Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que é CDN e como os ISP fazem QoS?

15/31
Recursos

O processo de conexão por trás da Internet é bem mais complexo e caro do que imaginamos. É por isso que existe o QoS (Quality of Service) e o CDN (Content Delivery Network), que tornam possível o fluxo constante e rápido de informação da internet.

Entenda o que é QoS e como ele funciona, e saiba em detalhes o que é CDN e por que ele é responsável pela internet como a conhecemos hoje.

O que é QoS (Quality of Service)?

QoS (Quality of Service) é um sistema de priorização que regula a velocidade em que a informação chega até um usuário. Ele é usado pelos servidores para tentar lidar com os custos por trás desse fluxo constante de dados da internet.

Ele também pode ser chamado de Traffic Shaping e Throttling.

O que é MAN (Metropolitan Area Network)?

MAN (Metropolitan Area Network) é um tipo de rede local que pode ser feita por bairros, por exemplo, que tem um custo praticamente nulo. Isso porque a área na qual a informação tem que viajar é bastante limitada.

O que é CDN (Content Delivery Network)?

Uma CDN é um serviço que contém uma cópia de conteúdo estático, como imagens ou vídeos, originalmente hospedado em outro servidor. É como ter uma cópia mais próxima do referido material. Isso se traduz em melhores velocidades de navegação, a um custo menor.

Assim, podemos dizer que a CDN é uma forma de burlar a QoS simulando uma conexão mais próxima, como a MAN. Dessa forma, quando o DNS busca por um domínio, ao invés de enviar o IP real, ele pode estar enviando o IP do CDN mais próximo.

Contribuições 0

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?