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Como fazer uma construção de marca?

210Pontos

hace 3 meses

Curso de Construção de Marca
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Curso de Construção de Marca

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A construção de marca envolve as sensações e imagens que você quer que seu negócio passe ao público.

Essa não é uma tarefa fácil e envolve muitas estratégias por trás, como definição da personalidade da marca e a identidade visual.

Aqui, nós te ajudamos a definir esses dois elementos, além de auxiliar na escolha de nome, slogan, logotipo e muito mais!

O que é construção de marca

A construção de marca é todo o processo que define a imagem da empresa de acordo com seus valores, seus produtos/serviços e seu público.

É com essa prática que se define a percepção que você quer que todos tenham do seu negócio.

Para essa construção ser bem feita, ela deve considerar aspectos como seu nicho, a personalidade da marca e o que você quer que ela transmita.

Como fazer uma construção de marca forte para o mercado

Uma marca forte leva em consideração pontos como:

  • Seus consumidores;
  • Posicionamentos e tom de voz;
  • Elementos marcantes;
  • Comunicação alinhada com consumidores e posicionamentos;

Todos esses tópicos dependem de planejamento e pesquisa, para que eles conversem entre si.

Pontos de atenção ao fazer uma construção de marca

A definição do posicionamento da marca é um dos pontos fundamentais para se manter atento.

No posicionamento se define porque a marca existe, para quem ela é destinada e quais estratégias de venda serão aplicadas.

O posicionamento anda de mãos dadas com a comunicação da marca.

Esses dois pontos precisam estar alinhados, afinal, ao saber seu propósito e quem é o seu público, é preciso saber interagir com eles para elaborar todo o resto.

Na comunicação são fundamentais tópicos como os conteúdos de suas redes sociais, como você irá conversar com seus clientes para tirar dúvidas e como você lidará com questões sociais.

Como construir uma marca:

1. Analise o público-alvo e concorrentes

Todo o processo da construção de marca começa com a definição e análise do público-alvo (seus clientes) e de concorrentes (empresas semelhantes a você que já estão no mercado).

Para entender melhor sobre os concorrentes, você pode:

  1. Pesquisar no Google sobre seu produto/serviço e ver quais marcas aparecem;

  2. Perguntar a conhecidos quais as primeiras marcas que vem à cabeça deles quando se fala do seu produto/serviço.

Sabendo quais são os concorrentes, avalie pontos como:

  • Perfis de redes sociais;
  • Sites;
  • Processo de venda em loja física e digital;
  • Como eles comunicam com clientes;
  • Quais canais eles mais usam.

2. Definir qual é a personalidade da marca

Criar uma personalidade da sua marca é semelhante a definir a personalidade de uma pessoa humana.

Ela pode ser inteligente, ousada, engraçada, confiante, carinhosa e muito mais.

Na construção de marca, isso é importante porque cria conexões e identificação com seus clientes, logo, ela deve estar alinhada com o seu público-alvo.

Então, analise as causas e valores que importam para seus consumidores e transforme isso na personalidade de sua marca também.

3. Escolha o nome

A escolha do nome pode ser uma das partes mais difíceis da construção de marca, afinal, é por ele que sua empresa será lembrada e citada.

A seleção do nome deve levar em conta o público-alvo e a personalidade, dois pontos que já citamos acima.

Nossa primeira dica é não atrelar o nome da empresa a um produto específico, para não se limitar a apenas ele.

Outra dica é pensar no storytelling que você gostaria para sua empresa.

Para então pensar se seria melhor criar uma palavra, ressignificar uma palavra já existente ou até fazer metáforas com o nicho.

4. Crie o slogan

O slogan é uma frase breve que geralmente transmite o posicionamento da marca.

Sua missão é impactar com poucas palavras e, em nossa era digital, ele é muito usado na bio do Instagram, Twitter, TikTok e no cabeçalho do site.

Alguns exemplos de bons slogans são:

McDonalds – “Amo muito tudo isso.”

Hellmann’s – “A verdadeira maionese.”

Coca-Cola – “Abra a Felicidade.” (antigo)

Coca-Cola – “Sinta o sabor.” (atual)

Cacau Show – “Um Show de chocolate.”

Bauducco – “Da família Bauducco para sua família.”

Marisa - “De mulher pra mulher, Marisa.”

5. Faça a identidade visual

A identidade visual no processo da construção de marca e toda a produção audiovisual diz respeito a todos os elementos visuais.

São considerados, por exemplo, pontos como as cores e as fontes que você usará em seus materiais.

No que diz respeito às cores, é importante pesquisar quais sentimentos elas transmitem e ver se estão de acordo com a personalidade da marca.

Nas fontes, o ideal é escolher apenas duas, uma para títulos e outra para textos.

6. Crie o logotipo

O logotipo é o carimbo de sua empresa, é como ela será representada em diversas ocasiões.

Ele será usado nas redes sociais, provavelmente como foto de perfil, mas também será inserido em seus produtos, embalagens e materiais publicitários.

O ideal é que seu logotipo seja um ícone, já que logotipos com texto torna difícil a leitura do que está escrito.

Alguns exemplos de logotipos famosos são:

  • Apple - maçã;
  • Lacoste - jacaré;
  • Twitter - passáro;
  • Google - G;
  • Starbucks - sereia.

7. Reforço dos elementos em toda a comunicação empresarial

Após definir todos esses pontos da sua construção de marca, lembre-se de reforçá-los em sua comunicação empresarial.

Crie templates padrões com toda a identidade do negócio e divulgue seu uso internamente, mesmo que poucas pessoas façam parte da marca.

Conclusão

Como você notou, fazer a construção de uma marca requer alguns pontos de atenção, para falar diretamente com seu público e passar a mensagem correta.

Atente-se às dicas que citamos acima e faça toda a personalidade da sua empresa conversar com o nome, slogan e elementos visuais.

E se você quiser se aprofundar nesse tema, o curso de Construção de Marca irá te ajudar.

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Paula
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