Platzi
Platzi

Aproveite nosso plano de lançamento!

Antes: R$ 499,00
R$ 349,00
Currency
Antes: R$ 499,00
Economize: R$ 150,00
COMPRAR
Termina em: 11D : 18H : 47M : 51S

Desenvolver programas de computador. Quarto projeto: FizzBuzz

Boas-vindas e Introdução

1

Bem-vindo ao curso e apresentação do professor

2

Criando sua primeira linha de código

3

Adicionando um pouco de teoria

4

Visão geral do curso

5

Preparando o ambiente

Conceitos básicos de programação para web

6

O que é HTML, CSS e JS?

7

Primeiros passos com a função alert no navegador

8

HTML, CSS e JS de verdade

Primeiro projeto: Peso em outro planeta

9

Entendendo o problema

10

Calculando um peso em outro planeta

11

Obtendo os dados do usuário

12

Utilizando fluxos condicionais

Segundo projeto: Trabalhando com Canvas

13

Entendendo o problema

14

Entendendo os principais objetos em um navegador

15

Trabalhando com window e document

16

Trabalhando com DOM

17

Funções em Javascript

18

Eventos e Formulários em HTML e JS

19

Detectando eventos do teclado

20

Rabiscando o canvas com as setas do teclado

Terceiro projeto: Fazenda Platzi

21

Entendendo o problema

22

Funções matemáticas e números aleatórios em JS

23

Trabalhando com ciclos (while e for)

24

Carregando imagens ao canvas

25

Carregando imagens ao canvas de forma aleatória

Quarto projeto: FizzBuzz

26

Entendendo o problema

27

Finalizando o projeto do FizzBuzz

28

Divisão, módulo e resto em Javascript

29

Codificando um FizzBuzz

Quinto projeto: Álbum de figurinhas

30

Entendendo o problema

31

Entendendo as coleções (Arrays)

32

Classes e objetos em Javascript

33

Analisando todas as figurinhas

Sexto projeto: Cliente e Servidor

34

Entendendo o problema

35

Modelo Cliente/Servidor

36

Instalando Node.JS e o framework express.js

37

Detalhes de instalação para o Windows e Mac

38

Criando seu primeiro código de servidor com express.js

39

Criando uma API para descobrir as horas

40

Conclusão

Aulas ao vivo

41

Sessão ao vivo: o que você vai aprender no curso

Você ainda não tem acesso a esta aula

Crie uma conta e continue vendo este curso

Funções matemáticas e números aleatórios em JS

22/41
Recursos

Vamos conhecer 3 funções matemáticas básicas:

  • Math.random() - retorna um número aleatório entre 0 e 0.999
  • Math.floor() - retorna o menor número inteiro correspondente e a um número real entregue
  • Math.ceil() - retorna o próximo número inteiro referente a um número real entregue

Precisamos de uma forma de gerar um número aleatório dentro das coordenadas no nosso canvas, por isso vamos usar:

Math.floor(Math.random()*(y-x)+1)+x

Contribuições 10

Perguntas 1

Ordenar por:

As contribuições, perguntas e respostas são vitais para aprender em comunidade. Registre-se ou faça login para participar .

Funções bem compostas, lembra as aulas de matemática, mais sempre gostei de matemática, vai ser ótimo.

Uma pergunta, com a formula:
Math.floor((Math.random()*X)+1) vamos obter números INTEIROS aleatórios maiores que 0 até X ( ou seja, exculindo o zero e todos os números “quebrados”), certo?
Qual seria a função para obter um numero racional aleatório entre 0 e X?

to adorando

Comecei completamente do Zero, e não tá fácil, mais alguem começou do zero tbm ?

MUITO BOM

Adorando cada projeto.

Aula completa!

legal!

Gente, a cabeça ferveu aqui, mas entendi rs

Foi bacana entender a logica do algoritmo para essa equação. Está sendo muito bom.