Capacidade de negociação: entenda sua importância

Muitos pensam que o processo de negociação se dá apenas com empresários ou pessoas com cargos executivos. Mas a verdade é que existem inúmeras profissões que dependem diretamente da capacidade de negociação.

As profissões relacionadas à criação de inovação tecnológica ou ao gerenciamento de serviços e produtos são bons exemplos, mas penso que vai muito além disso: para mim, todo profissional deve desenvolver sua capacidade de negociação.

A capacidade de negociação no dia a dia

Negociamos diariamente, desde itens simples e pessoais (como a compra de um novo produto ou uma proposta de uma seguradora por telefone), até questões do meio profissional (como uma entrevista de emprego, aumento de salário ou sobre definições de uma nova atividade na empresa).

Isso fica ainda mais claro quando tratamos de questões como Liderança. Afinal, para ser um bom gestor é preciso muito mais do que entender a diferença entre líder e chefe: é preciso ser capaz de negociar com seus colegas de trabalho, chefes ou liderados, de maneira a manter a harmonia e a motivação no ambiente de trabalho.

Como desenvolver sua capacidade de negociação

Agora que você já entendeu a importância da capacidade de negociação para todo profissional, veja algumas dicas para a hora de negociar:

Entenda o cenário

Antes mesmo de entrarmos num processo de negociação sobre algo, seja pessoal ou profissional, é necessário entendermos previamente nossa motivação. Em outras palavras: o motivo que nos levará até nosso objetivo final ou o de nosso interlocutor.

  1. Pergunte-se: “Quais as dores?”, “Quais as vantagens?”, “O que pretende com isto?”, “É necessário, mesmo?”, entre outros questionamentos cuja reflexão pode seguir como guia na hora de negociar.
  2. É importante, também, realizar um estudo prévio do tipo de negócio. Uma pesquisa sobre a empresa e/ou pessoas envolvidas na negociação pode te trazer insights valiosos!
Imagem com post its, canetas e papel sulfite, ilustrando que um dos pontos essenciais para desenvolver a capacidade de negociação é o planejamento e o entendimento do cenário.

Durante uma negociação, é muito comum que as pessoas se deixem levar pela ansiedade de conseguir aquele cliente, projeto ou levar a cabo aquela ideia. No entanto, o entendimento do cenário e do projeto como um todo é um fator primordial para ter um resultado satisfatório no processo.

Comunique-se assertivamente

Um outro ponto que costumo colocar em pauta quando falo sobre a capacidade de negociação é a transparência e clareza na comunicação. Afinal, a troca de informações e o entendimento de uma proposta ou projeto é de extrema importância para todos envolvidos.

Apenas a partir de uma comunicação assertiva você pode ter certeza de que todas as resoluções estão alinhadas!

Planeje-se

Sabemos que a negociação é feita para atingir os objetivos que nem sempre conseguimos sozinhos! Por este motivo é importante verificarmos nosso papel, bem como qual o formato da negociação (se será presencial ou online), a definição das etapas e o processo de entendimento do tipo de negociação.

Uma estratégia importante que sempre utilizo é o planejamento envolvendo todas as etapas de um projeto, aliado à transparência e comunicação com o cliente final.

Uma boa gestão com um planejamento e cronograma definidos, poderão contribuir para um caso de sucesso da sua negociação – requisito primordial, que nem todos se preocupam, mas que se faz necessário investir tempo e documentação adequada.

Documente tudo

A cada reunião, é importante propor a definição de atividades, como por exemplo os próximos passos, e realizar o acompanhamento dos itens propostos. Tal ação poderá proporcionar visão e maturidade do ciclo de vida da negociação ou projeto.

Conclusão

Cada decisão e validação nos permite alcançar um degrau rumo ao objetivo de sucesso e ao desenvolvimento de nossa capacidade de negociação!

Penso que uma negociação consciente é quando estamos treinados a enfrentar cenários diversificados, colocando a inteligência emocional e o profissionalismo à frente, para atingirmos com êxito o propósito desejado.

Se você quiser saber mais sobre negociação, convido você a fazer meu Áudio Curso sobre Como Fechar Negócios. Nele, você encontra todas as ferramentas necessárias para desenvolver ainda mais a sua capacidade de negociação!

Postagens Relacionadas

Com a transformação digital e a importância da tecnologia no dia a dia, é cada vez mais comum se deparar com a necessidade de
Our Community comes first. Nossa Comunidade vem em primeiro lugar. Na Platzi English Academy vivemos e respiramos isso todos os dias. Quando falamos com
Quando estudamos sobre negócios e inovação, muito se fala sobre a importância do diferencial competitivo. Afinal de contas, ter um diferencial competitivo é se
“Describe your family members”. A maior parte das pessoas que estão aprendendo inglês já devem ter escutado essa frase. Isso porque falar sobre elementos