Competências comportamentais: exemplos e dicas para desenvolver

Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que finalmente entenderam sua importância.

Para além de serem um critério cada vez mais recorrente na busca por talentos, as competências comportamentais também têm uma importância ímpar para cada trabalhador individualmente, assim como para aqueles que estão a sua volta como colegas, líderes ou liderados.

É muito provável que você já tenha sido pego de surpresa em uma entrevista de emprego por uma pergunta como: “por que deveríamos te contratar?”, “o que você tem de especial para nossa empresa?”, “qual seu maior defeito/qualidade?”. Essas perguntas (bem como outras que vão na mesma linha) podem parecer clichês, mas a verdade é que elas têm como objetivo a tentativa de mapear suas competências comportamentais.

Quer saber mais sobre? Neste artigo, além de explicar o que são competências comportamentais e qual sua importância para empresas, recrutadores e colaboradores, também traremos exemplos das habilidades mais demandadas pelo mercado de trabalho e como desenvolvê-las.

Não importa se você quer contratar ou ser contratado. Você certamente sairá deste artigo com um plano de ação claro e executável.

Vamos lá?

O que são competências comportamentais?

Competências comportamentais são habilidades pessoais e/ou interpessoais que têm efeitos positivos para a pessoa que as têm, para aqueles ao seu redor e para os projetos nos quais ela trabalha, gerando melhores resultados e fazendo com que o profissional seja mais reconhecido no ambiente de trabalho.

Apesar de muitas vezes serem colocadas como habilidades opostas às competências técnicas, na verdade as competências comportamentais podem também ser consideradas uma ferramenta para desenvolver conhecimentos técnicos.

Assim, apesar de serem muito mais importantes para cargos de liderança e gestão, essas habilidades têm se tornado essenciais para qualquer tipo de trabalho.

Um ótimo exemplo para ilustrar uma competência comportamental necessária aos diferentes tipos de cargos é a habilidade de receber bem feedbacks. Afinal de contas, ao ter uma escuta ativa e aceitar críticas construtivas, o colaborador abre portas para o próprio desenvolvimento profissional.

A importância das competências comportamentais

Um dos motivos por trás da importância das competências comportamentais está naquele posicionamento que encontramos em muitas das empresas e recrutadores: a crença de que é muito mais simples ensinar a alguém habilidades técnicas do que combater hábitos negativos que já foram muito reforçados ao longo do tempo.

Mas esta crença está longe de mostrar toda a verdade.

Mulher trabalhando em seu notebook depois de ter desenvolvido as competências comportamentais necessárias para o home office.

Com a transformação digital e a velocidade em que a mudança e a inovação tecnológica aparecem no mercado, as empresas têm precisado de cada vez mais dinamismo e flexibilidade para responder às tendências e às demandas dos consumidores.

Nesse sentido, tem se tornado cada vez mais essencial contratar profissionais prontos para exercer suas funções, que sejam flexíveis, tenham autonomia e nos quais se possa confiar sem a necessidade de microgerenciamento.

Isso não quer dizer que o profissional não tenha a possibilidade de se desenvolver dentro da sua experiência de trabalho. O que é esperado é que ele seja capaz de gerenciar seu próprio desenvolvimento, além de ter a habilidade de aprender sempre.

Quando falamos de competências comportamentais é muito importante prestar atenção para não cair em um discurso culpabilista por parte da empresa. Para isso, é importante ter bastante inteligência emocional e autoconhecimento, para reconhecer o que realmente pode ser um ponto de melhoria sua, bem como aquilo que não é responsabilidade sua.

Não engula a tal da “mentalidade de dono”. Uma empresa pode ter um ambiente bacana e você pode criar um vínculo com seus colegas (na verdade, esse é o melhor cenário, que deveria ser sempre verdade), mas ainda assim cada profissional tem interesses próprios. Lembre-se que isso não é egoísmo ou falta de competências comportamentais, a menos que você coloque seus interesses acima dos ideais de coletividade e trabalho em equipe.

Importância das competências comportamentais para os profissionais

Para além de conquistar bons empregos com maior facilidade e ter maiores oportunidades de crescimento na própria carreira, as competências comportamentais são essenciais para um desenvolvimento profissional saudável.

