Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que são periféricos e dispositivos de entrada?

8/31
Recursos

Nosso computador, por si só, é capaz de muitas coisas. Mas, se adicionarmos uma série de periféricos, ele é capaz de muito mais. Você sabe o que são periféricos e dispositivos de entrada? Entenda como eles funcionam e se ligam ao seu computador!

O que são periféricos?

Dispositivos periféricos são todos aqueles dispositivos que podem ser conectados e desconectados de um computador para aumentar suas funções e usabilidade. Impressoras, microfones e teclado são alguns exemplos.

Quais são os tipos de periféricos?

Existem diferentes tipos de periféricos, dependendo de sua função e da direção em que a informação é transferida do dispositivo para o computador.

  • De entrada: Enviam dados ao computador (ex: mouse);
  • De saída: Recebem dados do computador (ex: monitor);
  • De entrada e saída: Enviam e recebem dados (ex: telas touchscreen);
  • De armazenamento: Armazenam dados (ex: pen-drive).

Como os periféricos funcionam?

Esses sistemas não têm acesso total ao nosso computador e dependem de diferentes níveis de permissões, que são organizadas em níveis “anelares”.

  • Primeiro anel - Kernel: É a camada mais profunda do nosso Sistema Operacional, portanto, ele tem acesso total a arquivos, drivers, programas, etc… Assim como qualquer outro processo, ele é carregado na RAM como a primeira coisa a carregar. Programas capazes de criptografar e descriptografar informações também vivem nessa camada.
  • Segundo anel - Drivers: Os drivers são códigos responsáveis por interpretar os sinais de hardware e estabelecer comunicação com o software do PC. Esses primeiros drivers pertencem a periféricos bastante importantes, como a tela, o teclado, o mouse etc.
  • Terceiro anel - Mais drivers: Outra camada de drivers é carregada em um terceiro “lugar” na RAM. Como eles estão mais distantes do Kernel, eles têm menos permissões e privilégios do que os drivers no segundo anel. Como a maioria dos Apps se comunicam através dos drivers deste anel, é necessário que os drivers do terceiro anel primeiro solicitem permissões aos do segundo anel para então se comunicarem com o hardware.
  • Quarto anel - Apps: Por fim, na última camada do S.O. encontramos os aplicativos, que são carregados na RAM para executar processos. Porém, ao contrário dos outros anéis, eles não possuem nenhum tipo de acesso direto ao hardware do PC. É importante ter em mente que este deve ser o caso, caso contrário, qualquer Software escrito por terceiros teria a capacidade de acessar quase completamente o PC e suas partes de Hardware.

Descrição da aula criada com contribuição das anotações de Mayra López.

Contribuições 0

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?