Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que é Disco Rígido e Memória RAM?

6/31
Recursos

Como já mencionamos antes, os arquivos de um computador são armazenados em um disco rígido. Mas afinal de contas o que é disco rígido e como funciona um HD?

Continue lendo ou assista a aula acima para entender melhor!

O que é Disco Rígido e qual a função do HD?

O disco rígido (ou HD, Hard Disk no inglês) é uma peça de hardware que serve para armazenar dados em um disco. Esses dados podem ser documentos, músicas, programas de computador, imagens, etc, e o usuário pode acessá-los para ler ou gravar arquivos.

Como funciona um HD?

Os discos rígidos guardam os dados de forma sequencial. No processo de armazenamento de um arquivo, os dados são divididos em partes menores e a posição e localização de cada uma dessas partes é guardada.

Quando abrimos um arquivo, a CPU (Unidade Central de Processamento) o solicita do disco rígido e depois o leva para a RAM para lê-lo.

Nas gerações anteriores, um disco rígido continha um braço mecânico, que era usado para ler e gravar dados em um disco de metal que girava em velocidade constante, como os antigos discos de vinil.

Esse tipo de disco rígido era extremamente lento, porque esse leitor devia posicionar-se onde o arquivo está armazenado e isso faz com que o braço mecânico da cabeça leve algum tempo para ir de um lado ao outro.

Atualmente, existe uma série de novos discos, chamados de estado sólido (Solid State Drive, ou os famosos SSDs) que não utilizam mais nenhum tipo de braço ou disco giratório e cujo funcionamento é mais semelhante ao da memória RAM, sem que as informações sejam perdidas quando o computador é desligado.

Isso permite que a velocidade de leitura e gravação seja extremamente rápida e a vida útil da unidade seja estendida por não ter partes móveis que possam ser danificadas.

Apesar disso, eles guardam os dados em memória flash, que ainda é um pouco mais lenta que a RAM.

Diferença entre disco rígido e RAM

A principal diferença entre o HD e a Memória RAM é a sua velocidade, já que a RAM pode acessar os dados armazenados instantaneamente.

Além disso, os discos rígidos não são voláteis. Ou seja, eles armazenam informações de forma persistente mesmo se a fonte de alimentação for removida. As informações na memória RAM, por outro lado, são excluídas quando o computador é desligado.

Para que servem os sistemas de arquivos em um disco rígido?

Para armazenar arquivos corretamente, um disco rígido precisa de um sistema de arquivos. Os sistemas de arquivos são convenções internas do sistema operacional para acessar arquivos armazenados.

  • No Linux existe ext3 ou ext4;
  • No Windows havia FAT16 ou FAT32 (File Allocation Table), que foi substituído por NTFS (New Technology File System);
  • No Mac OSX, o sistema de arquivos era chamado HFS (Hierarchical File System), mas agora é chamado AFS (Apple File System) no macOS Sierra.

Descrição da aula criada com contribuição das anotações de Mayra López.

Contribuições 0

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?