Boas-vindas e Introdução

1

Criando sua primeira linha de código

2

Apresentação docurso e do professor Rafael Pacheco

3

Adicionando um pouco de teoria

4

Visão geral do curso

5

Preparando o ambiente

Conceitos básicos de programação para web

6

O que é HTML, CSS e JS?

7

Primeiros passos com a função alert no navegador

8

HTML, CSS e JS de verdade

Primeiro projeto: Peso em outro planeta

9

Entendendo o problema

10

Playground: pelo menos um dos números é par?

11

Calculando um peso em outro planeta

12

Obtendo os dados do usuário

13

Utilizando fluxos condicionais

Segundo projeto: Trabalhando com Canvas

14

Entendendo o problema

15

Entendendo os principais objetos em um navegador

16

Trabalhando com window e document

17

Trabalhando com DOM

18

Funções em Javascript

19

Eventos e Formulários em HTML e JS

20

Detectando eventos do teclado

21

Rabiscando o canvas com as setas do teclado

Terceiro projeto: Fazenda Platzi

22

Entendendo o problema

23

Funções matemáticas e números aleatórios em JS

24

Trabalhando com ciclos (while e for)

25

Carregando imagens ao canvas

26

Carregando imagens ao canvas de forma aleatória

Quarto projeto: FizzBuzz

27

Entendendo o problema

28

Finalizando o projeto do FizzBuzz

29

Divisão, módulo e resto em Javascript

30

Codificando um FizzBuzz

Quinto projeto: Álbum de figurinhas

31

Entendendo o problema

32

Entendendo as coleções (Arrays)

33

Classes e objetos em Javascript

34

Analisando todas as figurinhas

Sexto projeto: Cliente e Servidor

35

Entendendo o problema

36

Modelo Cliente/Servidor

37

Instalando Node.JS e o framework express.js

38

Detalhes de instalação para o Windows e Mac

39

Criando seu primeiro código de servidor com express.js

40

Criando uma API para descobrir as horas

41

Conclusão

Aulas ao vivo

42

Sessão ao vivo: o que você vai aprender no curso

Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

Funções em Javascript

18/42
Recursos

Uma função é um conjunto de instruções que pode ser chamado várias vezes pelo código para ser executado. Isso auxilia bastante a não ter repetição de código, quando as mesmas instruções precisam ser realizadas várias vezes em diferentes partes de um programa. Uma função pode receber argumentos, que são variáveis com valores iniciais específicos e retornar um valor de resposta para a parte do código de onde está sendo chamada.

Um exemplo de função bem simples:

function multiplica(x,y){
        var z = x*y;
        return z;
}

Contribuições 15

Perguntas 2

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?

Muito bom resolvi o problema anterior e consegui fazer tudo certo nesta aula.
Obrigado.

A reta verde não está aparecendo, está tudo certinho.

Bom dia,

Neste exemplo, as retas vermelho e verde não estão coincidindo nas coordenas (200,200), e o código está correto, mais alguém com este problema?

Segue o código do script:

var canvas = document.getElementById(“meu-canvas”);
var papel = canvas.getContext (“2d”);

var x = 50; //ponto inicia da linha
var y = 50;

desenho (“red”, x, y, 200, 200)
desenho (“green”, x+150, y, 200, 200)

function desenho(cor, xInicial, yInicial, xFinal, yFinal){ //definindo a funcao

papel.beginPath(); //Começa a desenhar no papel
papel.strokeStyle = cor //cor da linha
papel.lineWidth = 3; //espessura da linha
papel.moveTo(xInicial, yInicial); //começa o desenho a partir desse ponto
papel.lineTo(xFinal, yFinal);
papel.stroke();
papel.closePath();

}

Muito bom!

não sei porque mas simplesmente não consigo fazer o desenho e não sei mais o que fazer. Eu deveria baixar algum pacote ou extensão?

meu html
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>aprendendo a desenhar</title>;
<meta charset = “utf-8”>;
</head>

<body>
<canvas id=“meu-canvas” width= “400px” height= “400px”></canvas>;
<script src = “script.js”></script>;
</body>
</html>

meu script
var canvas = document.getElementById (“meu-canvas”);
var papel = canvas.getContext(“2d”);

var x = 50;
var y = 50;

desenha (“red”, x, y, 200, 200);
desenha (“green”, x+150, y, 200, 200);

function desenha(cor, xInicial, yInicial, xFinal, yFinal){
papel.beginPath();
papel.strokeStyle= cor;
papel.lineWidth = 3;
papel.moveTo = (xInicial,yInicial);
papel.lineTo= (xFinal,yFinal);
papel.stroke();
papel.closePath();

}

TOP

Aí oh, me precipitei mas ensinaram funções agora hahaha

O curso cada vez mais vem me surpreendendo!

Muito massa!

Conteudo muito bom.

top

Mesmo colocando a cor nas variáveis, minhas linhas não ficam coloridas. Não sei se tem algo errado com o código ou se meu navegador não consegue ler. Segue:

var canvas = document.getElementById(“meucanvas”);
var papel = canvas.getContext(“2d”);

var x = 50;
var y = 50;

desenho(“red”, x, y, 200, 200)
desenho(“green”, x+150, y, 200, 200)

function desenho(cor, xinicial, yinicial, xfinal, yfinal){
papel.beginPath();
papel.stokeStyle = “cor”;
papel.lineWidth = 3;
papel.moveTo(xinicial, yinicial);
papel.lineTo(xfinal, yfinal);
papel.stroke();
papel.closePath();
}

Incrível

Gostaria de entender a necessidade destes atributos no final do código.
papel.stroke(); papel.closePath();

ja não tem o atributo lineWidth= 3; para isso?
se eu não colocar o traço vai infinitamente?
Agradeço a quem responder.

muito bacana!