Como otimizar orgânico e patrocinado

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Leitura

Quando estamos falando em um perfil profissional no Instagram estamos relacionando automaticamente esse perfil ao desenvolvimento de negócios nessa plataforma. Mas o que as pessoas têm se perguntado frequentemente é como otimizar as publicações do Instagram investindo o mínimo.

Quando publicamos conteúdos em nosso perfil estamos comunicando para as pessoas, nossos seguidores e prospects (clientes potenciais) informações que têm a ver com o negócio ou que podem ser interessantes para aqueles públicos. Em muitas situações podemos divulgar informações que não estão diretamente relacionadas, mas que podem envolver e engajar as pessoas interessantes para a Marca. Todas as publicações de nossa página, que não são promovidas, ou seja, aquelas sobre as quais não há um investimento no Instagram, são chamadas de postagens orgânicas. Assim como todo novo acesso ao nosso Instagram, através de novos visitantes e posteriores seguidores e que não vieram através de conteúdo patrocinado, são visitas orgânicas.

Assim, todo post que teve um investimento no Instagram denominamos patrocinado, ou promovido.

A grande dúvida sobre isso é, então: quando fazer orgânico e quando patrocinar.

Se você já tem uma conta no Instagram poderá acompanhar as postagens já realizadas e fazer uma análise sobre quais obtiveram mais envolvimento, mais ações de seus públicos. Esses posts são, certamente, importantíssimos para que você entenda bem os interesses das pessoas que te seguem, mas mais que isso, servem para que você possa avaliar quais postagens merecem investimento.

O orgânico funciona como um orientador para o patrocinado. À medida que você publica sem investimento você terá um parâmetro para avaliar as melhores performances e investir naquelas publicações que estão gerando mais interações. Ou seja, não patrocine todos os seus posts imediatamente. Crie muito conteúdo, relevante, importante e relacionado ao seu negócio. Publique sem promover e acompanhe de perto os resultados. Esse período é muito importante, deve ser de, no máximo 24 horas. E os resultados deverão servir de base para que você faça suas escolhas sobre como, para quem (a partir do entendimento dos públicos que estão interagindo) e quanto você vai investir. A questão é a seguinte: se você está conseguindo causar envolvimento, interação e/ou engajamento com seus públicos organicamente, o resultado tende a ser exponencialmente maior quando patrocinado.

Então, abuse das experiências fazendo posts diferenciados, com conteúdo também diversos, e permaneça atento aos movimentos dos públicos. É um trabalho minucioso, que exige atenção, mas certamente oferecerá resultados bastante efetivos.

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