O que faz um diretor de arte? Entenda a profissão!

Um diretor de arte tem a responsabilidade de desenvolver e preservar o estilo visual de produções de cinema e televisão, marketing, revistas, jornais, videogames e outras indústrias. Ele cria o design geral de um projeto e é responsável por direcionar o trabalho da equipe criativa que irá preparar o material gráfico e o conteúdo.

Segundo Angélica Bárcenas, um diretor de arte pode seguir vários caminhos.

O primeiro, em publicidade ou marketing, consiste em dar uma linha editorial e criativa aos projetos. Isso inclui identidade visual, animação, composição, seleção de cores e muito mais.

Se você se interessou por esse caminho, nosso Curso de Construção de Marca pode ser muito útil para você. Nele, o professor Felipe Roberto, Designer de Marcas e Empresário, ensina como conduzir projetos completos de marcas!

Por outro lado, um diretor de arte numa produção é o encarregado da equipe de arte. Ele é responsável por criar um cenário, fazer a construção e realização de acessórios para as cenas. Um diretor de arte no set executa a proposta do cenário e orienta a equipe sobre como deve ser o espaço, quais materiais usar e outras decisões criativas.

O que ambos têm em comum é que cuidam de como um projeto é apresentado do ponto de vista visual.

Afinal, o que faz um diretor de arte?

Um diretor de arte (também conhecido como designer de produção) supervisiona o trabalho de outros designers, criadores e artistas. Ele é responsável por determinar e construir o estilo ou aspecto visual geral para um projeto bem sucedido.

O diretor de arte, portanto, tem a tarefa de transmitir essa visão aos artistas que, por sua vez, criarão as ilustrações, gráficos, fotografias, fotos ou cenários, entre muitos outros recursos artísticos exigidos pelo projeto.

Este profissional trabalha com equipes de arte e design de agências de publicidade, editoras, empresas de relações públicas e jornais para criar seus projetos e modelos. Ele também colabora com produtores e diretores de teatro, televisão ou cinema, supervisionando os elementos visuais nos sets onde as cenas serão filmadas ou as obras serão realizadas.

Seu trabalho exige entender os componentes de design que entram nos projetos, inspirar outros criadores da equipe e manter as entregas dentro do orçamento e dos prazos. Muitas vezes, o próprio diretor de arte é o responsável pela elaboração desses orçamentos e prazos.

Entre outras funções, para responder o que faz um diretor de arte, podemos citar as tarefas abaixo:

  • Determinar a melhor maneira de representar visualmente um conceito;
  • Supervisionar a equipe de design;
  • Determinar quais fotos, ilustrações e outros elementos de design serão usados;
  • Criar e desenvolver o aspecto visual de uma campanha publicitária;
  • Desenvolver a aparência ou o estilo de um cenário de teatro, televisão ou filme;
  • Revisar e aprovar designs, ilustrações, fotos e gráficos;
  • Conversar com os clientes para desenvolver uma abordagem e estilo artístico;
  • Coordenar atividades com outros departamentos artísticos ou criativos;
  • Elaborar orçamentos e prazos detalhados para a montagem dos cenários e seus acessórios;
  • Apresentar projetos aos clientes para aprovação.
Mesa com materiais de design e desenho, como sketchbook, canetas, lápis e pinceís, representando o que faz um diretor de arte.

O que faz um diretor de arte na indústria editorial

No setor editorial, os diretores de arte geralmente supervisionam o layout de jornais, revistas e outros projetos impressos. Além de escolher capas para livros e outras publicações, esse trabalho também inclui a curadoria de estilo para conteúdo de publicação na web.

O que faz um diretor de arte na publicidade e nas relações públicas

Em publicidade e relações públicas, os diretores de arte garantem que a mensagem e a imagem que seus clientes estão tentando alcançar sejam transmitidas com precisão aos consumidores. Eles são responsáveis pelos aspectos visuais gerais de uma campanha publicitária ou de mídia e podem coordenar o trabalho de outra equipe de arte ou design, como designers gráficos e animadores.

O que faz um diretor de arte na produção cinematográfica

Na produção cinematográfica, os diretores de arte colaboram com os outros diretores para determinar qual estilo visual será necessário para dar ao filme uma aparência e uma sensação específica e para garantir que isso seja mantido durante toda a produção. Eles contratam e supervisionam uma equipe de diretores de arte assistentes ou cenógrafos para concluir os projetos.

Quanto ganha um diretor de arte?

Segundo o Glassdoor, o salário médio de um Diretor de Arte no Brasil é de R$4.085 ao mês. Esse número foi obtido pela empresa através de uma estimativa feita a partir de 1.674 salários enviados de forma sigilosa por funcionários com esse cargo.

Exemplos de diretores de arte famosos

Entre os exemplos mais famosos do cinema está o filme Parasita, do diretor Bong Joon-ho. A pessoa encarregada de manter a atmosfera deste filme se chama Lee Ha-Jun.

Sua equipe teve que fazer vários cenários para construir o que vimos na tela, como a casa de bairro nobre e a casa de periferia. Eles até tiveram que filmar em um set aquático para alcançar o estilo visual e o realismo que o filme exigia na (alerta de SPOILER!) famosa cena da inundação.

Requisitos para ser um diretor de arte

Por ser um cargo de grande responsabilidade e exigir a gestão de uma equipe, não é um cargo para pessoas inexperientes ou novas no setor. A maioria dos diretores de arte deve ter trabalhado por vários anos em outro cargo antes de ser contratado como tal.

Dependendo da indústria, um diretor de arte pode ter passado algum tempo trabalhando como designer gráfico, produtor, artista plástico, editor, fotógrafo ou em outra ocupação artística ou de design antes de se tornar um diretor de arte.

Levando isso em conta, é fundamental que um diretor de arte desenvolva um portfólio profissional caso pretenda conseguir um emprego nessa área. Tanto produtores quanto agências, editoras e clientes analisam os portfólios dos artistas quando decidem se devem incluí-los em seus projetos.

Se o seu sonho é ser um diretor de arte um dia, não se dê por vencido por isso! Em outro post falamos sobre Lifelong Learning e queremos reiterar aqui que nunca é tarde demais para começar a aprender algo novo.

Você pode começar conferindo os Cursos de Design da Platzi! No Curso de Introdução ao Design, por exemplo, você aprende do zero tudo que precisa para começar a investir nessa carreira.

Como se tornar um diretor de arte?

Na Platzi, nós dispomos de ferramentas chave que podem te ajudar a se tornar um diretor de arte. Como mencionei antes, o portfólio e a experiência são fatores-chave. Se você ainda não os tem, é hora de começar a trabalhar em nossos cursos e começar a desenvolver seu portfólio com projetos pessoais nos quais você pode aplicar o que está aprendendo no seu caminho como designer, produtor ou criador.

Aprender sobre recursos de criação e ter bagagem culturais é uma boa maneira de começar. Mergulhe no mundo audiovisual e cultural que o cerca e comece a criar valiosos projetos artísticos junto com a nossa Escola de Produção Audiovisual.

Conheça-se melhor e assim descobrirá as melhores maneiras de transmitir o que sente e imagina. Como disse Steven Spielberg: “temos muito tempo pela frente para criar os sonhos que ainda nem imaginamos sonhar”.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que