Boas-vindas e Introdução

1

Criando sua primeira linha de código

2

Apresentação docurso e do professor Rafael Pacheco

3

Adicionando um pouco de teoria

4

Visão geral do curso

5

Preparando o ambiente

Conceitos básicos de programação para web

6

O que é HTML, CSS e JS?

7

Primeiros passos com a função alert no navegador

8

HTML, CSS e JS de verdade

Primeiro projeto: Peso em outro planeta

9

Entendendo o problema

10

Playground: pelo menos um dos números é par?

11

Calculando um peso em outro planeta

12

Obtendo os dados do usuário

13

Utilizando fluxos condicionais

Segundo projeto: Trabalhando com Canvas

14

Entendendo o problema

15

Entendendo os principais objetos em um navegador

16

Trabalhando com window e document

17

Trabalhando com DOM

18

Funções em Javascript

19

Eventos e Formulários em HTML e JS

20

Detectando eventos do teclado

21

Rabiscando o canvas com as setas do teclado

Terceiro projeto: Fazenda Platzi

22

Entendendo o problema

23

Funções matemáticas e números aleatórios em JS

24

Trabalhando com ciclos (while e for)

25

Carregando imagens ao canvas

26

Carregando imagens ao canvas de forma aleatória

Quarto projeto: FizzBuzz

27

Entendendo o problema

28

Finalizando o projeto do FizzBuzz

29

Divisão, módulo e resto em Javascript

30

Codificando um FizzBuzz

Quinto projeto: Álbum de figurinhas

31

Entendendo o problema

32

Entendendo as coleções (Arrays)

33

Classes e objetos em Javascript

34

Analisando todas as figurinhas

Sexto projeto: Cliente e Servidor

35

Entendendo o problema

36

Modelo Cliente/Servidor

37

Instalando Node.JS e o framework express.js

38

Detalhes de instalação para o Windows e Mac

39

Criando seu primeiro código de servidor com express.js

40

Criando uma API para descobrir as horas

41

Conclusão

Aulas ao vivo

42

Sessão ao vivo: o que você vai aprender no curso

Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

Eventos e Formulários em HTML e JS

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Recursos

Formulário é uma maneira de pedir ao usuário determinados dados e submetê-los para que sejam processados dentro do script. Para utilizar formulários, precisamos usar o conceito de eventos. Um evento é gerado ao fazer determinadas ações como clicar um botão, redimensionar a janela do navegador, etc…

Vamos criar um botão através do HTML, usando a tag input como no exemplo:

<input type="button" value="Desenhar linha vermelha" id ="botao"/>

Feito isso, podemos obter o objeto no JavaScript através do uso da função document.getElementById(“botao”) e adicionar um event listener para que quando o botão gere um evento de clique, a função de nossa escolha possa ser executada.

var botao = document.getElementById("botao");
botao.addEventListener("click", desenhaLinhaVeremelha);

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A Didática é bem legal mas as vezes sinto falta de um pouco mais de teoria. Quem não tem base pode ficar meio perdido e ir apenas seguindo o fluxo… Depois pra fazer sozinho pode ficar um pouco complicado.

aqui sai o botão mas não aparece linha nenhuma kkkk

OTIMA AULA.

deu certo kkkkk

Vish… no meu não saiu nenhuma das linhas!!

Didática muito bacana!

Otima aula!

show

está muito bem explicado, mas sem a teoria fica muito difícil memorizar, eu creio que ninguém vai gravar

Excelente aula!

Achei interessante saber que o botão fica automaticamente no final do canvas, eu estava brincado com essa propriedade anteriormente então o botão parecia não aparecer para mim mas na verdade ele estava no final do meu canvas que era de 1200 x 1200.

Fiquei na dúvida se em botao.addEventListener o botao se refere à variável botao ou ao elemento botao do id

muito bacana!

Tem que verificar cada código, caso erre nem que seja uma letra ou símbolo não vai mostrar na página é sempre bom rever o vídeo e o passo a passo.

Consegui =)
To gostando de JS

Gostando muito da didática, tá show!

Só aparece o botão mais não aparece as linhas esse comando canvas não esta dando certo aqui .

ja fiz e refiz varias vezes e não já não sei o que fazer.

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Entendendo o DOM</title>
<meta charset=“utf-8”>
</head>
<body>
<input type=“button” value=“Desenhar linha vermelha” id=“botao”/>
<canvas id=“meu-canvas” width=“400px” height=“400px” ></canvas>

<script src="script.js"></script>

</body>
</html>

var canvas = document.getElementById(“meu-canvas”);
var papel = canvas.getContext(“2d”);

var x = 50;
var y = 50;

var botao

desenha(“red”, x, y, 200, 200)
desenha(“green”, x+150, y, 200, 200)

function desenhar(cor, xInicial, yInicial, xFinal, yFinal){
papel.beginPath();
papel.strokeStyle =cor;
papel.lineWidth = 3;
papel.moveTo(xFinal, yFinal);
papel.lineTo(xFinal, yFinal);
papel.stroke();
papel.closePath()
}

Estou gostando bastante…

Acabei excluindo a resposta do professo por engano. Mas a pergunta era: Como comentar blocos de código por atalho.

A resposta: Para comentar basta selecionar com o mouse o código e pressionar CTRL+K+C para comentar e CTRL+K+U para remover o comentário. Serve para linha ou bloco.

show