A construção de marca envolve as sensações e imagens que você quer que seu negócio passe ao público.
Essa não é uma tarefa fácil e envolve muitas estratégias por trás, como definição da personalidade da marca e a identidade visual.
Aqui, nós te ajudamos a definir esses dois elementos, além de auxiliar na escolha de nome, slogan, logotipo e muito mais!
O que é construção de marca
A construção de marca é todo o processo que define a imagem da empresa de acordo com seus valores, seus produtos/serviços e seu público.
É com essa prática que se define a percepção que você quer que todos tenham do seu negócio.
Para essa construção ser bem feita, ela deve considerar aspectos como seu nicho, a personalidade da marca e o que você quer que ela transmita.
Como fazer uma construção de marca forte para o mercado
Uma marca forte leva em consideração pontos como:
- Seus consumidores;
- Posicionamentos e tom de voz;
- Elementos marcantes;
- Comunicação alinhada com consumidores e posicionamentos;
Todos esses tópicos dependem de planejamento e pesquisa, para que eles conversem entre si.
Pontos de atenção ao fazer uma construção de marca
A definição do posicionamento da marca é um dos pontos fundamentais para se manter atento.
No posicionamento se define porque a marca existe, para quem ela é destinada e quais estratégias de venda serão aplicadas.
O posicionamento anda de mãos dadas com a comunicação da marca.
Esses dois pontos precisam estar alinhados, afinal, ao saber seu propósito e quem é o seu público, é preciso saber interagir com eles para elaborar todo o resto.
Na comunicação são fundamentais tópicos como os conteúdos de suas redes sociais, como você irá conversar com seus clientes para tirar dúvidas e como você lidará com questões sociais.
Como construir uma marca:
1. Analise o público-alvo e concorrentes
Todo o processo da construção de marca começa com a definição e análise do público-alvo (seus clientes) e de concorrentes (empresas semelhantes a você que já estão no mercado).
Para entender melhor sobre os concorrentes, você pode:
-
Pesquisar no Google sobre seu produto/serviço e ver quais marcas aparecem;
-
Perguntar a conhecidos quais as primeiras marcas que vem à cabeça deles quando se fala do seu produto/serviço.
Sabendo quais são os concorrentes, avalie pontos como:
- Perfis de redes sociais;
- Sites;
- Processo de venda em loja física e digital;
- Como eles comunicam com clientes;
- Quais canais eles mais usam.
2. Definir qual é a personalidade da marca
Criar uma personalidade da sua marca é semelhante a definir a personalidade de uma pessoa humana.
Ela pode ser inteligente, ousada, engraçada, confiante, carinhosa e muito mais.
Na construção de marca, isso é importante porque cria conexões e identificação com seus clientes, logo, ela deve estar alinhada com o seu público-alvo.
Então, analise as causas e valores que importam para seus consumidores e transforme isso na personalidade de sua marca também.
3. Escolha o nome
A escolha do nome pode ser uma das partes mais difíceis da construção de marca, afinal, é por ele que sua empresa será lembrada e citada.
A seleção do nome deve levar em conta o público-alvo e a personalidade, dois pontos que já citamos acima.
Nossa primeira dica é não atrelar o nome da empresa a um produto específico, para não se limitar a apenas ele.
Outra dica é pensar no storytelling que você gostaria para sua empresa.
Para então pensar se seria melhor criar uma palavra, ressignificar uma palavra já existente ou até fazer metáforas com o nicho.
4. Crie o slogan
O slogan é uma frase breve que geralmente transmite o posicionamento da marca.
Sua missão é impactar com poucas palavras e, em nossa era digital, ele é muito usado na bio do Instagram, Twitter, TikTok e no cabeçalho do site.
Alguns exemplos de bons slogans são:
McDonalds – “Amo muito tudo isso.”
Hellmann’s – “A verdadeira maionese.”
Coca-Cola – “Abra a Felicidade.” (antigo)
Coca-Cola – “Sinta o sabor.” (atual)
Cacau Show – “Um Show de chocolate.”
Bauducco – “Da família Bauducco para sua família.”
Marisa – “De mulher pra mulher, Marisa.”
5. Faça a identidade visual
A identidade visual no processo da construção de marca e toda a produção audiovisual diz respeito a todos os elementos visuais.
São considerados, por exemplo, pontos como as cores e as fontes que você usará em seus materiais.
No que diz respeito às cores, é importante pesquisar quais sentimentos elas transmitem e ver se estão de acordo com a personalidade da marca.
Nas fontes, o ideal é escolher apenas duas, uma para títulos e outra para textos.
6. Crie o logotipo
O logotipo é o carimbo de sua empresa, é como ela será representada em diversas ocasiões.
Ele será usado nas redes sociais, provavelmente como foto de perfil, mas também será inserido em seus produtos, embalagens e materiais publicitários.
O ideal é que seu logotipo seja um ícone, já que logotipos com texto torna difícil a leitura do que está escrito.
Alguns exemplos de logotipos famosos são:
- Apple – maçã;
- Lacoste – jacaré;
- Twitter – passáro;
- Google – G;
- Starbucks – sereia.
7. Reforço dos elementos em toda a comunicação empresarial
Após definir todos esses pontos da sua construção de marca, lembre-se de reforçá-los em sua comunicação empresarial.
Crie templates padrões com toda a identidade do negócio e divulgue seu uso internamente, mesmo que poucas pessoas façam parte da marca.
Conclusão
Como você notou, fazer a construção de uma marca requer alguns pontos de atenção, para falar diretamente com seu público e passar a mensagem correta.
Atente-se às dicas que citamos acima e faça toda a personalidade da sua empresa conversar com o nome, slogan e elementos visuais.
E se você quiser se aprofundar nesse tema, o curso de Construção de Marca irá te ajudar.