Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que é Raspberry Pi?

31/31
Recursos

Aprender o que é Raspberry Pi é fascinante para quem se interessa por tecnologia e programação, afinal, trata-se de um equipamento minúsculo com um gigantesco poder de processamento.

O que é Raspberry Pi?

O Raspberry Pi é um gadget que contém dentro de si um System on a Chip além de vários outros componentes que o tornam um computador funcional do tamanho de um cartão de crédito.

Assim, neste pequeno dispositivo podemos encontrar todos os elementos básicos de um computador, como processador, placa de vídeo, memória RAM, portas e entradas como USB e HDMI, além de uma série de pinos onde podem ser acoplados equipamentos como câmeras e sensores de temperaturas por exemplo.

Esses pinos recebem o nome de GPIO (General Propose Input/Output), ou seja, entradas e saídas de propósito geral.

Os GPIOs são importantes porque estão profundamente ligados com os objetivos por trás da criação do Raspberry Pi, bem como com as funcionalidades desse gadget.

A história do Raspberry Pi

O Raspberry Pi foi criado em 2012 pela Raspberry Pi Foundation com o objetivo de democratizar a educação e o ensino de programação e tecnologia. A ideia é que o dispositivo fosse uma ferramenta para que crianças tivessem contato com um computador real, sua programação e seus elementos.

E deu certo!

Para que serve um Raspberry Pi

Além da função educativa, outros objetivos por trás da criação do Raspbarry Pi foram:

  • Ter um dispositivo que funcionasse como interface de Hardware e Software, onde se pudesse programar os softwares e aprender a função de cada peça de hardware ao mesmo tempo. Ou seja: um dispositivo educacional completo.
  • A partir do GPIO é possível conectar facilmente um Raspberry Bi a “coisas do mundo real” e automatizar e programar sistemas, objetos e ferramentas. Assim, a partir desse pequeno computador é possível programar alarmes, sensores de temperatura e muito mais.

Hoje em dia, além de ser parte da educação, o Raspberry Pi é também uma alternativa para funcionalidades ligadas a Internet of Things.

Conclusão

Se você se interessou por essa incrível ferramenta que é o Raspberry Pi, você com certeza vai se interessar pelo Curso de Fundamentos da Engenharia de Software, onde você pode aprender como funciona um System on a Chip e todos esses elementos que estão por trás do funcionamento de um computador, ou mesmo da internet!

Contribuições 1

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?

Eu sou diabética e essa noite tive um caso de hipoglicemia bem grave, que poderia ter sido evitado se eu utilizasse um dispositivo como esse mencionado na aula!