Qual a importância da língua inglesa e por que aprender inglês

Muitos ainda se perguntam por que aprender inglês, e isso talvez nos mostre que não é todo mundo que sabe sobre a real importância da língua inglesa. Afinal de contas, por que o inglês e não outro idioma?

O lema da Platzi é #NuncaPareDeAprender, então jamais vamos te incentivar a escolher o inglês em detrimento de outro idioma. Mas provavelmente o Inglês é o melhor investimento em linguagem que você pode fazer.

Neste artigo, vamos te mostrar por que aprender inglês e esperamos que você entenda, de uma vez por todas, a real importância da língua inglesa.

Qual a importância da língua inglesa?

Vamos começar com o que torna o inglês especial? Para isso, vou te contar um pouco de história, para você não achar que o porque de aprender inglês é tão recente assim – ou só nossa!

O ensino de inglês é oficial no Brasil desde 1809

A coisa toda começou com a fuga de Dom João VI de Portugal para o Brasil. Adivinha quem o escoltou de lá até aqui? Isso mesmo: os ingleses! Em retribuição ao favor, eles ganharam o direito de fazer negócios com o Brasil. E como negociar com os ingleses se não falarmos a língua deles, né?

Foi assim que, em 1809, o ensino de inglês se tornou oficial no Brasil. Francês e inglês são adicionados à grade de ensino de línguas, que até então só tinha o latim e o grego. (Dá para perceber que não sobrou muito dessa grade no ensino padrão do Brasileiro, né?)

E os americanos? Bem, esses estavam aqui desde 1830, mas foi em 1860, com a guerra civil americana, que muitos vieram buscar refúgio no Brasil. No entanto, vale ressaltar que o inglês não era uma língua de prestígio, como o francês, já que a França dominava a influência cultural aqui no Brasil. Até 1930, todos queriam mesmo era falar francês!

Foi depois de 1930 que o inglês passou a se desenhar, definitivamente, como uma língua necessária para negócios e, principalmente, para trânsito. A influência e o poder econômico americano no mundo já era notável e o Brasil era visto como um forte aliado, já que estávamos na iminência de uma guerra mundial.

Daí pra frente, você já sabe, né? A hegemonia econômica e a influência cultural americana se tornaram cada vez maiores e, visto que o domínio de uma língua se dá por questões políticas, o mundo não mais aprende inglês para falar com falantes nativos, mas, inclusive, entre si.

Aí veio a globalização e não teve jeito! Eu mesmo tive que aprender inglês para entender as letras do Iron Maiden – banda inglesa de rock – que eu ouvia quando criança.

Por que aprender inglês?

O spoiler já veio quando falamos da hegemonia econômica, da influência cultural e da globalização. Mas essa é só a ponta do iceberg!

Para aproveitar aspectos culturais

Aprender inglês te possibilita não só desfrutar de conteúdos nativos na língua, mas também materiais que não são traduzidos para o português. Isso te abre um mundo de conhecimento sem tamanho!

Pense em como poderá aproveitar com muito mais intensidade suas viagens, se conseguir, não só se comunicar com as pessoas, mas também com todo o seu entorno.

Porque o mundo todo fala inglês

Hoje, o número de falantes de inglês como segunda língua e de alunos ultrapassa o número de falantes nativos. Isso mesmo! Há mais pessoas que aprenderam e estão aprendendo inglês do que as que nascem falando.

O que você está esperando para se juntar a elas?

Para aumentar sua empregabilidade

Como o mundo fala inglês, as empresas precisam de colaboradores com certa fluência para que negócios sejam realizados, planejamentos cumpridos, vendas alavancadas, entre outros muitos motivos.

Falar inglês bem faz de você um profissional versátil e te abre portas para possibilidades que, sem falar o idioma, nunca se mostrariam à sua frente.

Para ter oportunidades de novas experiências

Há muitas escolas e universidades pelo mundo que vão te aceitar como aluno se você… falar inglês! Como adivinhou?

Assim como o acesso à cultura fica facilitado, dominar esse idioma te abre portas para instituições e cursos que não temos disponíveis aqui no Brasil. Além disso, pense no conteúdo de material da internet que você poderá desfrutar, extraindo aprendizado e informação!

Para estimular sua capacidade cognitiva

Está provado que, assim como algumas outras atividades, aprender línguas funciona como uma verdadeira ginástica para nosso cérebro, evitando que tenhamos doenças como Alzheimer, por exemplo. Ao aprender como escrever em inglês por exemplo, você está estimulando sua capacidade cognitiva e suas habilidades de comunicação. Invista nisso!

Conclusão

Existem muitos outros aspectos que nos mostram a importância da língua inglesa, bem como muitas outras razões para aprender inglês.

Eu poderia resumir dizendo que o principal está na sua vontade de interagir com um mundo que fala e se expressa em uma língua que não é mais de seus reais donos, mas sim, um instrumento adotado como uma forma de nos unirmos e nos comunicarmos todos como um só povo.

Ou, você pode querer entender as letras do Iron Maiden, como eu quando criança!!!

Se você já se convenceu com tudo o que dissemos sobre por que aprender inglês, eu tenho a dica perfeita para você começar a investir nesse idioma. Já ouviu falar da English Academy da Platzi?

É só fazer um teste do seu nível de inglês e começar a aprender no seu ritmo e de onde quiser! Além dos cursos online de inglês, você também pode conferir as Live Classes que acontecem toda terça-feira e interagir com outros alunos de toda a América Latina!

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que