Donos de pequenas empresas, certamente já ouviram em algum momento falar sobre marketing digital. É através dessa estratégia que existe a possibilidade de alavancar o seu empreendimento, aumentando seu alcance e rendimento.
Por se tratar de um assunto atual e que passa por várias mudanças, pode parecer difícil. Por isso, continue a leitura e descubra a importância do marketing digital para pequenas empresas.
Vamos lá!
O que é marketing digital
Marketing digital é todo o marketing realizado através da internet. Sem se resumir apenas a divulgação de produtos e serviços, mas também estratégias de vendas, preço e definição sobre a maneira de atender as necessidades do seu público alvo.
Resumidamente, é um conjunto de atividades em que uma empresa ou pessoa faz de forma online para atrair novos negócios. Criando relacionamentos e desenvolvendo identidades para a marca.
O marketing digital usa de estratégias de SEO, inbound marketing, marketing de conteúdo e produção audiovisual.
O marketing digital substitui o marketing tradicional?
Mesmo que diferente, o marketing digital e o marketing tradicional atuam para reforçar a marca da empresa em diversos meios atingindo cada vez mais público. Então não, um não substitui o outro e sim, se completam.
É recomendado que campanhas tenham um marketing 360°, fazendo com que a linha de comunicação seja a mesma e que o cliente lembre da sua marca.
Marcar presença em diversos meios proporciona confiança, isso porque muitos ainda têm o pé atrás com a internet. Lembre-se, o importante é analisar as possibilidades e decidir qual estratégia ter na sua empresa.
Benefícios do marketing digital
As pequenas empresas percebem as vantagens das estratégias digitais, que permitem competir no mercado, mais do que grandes empresas.
Mas, para acompanhar as mudanças, é fundamental apostar em novas ferramentas, canais e formatos. Por esse motivo, cada vez mais os benefícios do marketing digital são aproveitados.
Conheça 10 dos principais benefícios do marketing digital para as pequenas empresas:
- Cria presença online para ser encontrado;
- Gera engajamento com a persona;
- Acompanha a jornada de compra; Auxilia na fidelização dos clientes;
- Conquista autoridade e construção de marca;
- Compete com empresas maiores;
- Segmenta o público;
- Personalizar as ofertas;
- Obtém resultados de longa duração;
- Mensura os resultados;
- Tem um ótimo custo-benefício.
Por que o marketing digital é importante para pequenas empresas?
Com a utilização do marketing digital, é possível alavancar a sua empresa através dos rendimentos.
O que inclui conseguir mais visitantes, fazendo com que sua marca seja cada vez mais divulgada e os clientes fidelizados.
Em pequenas empresas a tarefa mais importante do marketing digital é determinar as necessidades e desejos dos consumidores.Procurando se adaptar, com base em maneiras de satisfazer esse cliente, uma vez que esse contato acontece como uma troca entre empresa e consumidor.
Qual a maior dificuldade do marketing digital para pequenas empresas?
Sem dúvidas, a maior dificuldade para as pequenas empresas é a conquista de novos clientes. Muitas vezes essa falta de clientela acontece por conta dos baixos investimentos perante as ações de marketing, em sua maioria relacionadas a empresas familiares.
Além disso, apostar em soluções baratas pode custar caro, afinal, podem não gerar os resultados esperados. Não se assuste, é comum empresários quererem colocar a empresa de pé o mais rápido possível. Porém não se deve pular etapas indispensáveis e fundamentais para que a empresa consiga se fixar no mercado, estamos falando do planejamento.
Uma empresa dificilmente sobrevive sem um plano bem estruturado.
Principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas
Conquistar presença no ambiente digital ajuda e muito na aproximação do público, a entender as necessidades e oferecer os produtos certos.
Investir em marketing digital proporciona muitos benefícios para a empresa.Você pode começar com adoção do copywriting.Uma técnica de redação para convencer o leitor a praticar uma ação, seja continuar lendo seu artigo, se cadastrar para receber newsletter ou comprar um produto.
Conheça outras estratégias imprescindíveis para o marketing digital de uma pequena empresa:
- Estabeleça uma identidade clara (branding);
- Conheça seu negócio e os seus clientes;
- Use anúncios do facebook;
- Tenha um ótimo site;
- Entenda o poder do SEO;
- Segmente sua lista de e-mail marketing;
- Use o Google Meu Negócio;
- Solicite referências;
- Use o Google Adwords.
O marketing digital é a forma mais acessível para alcançar novos clientes, além dos custos de campanha seguirem as suas possibilidades financeiras. De forma geral, quando o assunto são as estratégias de marketing para pequenas empresas, o marketing digital é necessário.
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