Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que é um endereço IP e o protocolo de Internet?

12/31
Recursos

Usando a internet todo mundo já deve ter se deparado com o termo “endereço IP”, mas pouca gente realmente sabe o que é IP, como funciona e para que serve o Protocolo de Internet.

O que é IP?

IP é a sigla de Internet Protocol e um endereço IP é um número único com que um computador se identifica quando está conectado a uma rede. Com ele, os dispositivos se conectam à internet, através de tecnologias como o NAT, Network Address Translation.

É a partir da Máscara de Rede que é possível definir um IP em nosso computador: é ela quem define o padrão de números fixos e variáveis que o IP terá. Todos os casos em que a Máscara tiver 255 será simbolizado por um fragmento de números fixos para o IP. Assim, podemos resumir que cada endereço IP é composto por 4 números separados por pontos e que isso é uma forma de resumir números maiores e mais complexos.

Além disso, os endereços IP têm uma estrutura que os torna privados ou públicos e que também fazem parte da máscara da rede e do gateway.

Como um endereço IP é atribuído

A porta de rede é responsável por atribuir um IP ao nosso dispositivo, através do DHCP, como já explicamos nas aulas anteriores. O DHCP deve ter um IP mestre que também o identifique na rede e, graças a este IP, é possível que todos os dispositivos troquem informações e persistam na rede.

Tipos de IP

A maneira mais fácil de verificar se um IP é classe A, B ou C é usando a máscara de rede padrão, ou seja:

  • 255.0.0.0 - classe A
  • 255.255.0.0 - classe B
  • 255.255.255.0 - classe C

Também existe o método de máscara de sub-rede variável, que é muito útil para segmentar uma rede IP com máscara de rede padrão.

Cada seção representada por um 0 na máscara de rede será destinada a hosts ou clientes e aquelas representadas por 255 serão destinadas à rede.

Contribuições 0

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?