Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

Velocidade da internet: o que é ping e largura de banda?

16/31
Recursos

Todo mundo odeia quando a internet fica lenta ou trava, gerando o famoso “lag”. Para entender por que isso acontece é importante entender como funciona a velocidade da internet, o que é ping e o que significam os Mbps que compramos de nossos ISPs.

Como funciona a velocidade na internet?

A velocidade oferecida pelos provedores de Internet não é constante e muito menos é a mesma. Para entender a velocidade da nossa internet, é preciso saber que ela depende de duas coisas: o ping e a largura de banda.

O que é ping?

O ping é medido em milissegundos e significa o tempo que uma informação leva para viajar de um ponto a outro dentro da internet. Ou seja, para ir por exemplo de seu computador ao servidor e voltar.

O ping tem um limite físico que nunca mudará. Ele não pode, por exemplo, passar a viajar mais rápido que a velocidade da luz.

Quanto menor o tempo de um ping, mais rápida é a conexão. Mas esse não é o único fator responsável pela velocidade da internet.

O que é largura de banda?

Largura de banda é a capacidade máxima de informação que pode ser enviada por uma conexão de internet. A maioria dos ISPs (Internet Service Providers) nos vende largura de banda em Mb.

Ou seja, ela é medida em número de bits (não bytes) transmitidos por segundo. Essa velocidade é variável e também depende do ping.

Para entender melhor esses conceitos, damos o exemplo na aula de um tubo de água: a largura de banda é como o tamanho de um cano de água e o ping é a velocidade na qual a água pode viajar.

Contribuições 2

Perguntas 1

Ordenar por:

As contribuições, perguntas e respostas são vitais para aprender em comunidade. Registre-se ou faça login para participar .

Muito massa freddy, estou gostando mesmo do curso.

Essa metáfora da água 🤯🤯🤯