Como melhorar a pronúncia em inglês com essas 8 dicas

Um dos maiores objetivos quando já estamos alcançando níveis de inglês mais elevados é entender como melhorar a pronúncia em inglês sem necessariamente precisar passar tempo em um país de língua inglesa.

Mas, antes de mais nada, é necessário esclarecer que melhorar a pronúncia não é eliminar completamente o sotaque! Quanto mais velhos iniciamos o aprendizado de uma língua estrangeira, mais carregamos traços da pronúncia da nossa língua mãe para a segunda língua que estamos aprendendo.

Qual o problema disso? Absolutamente nenhum!

Afinal de contas, o fenômeno da comunicação funciona em torno de um preceito básico: entender e ser entendido. Por isso, o foco ao tentar aprender como melhorar a pronúncia em inglês deve ser sempre em nos fazermos ser entendidos da melhor maneira possível, já que alguns erros de sonoridade podem comprometer a comunicação e até trazer um outro sentido ao que estamos dizendo.

Como melhorar a pronúncia em inglês

A maior dica de pronúncia em inglês que você precisa ter em mente é que pronúncia também tem a ver com treino! Trata-se literalmente de ginástica e treino.

Desse forma, afinar a audição e treinar a pronúncia pela fala contínua é fundamental, mas também é essencial que você não se cobre demais: assim como os exercícios motores, esse treino toma tempo e precisa de dedicação e constância.

Dito isso, vamos para algumas dicas um pouco mais técnicas.

1. Cuidado com o fenômeno pingui-pongui

Para essa dica, o importante é tomar cuidado com o dito “fenômeno pingui-pongui”. Em inglês, falamos ping, e não pingui. Mas… Por qual razão colocamos esse som de vogal no final das palavras, quando estamos falando inglês?

O sistema silábico do português não admite, com algumas exceções, sílabas não vocalizadas no final de palavras. Por isso, pronunciamos algumas palavras em inglês de forma errada, por exemplo:

  • Ping: essa palavra acaba no “g” mudo, mas muitas vezes pronunciamos “pingui”, com um “i” no final;
  • Take: essa acaba no “k” mudo, não devendo ser pronunciada como “taki”;
  • Click, speak, dance e muitas outras palavras não têm som vocálico no final e, portanto, não devem ser pronunciadas com um “i”, como estamos acostumados a fazer quando temos o português como língua materna.

Você pode até pensar que, já que no caso de “take”, por exemplo, a palavra termina em “e”, talvez essa vogal deva ser pronunciada. Então aqui vai a dica mais valiosa dessa sessão (essa é para anotar no caderninho de estudos, hein): em quase todas as palavras em inglês que acabam com um “e” precedido de consoante, essa vogal não deve ser pronunciada!

Mulher com um livro no colo treinando sua fala depois de aprender como melhorar a pronúncia em inglês.

2. Conheça as 3 pronúncias dos verbos terminados em “-ed”

Vamos ver 3 exemplos que vão te mostrar como melhorar a pronúncia em inglês:

1. Quando o -ed vira som de /t/

Vamos usar como exemplo a palavra “danced” (passado de “dance”).

O infinitivo dance acaba no “c” mudo, pronunciado como “s” (seria algo como “danss”). Esse som final de “s” é um som externalizado, ou seja, vai pra fora. Tem até um arzinho quando falamos “danss”.

Então, quando adicionamos o -ed ao final, o “e” continua não sendo lido, enquanto o “d” é lido como “t”. Fica algo parecido com “danst”.

O mesmo ocorre com todo verbo que tem esse som final desvozeado, ou seja, pra fora.

Alguns outros exemplos: pushed (pusht), pressed (presst), etc.

2. Quando o -ed vira som de /d/

Ao contrário dos verbos acima, há outros que finalizam num som mais interno, que chamamos de vozeado.

O exemplo que vamos usar para você entender como melhorar a pronúncia em inglês nesse caso é a palavra “traveled” (passado de “travel”).

Percebam que o “l” final de travel não é como o som de “s”, de “sh”, de “k”. É um som que é mais vibratório, mais interno. Essas consoantes são chamadas de vozeadas. Quando adicionamos o -ed a elas, o som do -ed se transforma em /d/.

Então, “traveled” é pronunciado como “traveld”. Não lemos o “e”.

Vejam outros exemplos: listened (listend), loved (lovd), etc

3. Quando o verbo termina em “t” ou “d”, o -ed é lido integralmente

Esses são mais fáceis. Ufa!

Veja alguns exemplos: inputed (inputed), added (added).

3. Ouça música e acompanhe com a letra

Uma dica de ouro para quem quer saber como melhorar a pronúncia em inglês é: ouça muita música!

Precisamos entender que as palavras não são pronunciadas isoladamente em nenhuma língua e em inglês não é diferente. A nossa dificuldade de entendimento muitas vezes se dá justamente por isso. Temos dificuldade em entender, numa frase, as fronteiras de uma palavra (ou seja, onde ela começa e onde ela termina).

