Como aprender HTML e CSS do zero em 8 dias

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação digital, aprender o básico da programação tem sido cada vez mais importante para qualquer profissional que queira se destacar no mercado de trabalho.

Por se tratar de um conhecimento importante não apenas para quem quer se tornar desenvolvedor, mas também para a grande maioria dos profissionais integrados ao digital, criamos uma iniciativa especial para o estudo de HTML e CSS.

E se eu te falasse que é possível aprender HTML e CSS do zero em 8 dias, gratuitamente e ainda com direito a um certificado no fim do curso? Leia este artigo até o final e saiba mais sobre a Jornada de HTML e CSS!

Como aprender HTML e CSS?

Aprender HTML e CSS não é difícil, mas assim como qualquer outra aprendizagem que envolve programação, demanda constância e prática. Confira nossas dicas para aprender de maneira eficaz:

1. Tenha um plano de estudos

Você pode até ser capaz de aprender no freestyle, mas seu estudo será muito mais assertivo e prático se você tiver um plano de estudos. Assim, você evita perder tempo “correndo atrás do rabo” com pequenos detalhes que podiam ter sido resolvidos de forma muito mais fácil se estivesse seguindo uma rota clara.

Ou vai me dizer que você nunca aprendeu algo e, no meio do caminho, passou por um bug que sabia que tinha a ver com um erro bobo?

Pode parecer chover no molhado aprender as coisas do zero, mas a verdade é que isso ajuda o nosso cérebro a assentar o conhecimento e até a gravar melhor detalhes que poderiam ter passado despercebidos.

Aqui na Platzi, além de os cursos seguirem uma estrutura criada por especialistas de educação, existem também as trilhas de aprendizagem. Você pode customizar sua trilha pessoal, ou acessar uma das nossas escolas.

2. Aplique e compartilhe seu conhecimento

Apenas assistir aulas ou ler artigos na internet não vai fazer com que você realmente aprenda HTML e CSS. É preciso levar seu conhecimento adiante e não se limitar.

É por isso que incentivamos a aprendizagem em comunidade. Compartilhar suas anotações com outros estudantes, fazer ou responder perguntas e interagir com as dúvidas das outras pessoas são atividades que ajudam não apenas a fixar o conhecimento, mas também a elevá-lo a um outro nível.

3. Não se preocupe em decorar tudo

Você não precisa memorizar as 100 tags HTML que existem para assegurar que conhece essa tecnologia.

A programação é uma habilidade dinâmica e cheia de detalhes, e é muito mais eficiente aprender a encontrar a informação por si próprio do que ficar decorando. Use o Google como uma extensão de seu cérebro!

4. Crie projetos

Aqui o princípio é o mesmo que o usado para sugerir que você compartilhe o seu conhecimento. Apenas assistir aulas não vai fazer com que você aprenda de verdade!

Aprender construindo projetos te traz um resultado tangível e até mesmo aquela sensação de “trabalho feito”.

É por isso que os cursos da Platzi sempre vêm acompanhados de um projeto ou de um desafio, onde você pode colocar seus conhecimentos em prática e até ter material novo para compartilhar em seu portfólio.

Jornada de HTML e CSS

Banner divulgando a iniciativa Jornada de HTML e CSS, que ensina como aprender HTML e CSS em 8 dias, gratuitamente e com recebimento de certificado.

Com a Jornada de HTML e CSS você aprende do zero a estrutura básica dos componentes de todas as páginas da internet que você acessa, entendendo tudo sobre tags HTML, semântica, CSS, estilização, medidas e muito mais!

A Jornada tem como objetivo fomentar um aprendizado em comunidade, de forma que o conteúdo foi separado pelos nossos especialistas em educação para que os estudantes passem juntos pelas mesmas aulas e compartilhem seus aprendizados e dificuldades.

Além de aprender HTML e CSS do zero em 8 dias, fazendo parte da jornada você também tem acesso a duas lives exclusivas com o professor Otacilio, que hoje em dia trabalha como Software Engineer no iFood.

E, claro, ao fim da Jornada você recebe um merecido certificado, que pode ser compartilhado nas redes sociais!

Mais dicas para aprender HTML e CSS

Na nossa live de abertura da Jornada de HTML e CSS, vamos trazer mais dicas sobre o tema para que você saiba as melhores formas de aprender. Além disso, vamos discutir o que pode ser feito com essas tecnologias e como aproveitar da melhor forma a possibilidade de fazer Networking da Jornada.

A Live de Abertura da Jornada de HTML e CSS vai acontecer dia 19 de setembro, no mesmo dia em que a Jornada começa, às 19h.

Próximos passos depois de aprender HTML e CSS

Os próximos passos são tema da nossa live de encerramento. Afinal de contas, se o lema é Nunca Pare De Aprender, como eu decido o que aprender em seguida?

A resposta depende muito dos seus objetivos. Se você fez o curso para desenvolver suas habilidades de email marketing, por exemplo, talvez agora seja a hora de aprender um pouco mais sobre storytelling!

Se você está começando a programar, é hora de decidir qual a próxima linguagem e como começar a construir seu portfólio.

Na live, além de darmos dicas de próximos passos a percorrer, também discutiremos sobre carreira em programação e tiraremos dúvidas dos estudantes.

Conclusão

Saber como aprender HTML e CSS não é tão difícil quando parece, e pode ser ainda mais fácil com a Platzi.

Inscreva-se na Jornada de HTML e CSS e aprenda do zero e gratuitamente em 8 dias!

Postagens Relacionadas

Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que
O Email Marketing é um tipo de estratégia de marketing que usa bases de e-mail para se comunicar e se relacionar com clientes ou