O que é inovação tecnológica? Veja exemplos!

Muito se fala sobre transformação digital, mas você realmente sabe o que é inovação tecnológica? Conhece os processos e estratégias para alcançá-la ou, pelo menos, como usar a transformação digital a seu favor?

Neste artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre inovações tecnológicas e também qual é sua relação com a transformação digital. Tudo isso com exemplos e com um pouquinho das minhas próprias lembranças para ilustrar.

O que é inovação tecnológica?

Inovações tecnológicas podem ser a introdução de um novo produto tecnológico que facilita a vida das pessoas, tendo uma demanda clara do mercado, ou o aprimoramento ou automatização de processos já existentes.

Essas inovações podem acontecer de maneira orgânica, de acordo com a demanda do mercado, mas também são feitas a partir de pesquisas ou investimentos.

Mas tudo isso são descrições bastante vagas, não é mesmo? No Curso de Inovação, a professora Eliane Zanluchi nos mostra como a inovação também vem a partir de simples melhorias em processos — e é muito mais um modus operandi do que algo inalcançável.

Então senta que lá vem história! Vamos aplicar o conceito de inovação tecnológica um pouco mais no nosso dia a dia.

Quando eu era criança, o uso de um telefone em uma residência era algo restrito a algumas pessoas da sociedade. Naquela época, jamais eu imaginaria que viveria para ver pessoas falando por um dispositivo móvel (não apenas ouvindo sua voz, mas também vendo em tempo real a imagem da pessoa do outro lado).

Uma outra facilidade que temos hoje é o conceito de um aplicativo nos guiar rumo a um endereço de destino, mostrando qual o melhor trajeto e o tempo que irá durar esta operação. Antigamente, era bem diferente: para chegar a um endereço, precisávamos perguntar a alguém ou recorrer a um  guia de ruas em formato de um bloco de páginas com os mapas ali desenhados.

Mesmo achando tudo isso normal atualmente, não podemos negar que estamos vivendo a era da Transformação Digital, que vem com uma série de inovações tecnológicas que proporcionam ao usuário final uma melhor entrega e experiência de um produto ou serviço.

Exemplos de inovações tecnológicas

Só nessa introdução, já trouxemos vários exemplos, vejamos esses e alguns outros:

  • Smartphones e chamadas por vídeo;
  • Aplicativos de transporte;
  • Inteligência artificial;
  • Metaverso;
  • Redes sociais;
  • Assistentes virtuais;
  • E-commerce.

Inovação tecnológica e transformação digital

Usando a tecnologia para proporcionar uma melhor experiência ao cliente e, até mesmo, seu encantamento, é possível levar um negócio a outro patamar. É por isso que é impossível não associar a inovação tecnológica à transformação digital.

No meu Curso de Transformação Digital, eu falo bastante sobre isso. É a inovação tecnológica que possibilita a transformação digital e, hoje em dia, apenas por meio da transformação digital que se pode conquistar uma inovação tecnológica.

Um exemplo é o fato de podermos acompanhar o comportamento de aceitação de um produto no mercado, assim como a evolução e expansão de vendas e, através da construção de uma inteligência de dados, fazer análises de predição de comportamentos futuros, contribuindo com a estratégia e tomada de decisão futuras.

Por que se importar com isso?

O trabalhador do futuro se procupa com a cultura organizacional da empresa e tem uma atenção na integração de tecnologias digitais para obter informação e contribuir com os resultados e objetivos esperados.

Se faz importante o acesso a mais canais de comunicação internos e, também, com clientes e usuários finais, além de atualização constante em conhecimento de processos e tecnologias de mercado.

Analisar o produto ou serviço interno, assim como o perfil do usuário final, é fator essencial para o processo de inovação. O uso da tecnologia em pesquisa e entendimento das necessidades do usuário final, contribuem positivamente no processo de Transformação Digital.

Podemos usar como exemplo uma compra de supermercado: o usuário poderá ir comprar pessoalmente e passar em um operador de caixa para registrar os produtos e pagamentos, mas ele também tem a opção em alguns estabelecimentos de registrar sua própria compra em um caixa totalmente digital para esta ação, ou até mesmo ele poderá efetuar a compra a partir do sofá da sua casa, através de um aplicativo em seu dispositivo móvel.

Observe que nos três casos, temos experiências distintas, que poderão ser categorizadas para cada tipo de público. Desta forma, o conhecimento do comportamento de quem será beneficiado por cada tipo de processo também é importante.

Identificar as facilidades e experiências positivas e entender como fazer esta comunicação de forma amigável com o cliente final é um ponto importante durante o processo e criação de produto na Transformação Digital.

Hoje por exemplo, ao buscar os resultados de exames médicos, grande parte dos usuários preferem verificar por um site do que se deslocar até o laboratório para fazê-lo.

Temos a internet como uma grande aliada neste processo de Transformação Digital, onde a partir de um computador ou dispositivo móvel, podemos estudar, fazer consulta de serviços, realizar compras em um e-commerce e até mesmo fazer reuniões corporativas.

Conclusão

Estamos em um momento que, sem a participação neste processo de Transformação Digital, podemos ficar defasados com relação ao mercado ou demais profissionais.

É importante estamos posicionados como pessoas que querem contribuir com momentos ou experiências usando não apenas a tecnologia, mas também oferecendo ao cliente final ou à empresa, valor agregado aos produtos e serviços desenvolvidos.

Se você quiser saber mais sobre transformação digital nas empresas, convido você a fazer meu Áudio Curso Introdução à Transformação Digital. Com apenas 1h de conteúdo, você entenderá muito melhor a Transformação Digital e como usá-la a seu favor. Te vejo lá!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que