Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que é codec: entenda os formatos de vídeos e protocolos

26/31
Recursos

Você já se perguntou por que existem diferentes formatos de vídeo e como eles são feitos? A principal diferença entre esses formatos é o modo de compressão do vídeo. Afinal, é preciso reduzir o peso desse tipo de arquivo por diversos motivos. Está preparado para entender o que é codec e como funciona?

Entendendo os formatos de vídeo

Num vídeo, há muitas coisas para comprimir. Por exemplo, se você tem um vídeo de 100 frames a 24 frames por segundo e se cada frame pesa 1.9MB, o vídeo pesaria mais de 100MB em 4 segundos de vídeo. Esses frames e todas as informações destes 100MB de vídeo passam por um longo percurso de processamento para ser apresentado em uma tela: além de precisarem chegar através de uma conexão de internet, eles também precisam ser lidos pelo seu computador e representados pela GPU (a placa de vídeo).

Por esse motivo, torna-se necessário comprimir os vídeos a partir de diversas técnicas.

Chamamos de containers os arquivos que guardam os diferentes formatos de vídeos. Esses arquivos guardam uma série de metadados, pois não se trata somente de uma sequência de imagens consecutiva: os vídeos trazem, animação do movimento, som, legendas e até informações como o tamanho que será apresentado.

É por isso que vários containeres, ou formatos de vídeo, foram criados, como por exemplo:

  • .avi
  • .MP4
  • .flv (flash video)
  • .mpg
  • WebM

O que é codec?

O codec é um algoritmo responsável pela compressão e descompressão de vídeos, sendo que seu próprio nome tem como origem as palavras COdificação e DECodificação. Ele é responsável pela otimização do tamanho desses arquivos, para que possam ser lidos e representados mais facilmente pelos computadores e telas.

Alguns exemplos de codecs são o divx (que era bastante usado antigamente), o h.264, o ogg e o vp9.

A diferença entre eles é a maneira como essa compressão é feita. Ou seja, qual é a lógica pela qual o algoritmo de codificação e decodificação funciona.

Existem, por exemplos, os Keyframes. Usando essa ferramenta, cada vez que passa uma quantidade pré-determinada de frames, um deles é usado como referência para definir os quadros seguintes. Você com certeza já passou pela experiência de estar assistindo um vídeo e perceber que alguns frames foram deformados, aparecendo retangulos verdes e imagens perdidas. Isso acontece quando um keyframe é perdido.

Contribuições 1

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?

💡 Codec vem de COdificação e DECodificação.

Achei muito massa aprender sobre compressão de arquivos porque isso é muito importante para os profissionais da minha área (de SEO, Search Engine Optimization).