Platzi
Platzi

Aproveite nosso plano de lançamento!

Antes: R$ 499,00
R$ 349,00
Currency
Antes: R$ 499,00
Economize: R$ 150,00
COMPRAR
Termina em: 11D : 19H : 7M : 30S

Desenvolver programas de computador. Quarto projeto: FizzBuzz

Boas-vindas e Introdução

1

Bem-vindo ao curso e apresentação do professor

2

Criando sua primeira linha de código

3

Adicionando um pouco de teoria

4

Vis√£o geral do curso

5

Preparando o ambiente

Conceitos básicos de programação para web

6

O que é HTML, CSS e JS?

7

Primeiros passos com a função alert no navegador

8

HTML, CSS e JS de verdade

Primeiro projeto: Peso em outro planeta

9

Entendendo o problema

10

Calculando um peso em outro planeta

11

Obtendo os dados do usu√°rio

12

Utilizando fluxos condicionais

Segundo projeto: Trabalhando com Canvas

13

Entendendo o problema

14

Entendendo os principais objetos em um navegador

15

Trabalhando com window e document

16

Trabalhando com DOM

17

Fun√ß√Ķes em Javascript

18

Eventos e Formul√°rios em HTML e JS

19

Detectando eventos do teclado

20

Rabiscando o canvas com as setas do teclado

Terceiro projeto: Fazenda Platzi

21

Entendendo o problema

22

Fun√ß√Ķes matem√°ticas e n√ļmeros aleat√≥rios em JS

23

Trabalhando com ciclos (while e for)

24

Carregando imagens ao canvas

25

Carregando imagens ao canvas de forma aleatória

Quarto projeto: FizzBuzz

26

Entendendo o problema

27

Finalizando o projeto do FizzBuzz

28

Divisão, módulo e resto em Javascript

29

Codificando um FizzBuzz

Quinto projeto: √Ālbum de figurinhas

30

Entendendo o problema

31

Entendendo as cole√ß√Ķes (Arrays)

32

Classes e objetos em Javascript

33

Analisando todas as figurinhas

Sexto projeto: Cliente e Servidor

34

Entendendo o problema

35

Modelo Cliente/Servidor

36

Instalando Node.JS e o framework express.js

37

Detalhes de instalação para o Windows e Mac

38

Criando seu primeiro código de servidor com express.js

39

Criando uma API para descobrir as horas

40

Conclus√£o

Aulas ao vivo

41

Sessão ao vivo: o que você vai aprender no curso

Você ainda não tem acesso a esta aula

Crie uma conta e continue vendo este curso

Utilizando fluxos condicionais

12/41
Recursos

Para termos um programa que reage ao planeta escolhido pelo usuário, precisaremos usar fluxos condicionais, que nos permitem rodar código diferente para cada uma das possibilidades de escolha do usuário ou em reação a uma condição preestabelecida.

Nesta aula, vamos aprender a usar a estrutura if-else, que verifica uma condição: caso positivo, executa os comandos dentros if e sai da estrutura, senão, executa os comando dentro do else e sai da estrutura.

Exemplo:

if (planeta == "marte") {
	pesoFinal = (peso / gTerra) * gMarte;

	document.write("O peso deste objeto em marte é: " + pesoFinal);
}else if (planeta =="jupter"){
	pesoFinal = (peso / gTerra) * gJupter;
 
	document.write("O peso deste objeto em j√ļpiter √©: " + pesoFinal);
}else{
	document.write("N√£o posso calcular o peso neste planeta");
}

Contribui√ß√Ķes 18

Perguntas 2

Ordenar por:

As contribui√ß√Ķes, perguntas e respostas s√£o vitais para aprender em comunidade. Registre-se ou fa√ßa login para participar .

Observa√ß√£o interessante: quando a resposta do usu√°rio inclui uma palavra com acento como ‚ÄúJ√ļpiter‚ÄĚ, √© interessante adicionar ao c√≥digo de respostas a palavra com e sem acento (J√ļpiter e Jupiter), pois muitas vezes as pessoas t√™m pregui√ßa de acentuar (bem comum). Assim, interessante seria haver a repeti√ß√£o de um ‚Äúelse if‚ÄĚ desta forma como foi feito na imagem anexada (testei e funcionou!). Se algu√©m souber uma solu√ß√£o mais pr√°tica, compartilha ūüėÉ

T√ī come√ßando a entender melhor!! Lembrem da aula ao vivo hj!!

= atribui valor
== compara os valores

Esse primeiro projeto foi top conseguir intender bastante ūüėĀ obrigado professor ūüėÄ e vamos para frente ūüĎŹ

Show!

Minha primeira experiência em programação é aqui, terminei, consegui direitinho e ainda fiz um de Urano, porque eu sou abusada!
Muito bom!!

<code>
if (condi√ß√£o){instru√ß√Ķes}

estou gostando as aulas até aqui, professor muito bom.

fiz e acrescentei alguns planetas a mais coloque dentro de uma função o os valores da gravigravidade de todos os planetas dentro de um objeto ai mudei tambem o stilo do texto com os conhecimentos do curso e pesquindo um pouco mais , fiz bastante

apredendo bastante!!

.

muito bom.

massa

A didática das aulas é muito boa e facilita o aprendizado

Excelente aula!

Como @jezz falou, é interessante colocar alternativas para o caso de respostas diferentes, sendo assim, outra recomendação que eu dou é a manipulação com o lower case ou upper case. Quando puderem, deem uma pesquisada sobre lá no tio Google!!

show de bola!

Show