Podemos listar uma série de exemplos que mostram como essas habilidades são importantes para o bem-estar de qualquer profissional:

  • É muito comum que os colaboradores sofram com uma grande pressão por parte de sua liderança, ainda mais quando a economia vive tempos de crise. Se o profissional não conhece seus próprios limites e não é capaz de comunicá-los, é muito possível que ele se sobrecarregue e até mesmo chegue a um episódio de burnout.
  • Muitas vezes as tarefas se empilham e o profissional não sabe nem por onde começar. A desorganização e o sentimento de ter coisas “por fazer” trazem junto de si uma grande carga de ansiedade. É por isso que a organização digital e as estratégias de produtividade e gestão de tempo são tão importantes. Caso você exerça um papel de gestão, isso é parte da sua responsabilidade. Mas, caso você seja um colaborador subordinado, não espere que seu líder faça tudo isso por você! Ele deve te ajudar com ferramentas e priorização, mas só você pode saber o que funciona melhor no seu caso.
  • A gente sempre fala aqui que não inovar é ficar para trás, mas a gente bem que poderia trocar “inovação” por “desenvolvimento” nessa máxima! Hoje em dia o mercado de trabalho exige profissionais que acompanhem a velocidade da transformação ao nosso redor e, para isso, é preciso ter habilidades que guiem seu desenvolvimento profissional e te ajudem a aprender sempre.

Importância das competências comportamentais para os empreendedores

Os empreendedores não precisam das competências comportamentais apenas no que diz respeito a recrutar bons profissionais. Eles também precisam de uma série de habilidades para que seus negócios dêem bons frutos!

Segundo o Sebrae, podemos observar algumas características no comportamento empreendedor de sucesso, e elas estão claramente associadas a competências comportamentais.

Quando trouxermos os exemplos de competências comportamentais valorizadas pelo mercado de trabalho, isso vai ficar ainda mais claro, mas o que você precisa entender desde já é: essas habilidades são indispensáveis para você conseguir executar o seu papel da melhor maneira possível e são elas que vão levar o seu negócio ao sucesso!

Importância das competências comportamentais para os líderes

Antes de mais nada, é importante lembrar-nos da diferença entre chefe e líder: um líder não necessariamente precisa ter um papel de gestão, embora muitas vezes tenha.

Ser um líder tem a ver com inspirar as pessoas, ajudar no desenvolvimento de projetos e colaboradores e encabeçar inovação. E isso exige MUITA inteligência emocional, habilidade de comunicação e bom relacionamento.

Como desenvolver competências comportamentais

As competências comportamentais não são dons inatos! Você pode desenvolvê-las de maneira intencional ou não, mas certamente não nasceu com elas.

Imagina só como a nossa existência seria vazia se não fôssemos capazes de aprender? Nunca parar de aprender está no DNA da humanidade, mas algumas dicas podem nos auxiliar nesse processo e tornar esse caminho menos dolorido.

Pratique a escuta ativa

Especialmente na hora de receber feedbacks, tenha sempre escuta ativa. Esteja aberto para o que as pessoas estão te dizendo e pergunte sempre como pode melhorar!

Muitas vezes quando você precisa desenvolver competências comportamentais as pessoas evitam te falar porque têm medo de serem levadas a mal: mostre-se aberto a ouvir críticas e trabalhar em cima delas.

Foco no autoconhecimento

Apesar de a escuta ativa ser importante, as falas de seus colegas não podem ser levadas como verdade absoluta. É importante filtrar esses discursos para não assumir pesos que não são verdadeiramente seus.

Não só por isso o autoconhecimento é importante: conhecer a si mesmo é o único caminho para identificar pontos de melhora e traçar um plano eficaz para colocar em prática!

Existem várias ferramentas pra desenvolvimento do autoconhecimento: terapia, meditação, uso de diário ou até mesmo uso da arte como forma de expressão! É só escolher a que funciona melhor para você.

Evite “controlar” suas emoções

Quanto mais você avançar no autoconhecimento, mais você vai perceber que “controlar” emoções é praticamente impossível. Ao controlar suas emoções é mais provável que você coloque-as em uma panela de pressão (e a explosão nunca é um sinal de uma boa competência comportamental).

Lembre-se: ter competências comportamentais não é fingir ser alguém que você não é, é conhecer-se bem o suficiente para lidar o melhor possível com seus traços de personalidade, além de ter ao seu dispor técnicas que tornem seu trabalho mais saudável e efetivo.

Foto de caixa de ovos em que cada ovo tem uma expressão rabiscada, representando que competências comportamentais não significam não expressar emoções.

É impossível e indesejável não demonstrar emoções: se as empresas quisessem isso, elas criariam robôs. Ao contrário: a inovação e a criatividade dependem de uma mente humana e todas as emoções que a permeiam.

