Computação, processadores e memória
O que é um System on a Chip?
Como funcionam os computadores e telefones?
O que são Bits e Bytes?
Como funcionam os circuitos eletrônicos?
Processadores e arquiteturas de CPU
O que é a memória RAM e como funcionam os discos rígidos?
GPUs, placas de vídeo e som
Periféricos e sistemas de entrada de dados
Arquitetura da computação
Como funciona a internet
Introdução às redes, protocolos e Internet
Portas e protocolos de rede
O que é um endereço IP e o protocolo de Internet?
Cabos submarinos, antenas e satélites na Internet
O que é um domínio DNS, ou Domain Name System
Como os ISP fazem Quality of Service ou QoS?
Como funciona a velocidade na internet?
O que é o modelo Cliente/Servidor?
Como realmente funciona um website?
A Internet é maior do que você pensa
Sistemas operacionais
Diferenças entre Windows, Linux, Mac, iOS e Android
Permissões, níveis de processos e privilégios de execução
Fundamentos de sistemas operacionais móveis
Sistemas operacionais embebidos e Internet of Things
Arquivos e estruturas de dados
Metadados, cabeçalhos e extensões de arquivos
Como funciona o formato JPG?
Vídeos, contêiners, codecs e protocolos
Como funciona .zip: Árvores binárias
Conteúdo Bônus
O que é uma rede neural?
O que é SQL e NoSQL?
O que é um algoritmo?
O poder de um Raspberry Pi
Vivemos num mundo onde tudo é um computador: celulares, tablets, televisores, etc… Existe uma arquitetura para computadores de mesa e laptops. Eles têm internamente:
CPUs: sua velocidade é medida em GHz e tem cores, que são o número de instruções em paralelos que podem executar. As CPUs são feitas de silício e elas se aquecem de acordo com a quantidade de processos.
BIOS: é um pequeno sistema que inicia o computador e verifica a conexão do hardware
Disco rígido: onde se armazena o sistema operacional e os arquivos que salvamos
Memória RAM: os dados do sistema operacional são enviados a esta memória, que serve como intermediário da CPU porque é uma memória de acesso rápido. Ela só funciona enquanto houver eletricidade.
GPU: pode processar em paralelo pixels da tela e mandá-los em tempo real para que sejam representados
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