Precisamos de ferramentas para entender o mercado ao nossos redor. Consumidor, concorrência, legislação, tudo isso precisa ser visto e sistematiza para gerar boas decisões. Para isso há 2 delas que são muito úteis: SWOT e Forças Competitivas de Porter.
O SWOT é um acrônimo para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades), Threats (Ameaças). O objetivo é identificar cada um destes fatores e, com isso:
- Converter Fraquezas em Forças
- Converter Ameaças em Oportunidades
- Combinar Forças e Oportunidades
As 5 Forças de Porter são formadas por concorrentes, fornecedores, compradores, entrantes potenciais e substitutos. A ideia é conhecer cada um deles, suas potencialidades, seus riscos e decidir como será sua relação com cada um deles.
Há também uma sexta força, a de complementadores, que é de quem os clientes comprar produtos ou serviços complementares, como médicos que receitam um remédio que um paciente compra numa farmácia.
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