Power o que???

É muito evidente que nos dias de hoje o Power Bi está em uma ascensão muito grande, porém é muito comum encontrarmos pessoas que ainda não conhecem essa poderosa ferramenta (por isso que tem o Power no nome!). Se você é uma dessas pessoas que ainda não a conhece, pode estar se perguntando: “O que é esse Power Bi?”, “Será que é uma modinha?”, “Consegui viver até hoje sem ele, será que realmente preciso aprendê-lo?”…

Prazer, eu sou o Power BI!

Calma, calma! São muitas perguntas, mas pretendo responder cada uma delas e esclarecer um pouco mais sobre algumas coisas.

Primeiramente, vamos ao entendimento do significado da ferramenta. O Power BI é um filho de várias tecnologias da Microsoft, com anos de experiências acumulados em uma única ferramenta. Podemos dizer que ele bebeu em fontes do SQL Server e principalmente em suplementos do Excel. Imagine uma criança que nasceu em 2015, porém trouxe toda a experiência e aprendizado dos pais e avós! Esse é o Power BI! Já nasceu grande e continua crescendo a cada mês que passa. Isso mesmo, todos os meses são lançadas atualizações com novas funcionalidades, muitas delas vindas de sugestões da experiência de uso dos próprios usuários da ferramenta no dia a dia.

Como está posicionado no mercado

Outro ponto importante é que ele já é utilizado por mais de 200 milhões de pessoas no mundo inteiro e já é líder de mercado, informado pelo maior instituto de pesquisa na área de tecnologia no mundo, chamado Gartner. Você pode verificar no quadrante mágico, que ele já ultrapassou os concorrentes mais consolidados no mercado até então.

1.jpg

Devemos entender também que um dos fatores do seu crescimento muito rápido, além das facilidades de desenvolvimento, é o CUSTO. O Power BI tem uma versão gratuita, que permite que você faça tudo sem restrição nenhuma, desde o início até a publicação do seu painel. Existe também as versões pagas, que tem algumas funcionalidades a mais, referentes a tipos de publicações, restrições de acesso e até instalação local em sua rede.

O que faz o Power BI

Certo, já vimos um pouco da sua origem, mas você ainda pode estar perguntando: para que ele serve?

Vamos com calma, pois ele tem muitas funcionalidades, mas o seu objetivo é fornecer suporte para o desenvolvimento do processo de Business Intelligence, analisando os dados de sua base, criando Dashboards (Painéis de Indicadores) para tomada de decisão. Ele permite que você conecte planilhas, bancos de dados, arquivos de texto, dados oriundos da internet, atualizações em tempo real e muito mais. Imagine que seus dados podem transcender a barreira dos arquivos e começassem a conversar com você, gritar situações boas e ruins, escancarar problemas e demonstrar coisas boas também através de uma leitura simples e funcional: gráficos!

Os dados precisam falar

2.jpg

Suas informações não precisam ser visualizadas em tabelas simples e sim em painéis dinâmicos, com vida e clareza!
Na imagem acima, temos um simples dashboard de vendas, mas observe o quanto de informações que podemos extrair em uma única tela:

  • Representatividade de Vendas por cidade;
  • Evolução de Quantidade de Vendas através dos anos;
  • Distribuição de Vendas por produtos;
  • Representatividade de vendas por Região;
  • Velocímetro com indicativo de vendas com a meta;

Esses são apenas alguns deles, pois ainda não estamos contando os cruzamentos dos dados, ou seja, se clicarmos em algum gráfico, ele “filtrará” a página inteira utilizando aquele critério, com isso, temos milhares de possibilidades de cruzamento de informações.

Onde aprender?

Convido você a estudar conosco neste Curso de Tratamento e Modelagem de Dados com Power BI desde o básico, para você que nunca teve contato com a ferramenta mesmo! Você aprenderá desde conceitos, técnicas de tratamentos de dados, modelagem e criação de medidas para fazer cálculos e aprenderá a criar seu painel e publicá-lo. Vamos lá? Acesse o curso aqui.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que