Boas-vindas e Introdução

1

Criando sua primeira linha de código

2

Apresentação docurso e do professor Rafael Pacheco

3

Adicionando um pouco de teoria

4

Visão geral do curso

5

Preparando o ambiente

Conceitos básicos de programação para web

6

O que é HTML, CSS e JS?

7

Primeiros passos com a função alert no navegador

8

HTML, CSS e JS de verdade

Primeiro projeto: Peso em outro planeta

9

Entendendo o problema

10

Playground: pelo menos um dos números é par?

11

Calculando um peso em outro planeta

12

Obtendo os dados do usuário

13

Utilizando fluxos condicionais

Segundo projeto: Trabalhando com Canvas

14

Entendendo o problema

15

Entendendo os principais objetos em um navegador

16

Trabalhando com window e document

17

Trabalhando com DOM

18

Funções em Javascript

19

Eventos e Formulários em HTML e JS

20

Detectando eventos do teclado

21

Rabiscando o canvas com as setas do teclado

Terceiro projeto: Fazenda Platzi

22

Entendendo o problema

23

Funções matemáticas e números aleatórios em JS

24

Trabalhando com ciclos (while e for)

25

Carregando imagens ao canvas

26

Carregando imagens ao canvas de forma aleatória

Quarto projeto: FizzBuzz

27

Entendendo o problema

28

Finalizando o projeto do FizzBuzz

29

Divisão, módulo e resto em Javascript

30

Codificando um FizzBuzz

Quinto projeto: Álbum de figurinhas

31

Entendendo o problema

32

Entendendo as coleções (Arrays)

33

Classes e objetos em Javascript

34

Analisando todas as figurinhas

Sexto projeto: Cliente e Servidor

35

Entendendo o problema

36

Modelo Cliente/Servidor

37

Instalando Node.JS e o framework express.js

38

Detalhes de instalação para o Windows e Mac

39

Criando seu primeiro código de servidor com express.js

40

Criando uma API para descobrir as horas

41

Conclusão

Aulas ao vivo

42

Sessão ao vivo: o que você vai aprender no curso

Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

Funções matemáticas e números aleatórios em JS

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Recursos

Vamos conhecer 3 funções matemáticas básicas:

  • Math.random() - retorna um número aleatório entre 0 e 0.999
  • Math.floor() - retorna o menor número inteiro correspondente e a um número real entregue
  • Math.ceil() - retorna o próximo número inteiro referente a um número real entregue

Precisamos de uma forma de gerar um número aleatório dentro das coordenadas no nosso canvas, por isso vamos usar:

Math.floor(Math.random()*(y-x)+1)+x

Contribuições 10

Perguntas 1

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?

Funções bem compostas, lembra as aulas de matemática, mais sempre gostei de matemática, vai ser ótimo.

MUITO BOM

Adorando cada projeto.

to adorando

Uma pergunta, com a formula:
Math.floor((Math.random()*X)+1) vamos obter números INTEIROS aleatórios maiores que 0 até X ( ou seja, exculindo o zero e todos os números “quebrados”), certo?
Qual seria a função para obter um numero racional aleatório entre 0 e X?

Comecei completamente do Zero, e não tá fácil, mais alguem começou do zero tbm ?

Aula completa!

legal!

Gente, a cabeça ferveu aqui, mas entendi rs

Foi bacana entender a logica do algoritmo para essa equação. Está sendo muito bom.