Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

Produto e Preço

5/17
Recursos

4 P’s – umas das formas de compreender o mercado mais profundas, detalhadas e que traz mais insumos para o meu planejamento. É formada por: Produto, Preço, Promoção, Praça (Ponto de venda)

Produto é algo que possa ser oferecido ao mercado que satisfaça um desejo ou necessidade. Para o Makerting, o produto deve focar nos benefícios de uso, sejam funcionais ou emocionais, entregar valor ao consumidor.

Os 5 níveis de um produto:

Benefício núcleo – o que o cliente está realmente comprando. Exemplo: Um hóspede hotel está comprando “descanso ou pernoite”;
Produto genérico – o produto básico. Exemplo: Quarto de hotel com cama, banheiro, toalhas, armários, etc;
Produto esperado – alcança as expectativas do consumidor. Ex.: cama arrumada e confortável, tranquilidade, silêncio e toalhas limpas;
Produto ampliado – excede as expectativas do consumidor. Ex.: Televisão com controle remoto, registro rápido, boas refeições, etc;
Produto potencial – os benefícios futuros que o produto pode trazer. Exemplo: fidelização;

Usando esses conceitos, podemos trabalhar em diferentes estágios do produto, procurando obter, por exemplo, primeiro o produto esperado para depois planejar como transformá-lo no produto ampliado.

O preço é o único dos Ps que gera receita. De um modo simples e matemático, podemos dizer que: Preço = Custos + Lucro Desejado.

Porém, temos que fazer a distinção entre preço e valor. Preço é o que você paga, valor é o que você leva. Um consumidor pode até vir para você procurando preço, mas, se não tiver valor, ele te abandona no momento que outro produto mais barato chegar. Quem vem por preço, por preço vai embora. Quem vem por valor, fica.

Principais fontes de valor:

  • Prioridade do problema (solução)
  • Componentes físicos do produto
  • Status obtido pela posse
  • Riscos envolvidos na compra
  • Manutenção do produto
  • Psicológica (experimentação)
  • Operacionalidade/segurança

Contribuições 0

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?