Quais são as vantagens e desvantagens do Marketing Digital

Os esforços feitos para atrair clientes ou ampliar a imagem de uma empresa ou marca na internet fazem parte de uma estratégia de marketing digital. Muitas empresas estão investindo nesse tipo de estratégia, mas você sabe por quê? Conheça as vantagens do Marketing Digital e entenda os prós e contras neste artigo.

Quais são as vantagens do marketing digital?

Afinal de contas, o que essas estratégias podem gerar para uma empresa e por que existe tanto investimento nelas?

Possibilidade de atingir um grande alcance

Para se ter uma ideia, na América Latina, o país com mais pessoas com acesso à internet é o Brasil, com mais de 150 milhões de usuários, e o México está em segundo lugar, com 89 milhões, segundo o Statista.

É por isso que um dos principais benefícios do Marketing Digital é o alcance: com ele, temos a possibilidade de atingir um grande número de pessoas e até mesmo de cruzar fronteiras, o que era impensável ou, pelo menos, muito difícil de conseguir sem uma estratégia digital.

Segmentar sua audiência e estratégia

Cada dia percebemos mais a importância de estratégias personalizadas, e isso tem a ver com segmentação!

Segmentar consiste não só em selecionar um segmento da sociedade, mas analisar e entender de forma mais detalhada o possível o perfil do nosso consumidor.

Uma das vantagens do Marketing Digital é que ele nos dá dados segmentados (como veremos no próximo tópico), mas também que você pode entregar uma estratégia diferente para cada segmento ou, ainda, investir apenas no seguimento que te interessa.

Assim, você pode personalizar os anúncios ou estratégias, por exemplo de acordo com:

  • Características demográficas (como país ou até mesmo estado e cidade);
  • Idade;
  • Gênero;
  • Interesses;
  • Profissões.

Ter sempre dados e mensuração a disposição

Eu já falei aqui algumas vezes que “In data we trust!”. E nada melhor que o Marketing Digital para nos trazer informações valiosas!

Geralmente, no marketing tradicional, é difícil determinar exatamente a eficácia das ações que são realizadas para atrair clientes. Um dos benefícios do marketing digital é a possibilidade de medir os resultados de cada um dos esforços que fazemos.

Dessa forma, podemos ter clareza sobre quais das medidas que estamos aplicando funcionam e quais não funcionam e saberemos, portanto, quais delas aperfeiçoar e por onde começar essas melhorias.

Existe um ditado no marketing digital que diz que “o que não pode ser medido não pode ser melhorado”. E aí, o que você vai melhorar hoje? Conta pra gente aqui nos comentários quando acabar sua leitura!

Flexibilidade de fazer mudanças e ajustes

A flexibilidade é uma das Soft Skills queridinhas do mercado de trabalho hoje, mas a verdade é que existem estratégias e ferramentas com maior capacidade de flexibilização que outras.

Uma das vantagens do Marketing Digital é que a análise constante nos permite fazer mudanças instantâneas, testar coisas de forma bem rápida e nos ajustar constantemente a novas ferramentas ou canais que surgem — e isso é bom tanto para a sua carreira como pra empresa na qual você está aplicando essas estratégias.

Resultados a longo prazo

Uma das vantagens do Marketing Digital que mais o diferenciam do Marketing tradicional é que ele é capaz de trazer resultados que duram por um longo tempo. Eu sou suspeita para falar porque trabalho com Marketing de Conteúdo, mas a verdade é que boa parte das estratégias de Marketing Digital continuam trazendo resultado muito tempo depois de feito o investimento.

Normalmente esses resultados estão ligados a estratégias de otimização (como CRO e SEO), mas também com a criação de conteúdo Evergreen. Ou seja, hoje eu estou investindo o meu tempo nesse conteúdo — que provavelmente vai continuar sendo relevante para os estudantes da Platzi por anos e anos.

Criação de memória de marca positiva

Você já ouviu falar de memória de marca? Eu vou te dar um exemplo prático.

Quando você vê um desenho como este aqui:

Ilustração vetorizada de uma garrafa, remetendo a umas das vantagens do marketing digital: a memória de marca.

Eu tenho certeza que você o associa à marca Coca-Cola.

Esse trabalho de marca é possível no offline mas dá muito mais trabalho do que se você tiver a seu dispor as ferramentas do Marketing Digital.

Vou trazer de novo o exemplo do Marketing de Conteúdo, porque hoje eu estou inspirada na metalinguagem. Você provavelmente chegou até este artigo ao pesquisar algo relacionado ao Marketing Digital — as vantagens e desvantagens do Marketing Digital, por exemplo.