O truque para treinar isso é estudar essas conexões e nada melhor do que música com letra. Veja esse trecho da música “Where eagles dare”,  do Iron Maiden ( que eu amo):

They dared to go

Where no one would try

They chose to fly

Where eagles dare”

Tudo o que está marcado nesse trecho está ligado e é pronunciado praticamente como uma coisa só.

Ler a letra da música enquanto a escuta vai te ajudar a identificar essas conexões. Além disso, essa prática ajuda você mesmo a pronunciar essas frases com mais naturalidade.

4. Conte com recursos que te ajudem

Vou te dar a dica de um que gosto muito! Você conhece o www.thefreedictionary.com?

Esse é um dicionário gratuito que te dá a pronúncia em inglês americano e britânico, além do significado da palavra.

Print de uma das ferramentas que pode ajudar quem quer saber como melhorar a pronúncia em inglês.

Para além de ajudar a melhorar a pronúncia, esse tipo de recurso também te ajuda a entender como as palavras mudam de um país para outro! Bastante curioso, né?

5. Aprenda um pouco sobre transcrições fonéticas do inglês.

Em todo dicionário, encontramos a transcrição fonética da palavra. Ou seja, como devemos pronunciá-la. Mas, para que esse recurso realmente nos ajude, precisamos conhecer os símbolos fonéticos.

Veja esse exemplo abaixo do dicionário Michaelis:

Print da transcrição fonética da palavra "garage" para ilustrar uma das formas de aprender como melhorar a pronúncia em inglês.

É desses símbolos acima que estou falando! Mas não se desespere. Há muito conteúdo pra te ajudar. Eles mesmos tem esse site com um conteúdo bem legal sobre transcrição fonética.

Ah, e não pense que estamos parados no tempo ao trazer essa dica. É claro que existem recursos muito mais simples para melhorar a pronúncia em inglês, como o que trouxemos anteriormente, por exemplo.

Mas o fato é que nenhum desses recursos é perfeito ou ileso de defeitos ou dificuldades. Por isso é tão importante que você tenha o máximo de ferramentas possíveis sempre.

6. Faça um esforço consciente

É fato que o speaking e o listening caminham lado a lado e se ajudam mutuamente! A principal dica é fazer um esforço consciente, tanto na hora de efetivamente pronunciar as palavras, quanto na hora de consumir o idioma inglês.

Quando assistir um filme em inglês, por exemplo, preste atenção em como as palavras são pronunciadas pelos nativos da língua e tente reproduzir o que ouve.

Ao falar em inglês, não se deixe levar pela insegurança ou pela síndrome do vira-lata: esforce-se para ter uma pronúncia correta mesmo que isso te deixe um pouco desconfortável em um primeiro momento.

7. Mantenha um contato constante com a língua

Assim como o esforço consciente, manter o contato com o idioma é fundamental para desenvolver qualquer habilidade em outra língua, seja falar, conversar ou até mesmo escrever em inglês.

Para manter um contato constante, você pode ouvir música, assistir filmes e séries, ouvir podcasts ou mesmo participar de comunidades e fóruns em inglês.

Uma dica interessante é acompanhar a English Academy da Platzi! Todo o conteúdo é produzido por especialistas em educação e no ensino do inglês, profissionais que entendem a importância da língua inglesa e te ajudam a aprender de forma contínua.

Além dos cursos, a English Academy ainda tem iniciativas como as live classes semanais e até um podcast próprio. Assim, você não apenas tem hora marcada com os melhores professores e uma comunidade incrível para aprender com você, como também pode ouvir esse conteúdo enquanto faz outras atividades.

8. Faça cursos online

Os cursos online podem ser uma maneira prática e acessível de manter contato com o inglês e desenvolver suas habilidades. Afinal, com eles você pode aprender no seu tempo e de qualquer lugar.

Na Platzi, você ainda consegue adicionar marcadores às partes importantes das aulas para voltar depois e conta com uma comunidade com quem compartilhar seus aprendizados e dúvidas.

Se você está em dúvida se cursos online são para você e se você conseguiria se adaptar bem a essa modalidade de ensino, confira nosso Curso Gratuito de Como Aprender Inglês Online!

Nós temos 5 cursos que te ensinam, do básico ao avançado, bem como de maneira mais teória ou prática, como melhorar a pronúncia em inglês. Além disso, a English Academy tem seu próprio teste de proficiência que te ajuda a saber em quais dos níveis de inglês você está e quais são os próximos passos para seu desenvolvimento no idioma.

Confira todos os cursos em: https://platzi.com.br/english/

Conclusão

Espero que tenham gostado! O mais importante pra você treinar a pronúncia é ter contato com a língua. Como dizemos na Platzi: “nunca pare de aprender”. Isso se aplica 110% às línguas! Tenha contato, estude e o principal: respeite seu tempo e não se cobre demais.

Até a próxima!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que