Como criar campanha no Google Ads em 3 passos

Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional sênior na área, existem muitas situações que exigem que você saiba como criar campanha no Google Ads.

Neste artigo, vou te ensinar como fazer campanha no Google Ads do zero em apenas 2 passos.

Mas, antes disso, eu te proponho um exercício! Feche os olhos e imagine a seguinte situação…

A importância das campanhas do Google Ads

Seu celular quebrou. Você precisa comprar um novo. É urgente. Mas seu orçamento é limitado. É importante que este aparelho tenha uma boa câmera e funcione com aplicativos de rede social.

Agora me responda, por onde você vai começar esta pesquisa?

Na maioria dos casos, você vai pesquisar no Google.

Print da página do Google exibindo a pesquisa "celular com" e todas as sugestões dadas pelo mecanismo de busca, ilustrando o exercício proposto para quem quer aprender como criar campanha no Google Ads.

Pelo menos 81% dos compradores fazem a mesma coisa e isso mostra porque é tão importante para empreendedores e profissionais de marketing entender como o Google Ads funciona.

Afinal, a plataforma permite que você esteja presente durante este momento tão crítico para o seu cliente.

Mas para tirar o melhor proveito dela, você precisa saber como montar uma campanha. Vamos lá?

Como criar campanha no Google Ads

Antes de começar, é importante saber que para dominar a ferramenta é essencial que se coloque a mão na massa. Ou seja, não basta ler os passos. É preciso praticar. A prática é que vai fazer com que o conhecimento adquirido aqui seja internalizado, ok?

1. Crie uma conta no Google Ads

O primeiro passo é criar uma conta no Google Ads.

Se você já possui uma conta Google, isso é simples porque com dois cliques você já tem uma conta do Google Ads. Mas atenção: no momento que você for fazer, a plataforma vai te redirecionar para montar o seu primeiro anúncio numa modalidade mais simples.

A dica de ouro que eu posso te dar nesta etapa é trabalhar no modo especialista!

Print da ferramenta que mostra como selecionar a opção de trabalhar no modo especialista, uma dica importante para quem quer aprender como criar campanha no Google Ads.

2. Agrupe palavras-chave semelhantes

Em seguida, o Google vai pedir que você crie sua campanha e grupos de anúncio. Via de regra, é sugerido agrupar palavras-chave semelhantes nos mesmos grupos.

Por exemplo, para uma campanha sobre café colombiano você pode ter grupos divididos da seguinte forma:

Grupo de AnúnciosPalavras-chave
café colombianomelhor café colombiano, comprar café colombiano
cafés fortesmelhor café forte, torras de café forte, comprar café forte
cafés estrangeiroscomprar café estrangeiro, melhor café estrangeiro

3. Crie os anúncios pelo modo de pesquisa responsivo

Com os grupos prontos, é hora de finalmente criar seus anúncios! O ideal é sempre criar pelo menos três variações para cada um dos grupos da campanha.

O padrão do Google Ads é que estes anúncios sejam do tipo “pesquisa responsiva”. Assim, você vai criar de 3 a 15 títulos diferentes e de 2 a 4 descrições em cada anúncio. A ferramenta vai testar e escolher as melhores combinações para você!

Lembre-se sempre de criar textos que sejam chamativos e que deixem evidentes as vantagens do produto que você estiver anunciando. Uma dica para ser bem sucedido nessa parte é estudar um pouco de Copywriting e Storytelling!

Conclusão

Pronto! Agora você criou a sua primeira campanha de Google Ads. Apesar de fácil, ainda há muito para desenvolver e tornar suas estratégias cada vez mais eficientes.

Se quiser se aprofundar, eu te convido a fazer o curso de Estratégias de Marketing para Canais Pagos – Google Ads da Platzi.

Nele, eu te ensino sobre a criação de campanhas e te ajudo na jornada nesta ferramenta tão incrível que é o Google Ads.

O curso fica disponível em breve. Enquanto isso, que tal dar uma olhada em tudo que você pode aprender para se tornar um profissional de Marketing Digital 360º?

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que
O Email Marketing é um tipo de estratégia de marketing que usa bases de e-mail para se comunicar e se relacionar com clientes ou