Agora que você encontrou a informação que precisava, provavelmente vai lembrar da Platzi como detentora de um conhecimento importante, mas não apenas: nesse caso, a Platzi te ajudou a aprender algo novo. O que é, basicamente a missão da nossa empresa.

Voilà: tá pronto o sorvetinho!

Imagem do antigo comercial do Danoninho que virou meme, ilustrando a memória de marca como uma das vantagens do Marketing Digital

Construção de autoridade de marca

Isso nos traz diretamente a outra vantagem do marketing digital: a construção de autoridade de marca. Ao responder as suas dúvidas neste blog post, eu também estou trabalhando no pilar da autoridade de marca.

Como? Mostrando que a gente sabe do que tá falando.

Se você está adquirindo informação de qualidade nesse artigo gratuito, imagina o que você pode aprender em um dos nossos cursos!

Fidelização de clientes

Da mesma maneira como as estratégias de Marketing Digital podem te ajudar a construir autoridade de marca e uma memória positiva, elas também ajudam na fidelização de clientes. E o caminho pra isso é bem claro quando pensamos em um funil de venda.

Afinal, com o Marketing Digital é possível se fazer sempre presente no dia a dia de sua audiência — seja pelas redes sociais, seja pelo email, por vídeos no YouTube ou nas buscas do Google.

Mas a fidelização vai além de se fazer presente: é importante não sobrecarregar o usuário de informações ou de propagandas invasivas. Uma dica que eu vi no Curso de Community Manager é usar a Lei de Pareto: 80% de informação de qualidade, 20% de venda oportuna.

Aproveitar o boca a boca e conquistar “embaixadores”

Hoje em dia, muito se fala sobre a estratégia com Influencers, mas a verdade é que para aproveitar o boca a boca não é preciso ir tão longe!

Como já dissemos, um dos benefícios do Marketing Digital é a fidelização de clientes, mas esse benefício também abre as portas para mais um: cada cliente fidelizado pode se tornar um embaixador da marca.

E é fácil entender o motivo: você nunca compartilhou com os seus amigos nas redes sociais uma compra bacana que fez, um serviço que te encantou ou um lugar incrível que visitou? Esse é o poder do Word of Mouth!

O melhor é que ele acontece com um investimento relativamente baixo: você não precisa colocar dinheiro nenhum em propagandas para conseguir um bom boca a boca. Basta criar uma experiência única para seu cliente!

E quais são as desvantagens do Marketing Digital então?

Nem tudo são flores. E é importante estar atento não só às vantagens do Marketing Digital, mas também às suas desvantagens. Isso porque é só tendo plena consciência delas que você será capaz de elaborar uma estratégia de Marketing 360 eficiente.

Falta de acesso à internet

De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), 53,6% da população mundial usa ou tem acesso à internet. Embora esses números variem de acordo com o país, o acesso à internet não é total.

Uma desvantagem do marketing digital, portanto, é que nem toda a população tem acesso à rede. É importante que você entenda se o seu público tem.

Pode causar desconfiança

O desconhecimento do usuário e os golpes digitais geram desconfiança. Uma consequência disso é a publicidade às vezes não ser tão eficaz. Existe ainda o medo de ser enganado. Por conta desses fatores, os objetivos desejados podem não ser alcançados.

Um outro detalhe que vemos muito quando se trata de Marketing Digital é que os consumidores são rápidos em detectar estratégias e evitá-las. Um bom exemplo são os Ads Blockers que as pessoas instalam para evitar anúncios no YouTube.

Saturação dos canais

Assim como no marketing tradicional, a saturação de anúncios também acontece na internet. Por isso, anúncios em determinados canais podem ser ignorados pelos usuários e não atingir os objetivos que buscam.

É bem parecido com a desconfiança que estávamos falando, mas nesse caso trata-se de um comportamento inconsciente.

Grande concorrência

Assim como a quantidade de informação que pode saturar o consumidor, a concorrência também é enorme na internet. Você muito provavelmente encontrará um mercado muito competitivo e terá que se atualizar constantemente e modificar estratégias para atingir seus objetivos.

É por isso que é importante que você Nunca Pare De Aprender! Afinal, aqui na Platzi nós sabemos que na área de tecnologia é importante estar em constante desenvolvimento. Quem não inova fica para traz!

Conclusão

Toda estratégia tem prós e contras! Nosso objetivo neste artigo foi mostrar que, tendo as desvantagens em mente e trabalhando conscientemente nelas, as vantagens do Marketing Digital podem te trazer inúmeros benefícios!

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