco de Dados, com a professora Viviane Martins, Consultora de Segurança da Informação no IBM. Com esse curso, você aprende do zero tudo sobre banco de dados, e já sai com um projeto pronto para acrescentar no seu portfólio, além de um certificado para compartilhar na sua rede do LinkedIn.

O que você está esperando para desenvolver uma das habilidades com maior demanda no mercado de trabalho de tecnologia?

Contribuições 1

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?

Dados para quê te quero 🚀
Adorei a aula! Muito interessante.