Fibra óptica, cabos submarinos de internet, IXP e ISP
13/31
Recursos
Para entendermos como funciona a internet, é preciso entender também de onde ela vem. Muitas pessoas pensam que o acesso à internet consiste em conexões de satélite, mas na realidade menos de 1% da internet é usada dessa forma. Isso porque os satélites são destinados a áreas remotas. Na maior parte das vezes, a conexão se dá por fibra óptica em cabos submarinos, a partir de IXP e ISPs.
Como nos conectamos à Internet?
Seja em casa, com nosso modem, ou na rua com nosso celular, ao acessar a internet estamos nos conectando a uma das infraestruturas que nosso provedor tem dentre de um sistema gigantesco. Assim, quando falamos de cabos submarinos de internet não estamos falando de ficção científica!
O sistema de cabos submarinos de Internet também depende de uma série de outras ferramentas, como os ISP (Prestadores de Serviço de Internet) e os IXP (Internet Exchange Points).
Vamos entender detalhadamente cada um desses conceitos e seu funcionamento.
Cabos submarinos de Internet
A conexão se dá a partir de diversos pontos do mundo através de cabos submarinos de fibra óptica! Sim, o princípio é o mesmo que a Fibra Óptica que você pode contratar para sua casa.
Esses cabos ligam todo o globo a um único sistema de Internet e é graças a eles que somos capazes de nos conectar. Assim, não é como se a Internet venha de algum lugar ou seja criada em algum lugar: a Internet é o próprio sistema de conexão!
Estes cabos podem, por exemplo, começar em uma cidade como Nova York e terminar no Japão! No site https://www.submarinecablemap.com/ você consegue ver o mapa de todos os cabos submarinos de Internet que conectam o mundo! Olha só como ele se parece se colocamos o Brasil no centro:
Assim, apesar de não parecer, a rede de internet é frágil, porque os cabos podem se romper por diferentes causas, como por dano de âncoras de navios ou até mesmo por acontecimentos naturais, como o da imagem a seguir.
Como funcionam os cabos submarinos de internet?
Essa conexão funciona a partir de um sistema muito parecido com o da modulação elétrica, mas feito a partir de um raio laser. A fibração e a modulação de luz dessa fibra é a que se transforma em 0s e 1s (quando há altos e baixos) que serão lidos pelos computadores e dispositivos eletrônicos!
Para entender melhor como esses 0s e 1s são lidos, confira as aulas anteriores, especialmente O que são bits e bytes e Como funcionam os circuitos eletrônicos.
O que é IXP?
Os IXPs (Internet Exchange Points) são lugares reais para onde vão esses cabos submarinos de Internet de fibra óptica, responsáveis por conectar o mundo inteiro.
Abaixo você pode conferir a foto de um desses lugares. Trata-se da LINX (London Internet Exchange), que conecta a Europa aos Estados Unidos.
O que é ISP?
Os ISPs são os Prestadores de Serviço de Internet. Eles são os responsáveis por conectar os IXP (Internet Exchange Points) e a população. Trata-se de uma empresa de fornecimento de Internet, como a Claro ou a Vivo.
Fibra óptica
Você já deve ter percebido que, para tudo isso ser possível, a fibra óptica é um componente essencial. Mas, afinal de contas, como ela funciona?
O que é fibra óptica?
A fibra óptica é um cabo bastante fino produzido através de um material flexível: trata-se de feixes de vidro revestidos por um plástico isolante.
Diferente da fibra óptica que chega na sua casa, os cabos submarinos de internet são bem grossos, não porque a fibra em si tenha outra grossura, mas por conta das proteções e sistemas envolvidos na transmissão da conexão de internet.
Veja abaixo um desses cabos submarinos de fibra óptica:
Como funciona a fibra óptica?
A fibra óptica funciona a partir de um sistema parecido ao da modulação elétrica, mas feito a partir de raio laser. A fibração e a modulação de luz dessa fibra é o que se transforma em 0s e 1s que serão lidos pelos computadores e dispositivos eletrônicos!
Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?