Boas-vindas e Introdução

1

Criando sua primeira linha de código

2

Apresentação docurso e do professor Rafael Pacheco

3

Adicionando um pouco de teoria

4

Visão geral do curso

5

Preparando o ambiente

Conceitos básicos de programação para web

6

O que é HTML, CSS e JS?

7

Primeiros passos com a função alert no navegador

8

HTML, CSS e JS de verdade

Primeiro projeto: Peso em outro planeta

9

Entendendo o problema

10

Playground: pelo menos um dos números é par?

11

Calculando um peso em outro planeta

12

Obtendo os dados do usuário

13

Utilizando fluxos condicionais

Segundo projeto: Trabalhando com Canvas

14

Entendendo o problema

15

Entendendo os principais objetos em um navegador

16

Trabalhando com window e document

17

Trabalhando com DOM

18

Funções em Javascript

19

Eventos e Formulários em HTML e JS

20

Detectando eventos do teclado

21

Rabiscando o canvas com as setas do teclado

Terceiro projeto: Fazenda Platzi

22

Entendendo o problema

23

Funções matemáticas e números aleatórios em JS

24

Trabalhando com ciclos (while e for)

25

Carregando imagens ao canvas

26

Carregando imagens ao canvas de forma aleatória

Quarto projeto: FizzBuzz

27

Entendendo o problema

28

Finalizando o projeto do FizzBuzz

29

Divisão, módulo e resto em Javascript

30

Codificando um FizzBuzz

Quinto projeto: Álbum de figurinhas

31

Entendendo o problema

32

Entendendo as coleções (Arrays)

33

Classes e objetos em Javascript

34

Analisando todas as figurinhas

Sexto projeto: Cliente e Servidor

35

Entendendo o problema

36

Modelo Cliente/Servidor

37

Instalando Node.JS e o framework express.js

38

Detalhes de instalação para o Windows e Mac

39

Criando seu primeiro código de servidor com express.js

40

Criando uma API para descobrir as horas

41

Conclusão

Aulas ao vivo

42

Sessão ao vivo: o que você vai aprender no curso

Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

Trabalhando com window e document

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Recursos

Vamos ver alguns comandos que podemos usar através dos objetos window e document:

  • document.write() – Escreve uma linha de texto na página.
  • document.writeln() – Escreve uma linha de texto na página com um espaço ao final.
  • window.console.log() – Cria um log dentro do console na ferramenta de desenvolvedores.
  • window.location – retorna a localização da janela.
  • window.location.reload – recarrega a tela.

Pode-se usar o objeto window sem explicitar window. no começo do comando.

Contribuições 14

Perguntas 1

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Podiam explicar melhor o que são objetos, funções e métodos. Por já ter tido cadeira de programação, sei o que é cada um; mas são conceitos muito importantes pra entender programação que alunos leigos não conhecem.

Foi como uma nova descoberta, a cada dia aprendo mais… Obrigado.

Por que o utf-8 não vem por defeito configurado?

muito bom

show

Estrutura html básica finalizada.

Para que serve o <!DOCTYPE html> mesmo?

Aqui começou ficar difícil hahaha, vou dar uma praticada.

Estou curtindo muito esse curso, como não sei de nada, esse curso tá me ajudando muito a ter uma base de conhecimento pra começar no ramo de programação, excelente aula!

Excelente aula!

\muito boa aula ^^

(Y)

treinando bastante

bem legal!