Quanto tempo demora para aprender inglês?

Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona quando aprendemos um novo idioma pode ajudar.

Além disso, trata-se de um conhecimento valioso para abaixar a nossa ansiedade e para entendermos nossos limites e possibilidades.

Vem comigo, vale a pena!

Afinal, quanto tempo demora para aprender inglês?

Alguns especialistas estimam que são necessárias 1200 horas para aprender inglês de um nível básico até alcançar o avançado. Isso equivaleria a aproximadamente 6 anos, estudando 30 minutos por dia, ou 3 anos, estudando 1h por dia.

Essa estimativa, no entanto, dificilmente servirá para dar uma resposta real à pergunta de quanto demora para aprender inglês.

Isso porque, além da quantidade de horas dedicadas ao estudo, existem outras variáveis bastante importantes, como quão exposto o estudante está ao idioma ou até mesmo a sua facilidade para aprender.

Aqui na Platzi, a gente sempre defende que o importante é ter constância e dedicação, além de seguir um plano de estudos. Assim, use essa estimativa para te incentivar: afinal, quanto mais horas e quanto maior a frequência em que você estuda, mais perto você estará de alcançar seu objetivo!

Dicas para aprender inglês mais rápido

Você pode estar se perguntando “se não existe uma resposta exata para quanto tempo demora para aprender inglês, existe ao menos uma forma de aprender mais rápido?”. E, dessa vez, a resposta é: SIM!

Selecionamos algumas dicas que, além da constância e dedicação, podem ajudar a quem quer que queira saber como aprender inglês rápido.

1. Defina o que é “aprender inglês” para você

Afinal, o que você entende por “falar inglês”? Conhecer nomes de cores? Ser capaz de cumprimentar pessoas? Falar sobre política? Apresentar um projeto na sua empresa? Saber os nomes dos animais?

Veja, tudo isso é falar inglês, mas cada objetivo listado acima demanda um esforço diferente e trará resultados em prazos diferentes.

Dessa forma, definir o inglês que precisamos falar e em quanto tempo precisamos fazê-lo, nos ajuda a traçar a rota, mensurar nossos esforços e lidar com nossa ansiedade.

2. Foque em seu objetivo

No passo anterior, você nada mais fez que elucidar seu objetivo. Agora é hora de focar nele!

Como dissemos acima, “falar inglês” é muito genérico e, por isso mesmo, acaba se tornando um desafio maior do que precisaria ser, já que todas as línguas têm um grau razoável de complexidade.

Focar em seu objetivo vai te ajudar a entender por onde começar a procurar recursos e você vai perceber que estará economizando não apenas tempo, mas também energia. Afinal, você não precisa ser capaz de falar sobre qualquer coisa para dizer que sabe inglês.

Foque naquilo que você realmente precisa, seja para viajar ou para o seu dia-a-dia no trabalho.

3. Exponha-se ao idioma o máximo possível

Leia, ouça, fale, escreva! Todo tipo de estímulo conta para te ajudar a aprender mais rápido.

Escrever concretiza aquilo que você aprende e te dá a possibilidade de encontrar caminhos diferentes pra transmitir a mesma mensagem.

Falar te dá a possibilidade de transmitir seu conteúdo sem planejamento, na velocidade em que as palavras saem, além de testar a sua capacidade de criar sentido.

Ouvir te ajuda a saber como melhorar a pronúncia em inglês e adquirir vocabulário.

Fazer cursos online como os da English Academy te ajuda a se expor o máximo possível, já que você pode assistir os cursos no celular pelo App e até mesmo configurar objetivos de estudo.

4. Alinhe suas expectativas

Para não se frustrar, é muito importante que você tenha autoconhecimento sobre os seus próprios limites de aprendizagem e não se cobre demais.

Mulher jovem levando os braços em sinal de comemoração e olhando para o notebook em sua frente, com uma estante cheia de livros ao fundo, representando que a resposta para quanto tempo demora para aprender inglês depende também de se manter motivado.

