Você não tem acesso a esta aula

Continue aprendendo! Junte-se e comece a impulsionar sua carreira

SWOT e Forças Competitivas de Porter

4/17
Recursos

Precisamos de ferramentas para entender o mercado ao nossos redor. Consumidor, concorrência, legislação, tudo isso precisa ser visto e sistematiza para gerar boas decisões. Para isso há 2 delas que são muito úteis: SWOT e Forças Competitivas de Porter.

O SWOT é um acrônimo para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades), Threats (Ameaças). O objetivo é identificar cada um destes fatores e, com isso:

  • Converter Fraquezas em Forças
  • Converter Ameaças em Oportunidades
  • Combinar Forças e Oportunidades

As 5 Forças de Porter são formadas por concorrentes, fornecedores, compradores, entrantes potenciais e substitutos. A ideia é conhecer cada um deles, suas potencialidades, seus riscos e decidir como será sua relação com cada um deles.

Há também uma sexta força, a de complementadores, que é de quem os clientes comprar produtos ou serviços complementares, como médicos que receitam um remédio que um paciente compra numa farmácia.

Contribuições 1

Perguntas 0

Ordenar por:

Quer ver mais contribuições, perguntas e respostas da comunidade?

Que aula massa e cheia de conteúdo! Eu trabalho com Inbound e vim parar nessa aula procurando informação pra colocar em um blogpost, mas acabei de interessando e acho que vou fazer esse curso só por curiosidade!
Professor César sempre entregando conteúdo de qualidade 💚🚀