O que é serviço? Entenda sua relação com o produto

É muito provável que você tenha chegado até aqui com uma busca no google como “o que é serviço” e se deparado com uma série de resultados interessados em diferenciar o conceito de serviço do conceito de produto.

Em resumo, não necessariamente um produto é um serviço, mas um serviço quase sempre é um produto. Nesse artigo você entender o que é serviço e qual sua relação com o conceito de produto. Vamos lá?

O que é serviço?

Serviço é uma atividade prestada por uma empresa ou profissional que agrega algo a quem está contratando.

Segundo o dicionário, serviço pode ser condiderado como a ação ou efeito de servir. Ou, até mesmo, como o exercício e desempenho de qualquer atividade. No entanto, no dia a dia a prestação de serviço está quase sempre associada a um tipo de trabalho remunerado.

Exemplos de serviço

Um prestador de serviço pode ser um encanador ou um eletricista, por exemplo. Mas também pode ser alguém que fornece um produto técnico, como um redator. Um outro tipo de serviço é aquele prestado por uma empresa, como o serviço de manutenção de um site, por exemplo.

Colocando “produto” na equação

Ao definir um produto é importante pensarmos não apenas em sua característica e benefícios, mas no melhor design (que pode ser um atrativo a mais) e na facilidade de usabilidade ao usuário final.

Muito fala-se de produto como apenas um bem material! Mas pense em uma experiência de uma viagem, de um produto novo oferecido por uma instituição bancária, em um serviço que trará benefícios e irá agregar o usuário final.

A ideia do produto, que pode ser definido sim como um bem ou serviço, é levar uma experiência ao usuário é um grande atrativo! Tal experiência poderá acontecer desde o momento de sua compra, por exemplo, deixando o usuário conectado em todas as etapas do processo, até que ele receba o produto.

Serviço e produto têm o mesmo propósito

A ideia da inovação em um serviço que atende uma dor do consumidor final, poderá ser um produto interessante!

Vou trazer alguns exemplos para que você consiga assimilar o conceito de uma forma diferente.

Alguns dias atrás, eu precisava descartar uma máquina de lavar da minha residência. Antes mesmo de começar o processo, já fiquei imaginando todo o transtorno devido ao tamanho e peso do objeto, assim como pra onde eu levaria aquele “trambolho” que já não funcionava mais.

Foi quando localizei por páginas de internet um serviço de retirada de máquinas de lavar, com um custo acessível e que dali a duas horas resolveria o meu problema. Não pensei duas vezes, claro!

Com a tecnologia a nosso favor, temos a experiência de produtos digitais e online também, tais como aplicativos de serviços, redes sociais e produtos que nos levam do mundo online para o offline, como por exemplo a experiência que o Waze e o Uber pode nos proporcionar, nos apoiando com a locomoção para um destino desejado.

Todos esses exemplos ilustram bem o objetivo por trás de uma inovação, que é também o propósito tanto da criação de um produto, quanto do desenvolvimento de um serviço: uma alternativa que resolva um problema ou facilite um processo.

O Produto Mínimo Viável também pode ser aplicado à serviços

Um conceito muito conhecido é o “MVP”, criado por Eric Ries, que traduzindo significa Produto Mínimo Viável. Trata-se da criação inicial de um produto, a fim de validar uma ideia, alicerçando o passo de se tornar um negócio viável ao seu consumidor final.

Caso você seja responsável pelo desenvolvimento de um serviço e precise atingir todos os objetivos necessários para que este tenha êxito, atentando às expectativas e necessidades do seu usuário final, saiba que você também poderia ser chamado de Gerente de Produtos.

Podemos comparar a pessoa que ocupa a Gerência de um Produto como um mini-ceo. Neste cargo, além do conhecimento técnico da área do produto em que irá desenvolver, são agregadas as habilidades de gerenciamento de pessoas durante o processo, haja visto que o soft skill de comunicação e liderança são muito importantes durante toda a etapa de desenvolvimento.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é serviço e porque o serviço é quase sempre um produto, é hora de começar a inovar e colocar a mão na massa!

Um planejamento com um cronograma detalhado que contempla a criação de cada etapa do processo de criação é de suma importância para a gestão e acompanhamento das atividades.  O uso de uma metodologia Agile poderá apoiar e trazer insumos positivos na gestão.

Durante minha carreira, desenvolvi produtos voltados à tecnologia, como software e serviços de consultoria e treinamentos.  Posso dizer que o entendimento do cenário, definição do escopo e como e para onde chegar são fatores primordiais.

Ressalto aqui que o uso da soft skill de comunicação e relacionamento com todas as pessoas envolvidas é um fator essencial para um projeto ou serviço de sucesso!

E quando na conclusão de um novo produto, acho importante absorver e analisar todos os pontos de sucesso e também os de melhoria e aprendizado envolvidos! Além de celebrar a criação de algo novo e concretizado por toda a equipe!

Se você quiser saber mais sobre gerenciamiento de produtos, convido você a fazer meu Áudio Curso Fundamentos de Gerenciamento de Produtos. Te vejo lá!

Outros cursos que também podem te interessar são:

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que