Canva

10/11

Leitura

Agora que voc√™ j√° conhece as principais caracter√≠sticas de tr√™s redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter, e que tamb√©m conhece o passo a passo para criar uma conta corporativa ou empresarial em cada uma delas, agora vou apresentar uma ferramenta para que voc√™ possa desenvolver o seu conte√ļdo. Essa ferramenta se chama Canva. J√° conto o que √©.

Canva √© uma plataforma de design gr√°fico que tem planilhas criadas por profissionais e que vai permitir a voc√™, como empresa, criar posts, cartazes, infogr√°ficos, decorar sua p√°gina com sua foto no Facebook, criar stories para o Instagram, apresenta√ß√Ķes, outros conte√ļdos visuais que estejam alinhados com a identidade visual da sua empresa, com suas cores, com seus s√≠mbolos, com seus logos. E tudo isso vai poder ser personalizado por voc√™ ou por sua equipe respons√°vel por design; de maneira muito simples.

Agora, quero convid√°-lo para que acesse canva.com e crie sua conta. √Č muito f√°cil entrar, √© gratuito, s√≥ precisa colocar seu e-mail. Minha sugest√£o √© que fa√ßa isso caso tenha um e-mail profissional, ou ent√£o com seu e-mail pessoal para que possa explorar a plataforma. Ent√£o, fa√ßa o seu login e vou te mostrar como se v√™ e o que voc√™ pode fazer uma vez que tenha logado.


Imagem retirada do Canva

Como pode ver, dentro da interface do canva.com poderemos encontrar‚Ķ infogr√°ficos, apresenta√ß√Ķes, posts para Instagram, p√īsteres, mapas mentais, logos e outras coisas.

Na parte superior, voc√™ vai encontrar um buscador, para esse exemplo, vou digitar an√ļncio no Instagram. Vamos pensar que vamos criar um post para o Instagram.


Imagem retirada do Canva

Vamos criar um novo, mas voc√™ vai ver que na parte esquerda voc√™ vai encontrar modelos, caso voc√™ ou algu√©m da sua equipe seja um expert em design, voc√™ vai poder escolher aquele que voc√™ mais gosta e come√ßar a editar, come√ßar a adaptar de acordo √†s cores da sua marca e tamb√©m ele d√° op√ß√Ķes de que produtos s√£o mais interessantes para voc√™.



Imagens retiradas do Canva

Aqui vamos falar de promoção de cupcakes em setembro. Você ajusta, e coloca a mensagem que queira. Você também vai perceber que, na parte esquerda, você vai encontrar elementos como bolos, agora estamos falando de cupcakes, alguns são gratuitos, outros que somente estão disponíveis com a versão paga, você vai perceber.


Imagem retirada do Canva

Você vai adaptando de acordo a sua necessidade… e o fácil do Canva é que você vai poder baixar em png, em pdf ou em jpg. Nesse exemplo, vou baixar em png… e vai diretamente para o computador para depois subir direto para o Instagram.



Imagens retiradas do Canva

Esse é um exemplo para o Instagram, mas vou mostrar rapidamente caso você queira fazer um post no Facebook, você vai poder mudar sua capa ou vai poder fazer um post como tinha dito. Você cria um branco e escolhe o modelo que for melhor para você caso queira um já existente, e vai perceber que vai poder fazer sequências de posts porque o Canva permite que você tenha uma série de modelos similares.



Imagens retiradas do Canva

Agora que você já conhece de maneira geral como funciona o Canva, convido você e as pessoas da sua equipe a explorar a ferramenta e a criar um post para cada uma de suas redes sociais, seguindo as características visuais da sua marca. Na próxima aula, vou explicar em que consiste o projeto desse curso para que você possa adaptá-lo a sua organização.

Contribui√ß√Ķes 0

Perguntas 0

Ordenar por:

As contribui√ß√Ķes, perguntas e respostas s√£o vitais para aprender em comunidade. Registre-se ou fa√ßa login para participar .