Como funciona um computador?

2/31
Recursos

É muito comum ouvir coisas como: ninguém sabe como funciona a internet, ninguém sabe como funciona um computador ou como funciona um celular. As pessoas acham que isso é muito complexo e que ninguém pode ter toda essa informação em sua cabeça… Mas isso não é verdade.

As pessoas que escrevem softwares, que constroem redes, que criam a internet: essas pessoas sabem como funciona um computador. E, agora, você também vai saber!

Para explicar como funciona um computador, Freddy usa como exemplo um processo que provavelmente faz parte do seu dia a dia, mas sobre o qual você nunca procurou saber mais: você sabe o que acontece quando você envia um email e chega a outra pessoa em menos de um minuto?

Por que é importante saber como funciona um computador?

Saber o que é Engenharia de Software é um requisito básico para trabalhar no mundo da tecnologia. Devemos ter uma ideia muito clara de como funcionam os processos simples e cotidianos, como o envio de um e-mail, o que é um servidor e os protocolos utilizados. É verdade que não é um processo simples, mas não é algo impossível de entender passo a passo.

Afinal, como funciona um computador?

Vamos seguir com o exemplo de Freddy:

email_246ff53e-3d9d-4a05-92c9-b5bd1d05e280.png

Na lista a seguir, temos um passo-a-passo. Caso você não entenda algum dos termos, não se preocupe. Deixamos também um glossário que você pode consultar logo em seguida 😉

  1. Você escreve um e-mail pelo seu computador a partir de seu servidos de e-mail (que pode ser o Gmail ou o Yahoo, por exemplo);
  2. Quando você termina de escrever e aperta o botão “Enter”, é enviado um impulso elétrico para sua placa-mãe e esse impulso é processado pela CPU (Unidade Central de Processamento);
  3. O sinal da CPU é identificado e reconhecido através de seu Sistema Operacional que, em outras palavras, sabe exatamente o que significa o impulso criado através dessa tecla do teclado;
  4. O Sistema Operacional informa então ao seu Navegador que ocorreu um evento, ou seja, que o Enter foi pressionado;
  5. Esse evento encapsula tudo o que foi escrito no e-mail e envia isso a um servidor, usando protocolos já estabelecidos;
  6. O servidor (que não é nada mais que um ou um grupo de computadores super potentes) recebem esses pacotes de dados e, por meio de seus bancos de dados, atrubui esse pacote de dados X a seu remetente correspondente Y;
  7. A pessoa que tem seu e-mail associado a este servidor recebe este pacote encapsulado, pronto para leitura em forma de e-mail.

Essa lista resume um processo muito mais profundo e com várias nuances, que é explicado nesta aula. Ficou curioso? Confere a aula inteira e conta para a gente nos comentários ao lado o que achou!

Glossário básico para entender como funciona um computador

ASCII: American Standard Code for Information Interchange

API: Application Program Interface

AJAX: Asynchronous JavaScript and XML

JSON: JavaScript Object Notation

REST (Representational State Transfer): Protocolo preestabelecido de envio de dados

HTTPS (Hypertext Transfer Protocol): protocolo de transferência de envio de dados

FTP: File Transfer Protocol

URL: Unifor Resource Locator

DNS: Domain Name System

**IP: **Internet Protocol

SMTP: Simple Mail Transfer Protocol

SoC: System on a Chip

**POP: **Post Office Protocol

UDP: User Datagram Protocol

**HTML: **Hypertext markup Language

CSS: Cascading Style Sheets

SSH: Secure SHell

Descrição da aula criada com contribuição das anotações de Mayra López.

Contribuições 3

Perguntas 1

Ordenar por:

As contribuições, perguntas e respostas são vitais para aprender em comunidade. Registre-se ou faça login para participar .

Muito bem explicado!!!

Great material!

Em sociologia a gente fala que essa confiança cega que existe nas tecnologias, sem haver curiosidade nenhuma de procurar saber como funciona, é uma confiança baseada em “sistemas peritos”.
Ninguém sabe muito bem como um elevador é feito, mas todo mundo sobe nele…
Isso me fez pensar que uma boa forma de viver de forma mais presente é sempre procurando saber como as coisas funcionam!
Nunca Pare De Aprender que fala, né? 💚🚀