Tenha referências e se inspire

Siga profissionais que te inspiram no LinkedIn, no Instagram e em outras redes sociais. Esteja próximo de pessoas que fazem com que você queira ser melhor e que te deixem confortável com quem você é hoje!

No Instagram da Platzi, a gente tá sempre postando sobre desenvolvimento profissional saudável e competências comportamentais que te ajudam nesse processo. Espero que a gente possa ajudar a te manter inspirado!

Conheça ferramentas e aprenda métodos

Há uma série de ferramentas e métodos que podem te ajudar com isso! Como dissemos, quando você tem profissionais e materiais de qualidade te guiando, o processo fica muito mais simples.

Na nossa página de Cursos de Soft Skills você encontra uma série de cursos e materiais criados por profissionais referência no mercado de trabalho, que também passam pela curadoria e análise detalhada de nossos especialistas em educação e desenvolvimento.

É uma ótima maneira de começar a desenvolver suas competências comportamentais!

Construa sua marca pessoal

O desenvolvimento de suas competências comportamentais sempre vai ser um work in progress. Afinal, sempre há algo novo para aprender, não é mesmo?

O importante é saber comunicar as habilidades que você já tem da melhor maneira possível, e a melhor ferramenta pra isso é construir uma marca pessoal!

E você sabe que eu tenho um curso na ponta da língua pra te indicar, né? O Curso de Marca Pessoal da professora Sônia Zardenunes é um dos meus preferidos da Platzi, porque traz várias teorias super interessantes como base. Apesar de estar na trilha de Marketing, eu considero ele muito importante para qualquer profissional.

Exemplos de competências comportamentais valorizadas pelo mercado de trabalho

Dito isso, por onde começar? Quais são as competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado de trabalho?

Separamos alguns exemplos baseados em uma pesquisa do IBC e nos nossos próprios conhecimentos de mercado:

Liderança

Nós já falamos que são as competências comportamentais as responsáveis pela diferença entre líder e chefe, não é mesmo? O fato é que as habilidades de liderança são muito valorizadas pelo mercado, especialmente para cargos de gestão.

As empresas precisam de profissionais preparados para liderar equipes, com as competências necessárias para garantir o sucesso de seus projetos!

Inteligência Emocional

Diferente das habilidades de liderança, a Inteligência Emocional é uma das competências comportamentais que o mercado de trabalho já entendeu como necessária para qualquer cargo ou nível hierárquico.

Apesar disso, é muito comum que as pessoas não saibam muito bem o que isso significa (até mesmo aquelas que afirmam ter inteligência emocional, ou aquelas que procuram essa habilidade na hora de contratar).

A verdade é que, entre todas as competências comportamentais, essa é provavelmente a mais abrangente. A inteligência emocional nunca é um trabalho acabado e envolve um conjunto de outras habilidades.

Independente da falta de clareza acerca do termo e de suas fronteiras, o fato é que é muito fácil perceber quando alguém trabalha sua Inteligência Emocional de maneira consciente.

Um profissional com Inteligência Emocional sempre se destaca!

Produtividade

A produtividade é uma competência comportamental que dispensa apresentações, não é mesmo?

Não importa se você trabalha em home office ou no escritório, você sempre pode encontrar uma desculpa para sua falta de produtividade. Pode ser o barulho do escritório que te atrapalha, ou então a sua cama logo ali te chamando para um cochilo…

Mas para cada desculpa há também uma estratégia!

Se você trabalha em casa, organização do espaço físico, criação de uma rotina e separação do ambiente de trabalho e de descanso (quando possível) podem te ajudar!

Se é o barulho do escritório que te atrapalha, já pensou em trabalhar ouvindo sua música preferida, um podcast ou até mesmo música clássica?

O ponto aqui é: todos temos desafios para a produtividade e ninguém é produtivo 100% do tempo (até porque isso seria desumano), mas existem ferramentas e técnicas que podemos usar a nosso favor!

Gestão de tempo, criação de metas e priorização de tarefas são habilidades chave para a produtividade pessoal ou de um time todo.

Organização Digital

Acredito que esse infográfico que compartilhamos no nosso Instagram valhe mais do que 1000 palavras para provar a importância da Organização Digital!

Infográfico com um ambiente de trabalho organizado e um desorganizado, ilustrando uma das competências comportamentais mais importantes: a organização digital.

Organização torna qualquer trabalho mais produtivo, seja no ambiente físico, seja no virtual. É impossível gerir metas, tarefas, resultados ou mesmo priorizar tarefas sem organização digital.

