Níveis de inglês: quais são e como saber o seu?

Você sabe quais são os níveis de inglês? Conhecer cada um deles é o primeiro passo para saber qual é o seu, mas não confie 100% em seu próprio julgamento. Afinal, é importante ter certeza que estamos usando uma referência universal e comum, como você vai entender melhor ao longo deste artigo.

Aqui você vai saber tudo sobre os níveis de inglês, incluindo dicas valiosas de como saber o seu.

*Você precisa estar logado para acessar.

Quais são os níveis de inglês?

O Quadro Comum Europeu (CEFR) estipula que existem 3 níveis de inglês, cada uIm deles com duas nuances. O básico (A1 e A2), o intermediário (B1 e B2) e o avançado ou proficiente (C1 e C2).

  • Nível A -Básico: Consegue se comunicar através de enunciados e estruturas simples, preferencialmente sobre temas com os quais esteja muito familiarizado, sem conteúdo técnico;
  • Nível B – Utilizador ou Falante Independente: consegue entender uma grande variedade de textos, além de expressar-se de forma independente, com bom entendimento, dando fluidez à comunicação. Consegue aplicar e entender termos técnicos;
  • Nível C – Utilizador ou Falante Proficiente: Domina a língua de forma que consegue expressar-se com precisão, exprimindo opiniões mais complexas. Consegue imprimir fluência à comunicação e compreende totalmente o que escuta e lê.

Mas como foi que essa classificação foi criada?

História da nivelação do inglês

Com o estreitamento das relações internacionais, alavancado pela era da Transformação Digital, essa demanda de ensino de inglês se intensificou ainda mais. Estamos falando de meados dos anos 90 em diante.

Várias escolas e metodologias apareceram nessa época. Cada uma com prazos e terminologias diferentes para cada nível. Ou seja, o básico em uma escola entregava um conteúdo diferente do que em outra.

Muitas escolas prometiam níveis avançados em 2 anos de estudo. Mas o que era avançado para eles muitas vezes não se traduzia na prática.

Imagina a confusão para os recrutadores quando o inglês do candidato era avançado no currículo, mas não o suficiente para uma entrevista ou para comunicar o que ele precisaria no seu cargo de interesse.

E isso não acontecia apenas no Brasil, tá?

Os testes de proficiência internacionais, importantes para chancelar o domínio do aluno na língua inglesa, eram quase todos reprobatórios e tinham dificuldade em dizer o que o candidato era capaz de produzir linguisticamente, mas focavam em dizer que, uma vez que ele reprovou, ele não era capaz de produzir o que o teste pedia.

A solução foi avaliar de maneira unificada os níveis de inglês a partir de uma padronização que trouxesse transparência, correspondência e clareza nas certificações. Foi criado, então, o Quadro Comum Europeu, que hoje vigora como a principal régua mundial de nivelamento de proficiência.

Como saber meu nível de inglês?

Para saber seu nível de inglês, é importante não confiar em seu próprio julgamento. Procure se fiar em especialistas na área de Educação e Linguagem, que conhecem bem os critérios e têm referências claras.

Seja autoconsciente

Apesar da opinião dos profissionais ser a mais importante, sua autoconsciência pode te ajudar a entender melhor seus limites — e isso é muito importante caso você esteja pensando em viajar para fora, em aplicar para uma vaga ou mesmo em desenvolver suas habilidades no idioma.

Ao consumir conteúdo em inglês, sempre se pergunte o quanto você está sendo capaz de absorver e tente reproduzir, mesmo que para si mesmo, um resuminho do que assistiu, ouviu ou leu. Por exemplo, após ouvir uma música tente dizer para si mesmo em uma frase sobre o que ela falava.

Como escrever em inglês? Confira essas 3 dicas!

Pratique com outras pessoas

Praticar com outras pessoas é uma boa forma de criar referências de avaliação!

Você pode pedir para conversar com seus amigos em inglês ou participar de fóruns de conversação. Uma dica bem interessante é participar das lives semanais que a English Academy faz. Assim, você pode interagir com alunos de diversas naturalidades, conversar com eles e, ao mesmo tempo, conferir as dicas de professores super qualificados!

Além disso, nos cursos da Platzi a comunidade está sempre interagindo nos comentários.

Faça um placement test

Fazer um placement test é definitivamente a melhor opção! Você não precisa pagar caro para saber o seu nível de inglês, mas esteja sempre atento à credibilidade dos profissionais responsáveis pelo teste.

O Placement Test da Platzi é gratuito e você leva no máximo 30 minutos para fazê-lo. São 40 perguntas que vão te ajudar a definir o seu nível de inglês. Depois disso, você recebe até mesmo dicas de cursos personalizados de acordo com as suas respostas!

Por que é importante saber meu nivelamento de inglês?

Se você está lendo esse conteúdo, provavelmente já sabe sobre a importância de saber inglês — bem como sobre como esse conhecimento abre oportunidades de crescimento.

Um dos usos mais comuns da informação acerca da proficiência em inglês é a necessidade de incluir esse dado em um currículo ou de entender se seu conhecimento está de acordo com os requisitos de uma vaga.

Mas vamos dar um passo atrás e pensar um pouquinho no nosso desenvolvimento profissional. Aqui na Platzi o lema é #NuncaPareDeAprender e isso se aplica muito bem quando estamos falando do domínio de uma língua. É essencial estar sempre aprendendo e colocando em prática nossos conhecimentos, para mantê-los frescos e ativos em nossas mentes.

Portanto, é imprescindível saber o nível de inglês para ser capaz de direcionar seus estudos e ter uma maior autonomia no seu desenvolvimento profissional e pessoal.

O que fazer depois de saber meu nível de inglês?

Depois de saber o seu nível de inglês, é hora de continuar aprendendo!

Invista em seu inglês, invista em conhecer o seu real nível de inglês e invista em cursos que estão alinhados com sua necessidade, com seus objetivos e com réguas internacionais de nivelamento, como o Quadro Comum Europeu.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que