Crie uma estratégia de marketing básica

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Leitura

Para começar esta aula, é importante nos perguntarmos: por que minha empresa precisa estar presente nas redes sociais?

Hoje, é fundamental criar uma estratégia que oriente as redes sociais da sua empresa. Uma estratégia de marketing é aquela que se planeja: analisando tendências, definindo seu público-alvo e, acima de tudo, sabendo como chegar às pessoas através da nossa mensagem.

Mapear uma estratégia de marketing significa ir além de apenas compartilhar conteúdo. Nesse sentido, é necessário ter voz e objetivo claros, uma vez que as redes sociais garantem a visualização, a descoberta e a fidelização da marca junto aos usuários.

Ao usar as redes sociais para comunicar mensagens, devemos estar coordenados em tempo, redação, canais e no formato que usamos. O objetivo da estratégia deve estar focado em analisar informações sobre hábitos de consumo e em criar um vínculo emocional para fidelizar os usuários.

Na sequência, vemos os passos básicos para criar uma estratégia de marketing:

Passo 1. Crie objetivos

É nesta primeira etapa que identificamos a necessidade de criar uma estratégia e de definir o(s) objetivo(s) e analisar porque devemos medi-lo(s). A partir daí, começam a surgir ideias de como fazer esses objetivos acontecerem.

Passo 2. Dê personalidade a sua marca

Nesta etapa, é quando criamos a identidade da nossa empresa, quando damos personalidade à ela e quando você pode até mesmo criar um tom de comunicação, muitas vezes definido através de story telling. Aqui, dê destaque às qualidades da sua empresa, procure o que a diferencia.

Passo 3. Analise o mercado

Registre e revise os hábitos de consumo e a psicologia de seus clientes. Estudar, comparar e conhecer as tendências poderá manter o seu negócio com uma nova estratégia. Você também poderá entender melhor o seu público-alvo.

Passo 4. Ferramentas

Ao ter seus objetivos definidos, você pode delimitar o projeto às redes sociais e, com isso, estabelecer o tipo de ferramenta a ser utilizada: computador, celular, plataformas de design, entrevistas com especialistas, fazer um estudo de mercado.

Passo 5. Organize

Ter uma agenda clara com ações e quando você vai cumpri-las é essencial, pois permite que você organize processos e que sua estratégia tenha impacto em seus objetivos.

Passo 6. Estatísticas

Meça o impacto, identifique o que o seu público mais gostou e o que não gostou, revise e repita isso constantemente para que sua estratégia seja bem-sucedida.

Por último, o ponto final dessa estratégia é que os objetivos e ações sejam selecionados, sem que isso ocorra de maneira aleatória. Dessa forma, você terá clareza sobre onde está o público do seu negócio e como esses canais ajudarão você a converter seus usuários em compradores.

Na próxima aula, veremos: “o que é o Instagram e qual a sua utilidade?”

Até breve!

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