Em um mundo em que, independente de se trabalhar em home office ou não, o serviço é feito quase que completamente pelo computador e online, a organização digital é indispensável.

Autonomia no desenvolvimento profissional

Nenhuma empresa quer um profissional que fique parado no tempo e não desenvolva suas habilidades. Com as coisas mudando tão rápido no mundo ao nosso redor, com inovações tecnológicas, novas tendências e hábitos de consumo, um profissional precisa ser capaz de se atualizar e desenvolver sempre.

Ser autonomo em seu próprio desenvolvimento não é não contar com a ajuda e os conselhos da liderança. Afinal, faz parte do papel de um gestor desenvolver o seu time da melhor maneira possível.

O importante aqui é que você sempre se lembre que os outros assumem um papel secundário no seu desenvolvimento: o protagonista dessa história tem que ser, necessariamente, você mesmo!

Negociação

A capacidade de negociação é importante não só para os profissionais que trabalham diretamente com trâmites, vendas e acordos. Em um meio coorporativo, não importa qual o seu cargo, você precisa saber negociar!

Negociar a data de entrega de determinado projeto, o salário em um novo emprego, uma possível promoção ou até mesmo a data das suas férias.

Embora existam pessoas “com o dom dos negócios” e aquela lábia que parece natural, é muito mais comum que as pessoas aprendam a negociar a partir de pensamento estratégico e um olhar atento para entender o contexto.

Como todas as outras competências comportamentais, a negociação também pode ser desenvolvida com ajuda de estratégias, técnicas e planejamento.

Relação interpessoal e Networking

É verdade que alguns cargos demandam mais habilidades de Networking do que outros, mas todo profissional se beneficia de ser capaz de criar boas relações no ambiente de trabalho.

Essa competência comportamental não tem a ver com tornar-se uma pessoa extrovertida e criar vínculos profundos com todos os profissionais que você encontrar por aí. Eu diria que a chave aqui é entender que, como tudo em sociedade, o trabalho se constrói em equipe e algumas pessoas podem te ajudar a destravar zonas importantes, abrindo novas oportunidades.

Aprendizado constante

Além de desenvolvimento profissional, as empresas estão especialmente de olho em pessoas curiosas e que têm facilidade para aprender coisas novas.

Spoiler: essa facilidade para aprender coisas novas não cai do céu como um dom divino!

Existem técnicas que ajudam os profissionais a aprenderem com maior facilidade – e que fazem com que sua carreira cresça muito mais rapidamente.

Sabe aquela história do estagiário que aprendia tão rápido que foi efetivado em poucos meses e não para de crescer dentro da empresa? Essa pessoa certamente aprendeu a aprender!

Flexibilidade, criatividade e inovação

Como as empresas são cobradas pelo mercado e por seus consumidores de trazerem inovação e criatividade, elas também precisam desse tipo de competência comportamental em sua equipe!

Criatividade aqui não necessariamente tem a ver com ter ideias diferentes: muitas vezes ela diz mais sobre encontrar soluções alternativas que inovem o serviço, o produto ou até mesmo a maneira como os processos são realizados. Inovar é um diferencial competitivo imprescindível especialmente para Startups e empresas de crescimento acelerado.

Conclusão

São tantas as competências comportamentais demandadas pelo mercado que parece impossível preencher todos esses requisitos, não é mesmo? Bom, na maioria das vezes, é impossível mesmo.

Ninguém é perfeito: os profissionais são humanos e é isso que os torna necessários, caso contrário, as empresas estariam nos substituindo por máquinas!

Distopias à parte, você não precisa preencher todas essas caixinhas como se fossem uma to-do list. Afinal de contas, isso seria injusto com você mesmo.

Cada tipo de trabalho, função ou mesmo recrutador ou empresa tem competências comportamentais chave. Em cada situação, uma série de habilidades são demandadas.

O importante aqui é focar em seus objetivos de carreira e ter autoconhecimento suficiente para entender onde começar a se desenvolver.

Na nossa Escola de Soft Skills você encontra cursos de profissionais renomados no mercado de trabalho, organizados por especialistas em educação e desenvolvimento profissional.

Além de receber certificado para compartilhar no LinkedIn e já ir trabalhando na sua Marca Pessoal, todos os cursos te dão estratégias e sugerem práticas para que você aprenda tudo o que precisa para fazer sua carreira decolar!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
O Email Marketing é um tipo de estratégia de marketing que usa bases de e-mail para se comunicar e se relacionar com clientes ou