Se você é um aluno iniciante, de nada adianta assistir um filme todo em inglês sem legenda, uma vez que você vai poder absorver muito pouco dessa experiência. Ao invés disso, comece testando assistir pequenos trechos com legenda em inglês e vá aumentando o nível de seu desafio de acordo com o tempo.

O ponto aqui é não se cobrar de algo que ainda não está preparado a fazer!

Uma dica para alinhar suas expectativas é fazer um placement test e descobrir o seu nível de inglês. Assim, você consegue escolher quais cursos fazer, por exemplo, de acordo com o seu nivelamento.

5. Não espere estar preparado para começar

Apesar de não ser indicado se cobrar demais, também não é indicado que você fique esperando o momento perfeito para começar!

O aprendizado é muito mais efetivo quando você se arrisca e se permite errar (e aprender com esses erros). Evitar situações em que você precise usar seus conhecimentos de inglês ou esperar até que você tenha “tempo” para se dedicar é um dos maiores erros que você pode cometer.

A idade influencia no tempo que demora para aprender inglês?

A verdade é que sim, a idade influencia em quanto tempo vai demorar para uma pessoa aprender inglês, mas isso não é determinante.

Para Noam Chomsky, pai da linguística moderna, todos nascemos com as características (ou, em suas palavras, princípios) de todos os possíveis idiomas em nosso cérebro. À medida que somos expostos a um ou outro idioma, através dos nossos pais e relações sociais, vamos marcando (ele chama isso de parametrizar) as características que ouvimos com mais frequência.

Ou seja, vamos parametrizando alguns dos princípios linguísticos com os quais já nascemos, daí o nome “Lei de princípios e parâmetros”.

Para exemplificar, podemos pensar em uma criança adquirindo o português como língua materna. Cada vez que ela é exposta ao som da vogal “a”, ela marca (de toda a lista de possíveis sons dessa vogal que há em seu cérebro) aquelas que ouve com mais frequência e todos os contextos em que ela aparece.

Esse trabalho de parametrização vai até os 4 anos para alguns traços da língua e pode ir até os 10 anos para outros. São duas áreas do cérebro as responsáveis pela aquisição e processamento da linguagem: a área de Broca e área de Wenickie e, após os 10 anos, de forma resumida, elas se fecham para a aquisição e processamento da língua mãe.

Está tudo perdido? Não!

Como dissemos, é verdade que a idade influencia no processo de aprendizagem. Afinal, se essas áreas se fecham para a aquisição da linguagem até os 10 anos, quanto mais passamos dessa idade, mais tempo demora para adquirirmos outra língua.

O que muda é que precisamos fazer um esforço maior para ativar outras redes neurais, já que contamos menos com aquelas duas – Broca e Wernickie.

Não existe “velho demais para aprender”, mas é fato que, quanto antes você começar, mais preparado para o aprendizado o seu cérebro vai estar. É por isso que para adultos a dedicação e constância é ainda mais importante!

Portanto, não protele a decisão de começar seus estudos. Defina seus objetivos e mãos à obra.

Conclusão

Apesar de não existir resposta exata para a pergunta de quanto tempo demora para aprender inglês, uma série de boas práticas podem te ajudar a aprender mais rápido e sem deixar nenhum ponto importante para trás.

O foco aqui é constância e dedicação e, claro, saber utilizar as ferramentas disponíveis a seu favor.

Na English Academy da Platzi, além de contar com um plano de estudos focado em seu nível de inglês e em seus objetivos, você tem vários recursos disponíveis. Aulas ao vivo com toda a comunidade, possibilidade de adicionar marcadores nos vídeos, bem como acelerar e desacelerar o player, além da sessão de Comentários e Perguntas, onde você pode compartilhar seus aprendizados e tirar suas dúvidas.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que
O Email Marketing é um tipo de estratégia de marketing que usa bases de e-mail para se comunicar e se relacionar com clientes ou