Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

O que é JPG e como funciona?

25/31
Recursos

Como já falamos na aula anterior, o jpg é uma extensão de arquivo que diz ao computador que o que ele está prestes a abrir é uma imagem. A partir do cabeçalho desse arquivo, o computador também entende qual é o melhor programa para abrir essa imagem.

Para entender como funciona o formato jpg é importante ter em mente que diferentes tipos de arquivos de imagem têm pesos e qualidades diferentes, dependendo do formato. Vamos supor que temos uma foto 600x800: se esta estivesse em um formato não compactado (como .bmp) pesaria 840KB (representando apenas uma cor por pixel).

Para representar cores de 16 bits, são necessários 2 bytes.
Para representar cores de 32 bits (ultra-reais), são necessários 4 bytes.

Para ter qualidade de 32 bits, a imagem deve pesar quase 1,9 MB… E é aí que surge o JPG: ele nos ajuda a compactar as imagens.

Afinal, o que é jpg?

JPEG nada mais é que um algoritmo que identifica coordenadas e agrupa áreas de cores. Desta forma, minimiza o uso de bytes e consegue que a imagem tenha um peso muito menor, fazendo com que seja lida mais rapidamente.

Contribuições 0

Perguntas 0

Ordenar por:

As contribuições, perguntas e respostas são vitais para aprender em comunidade. Registre-se ou faça login para participar .