Fotolitic – de uma landing page ao Vale do Silício

A ideia de negócio da Fotolitic nasceu depois que a mãe de Alba perdeu suas fotos do celular. A startup espanhola desenvolveu um novo sistema para imprimir fotos a partir de dispositivos móveis de forma direta e simples através do WhatsApp.

Um acidente que muitos já passaram, e que poucos querem passar, foi a fonte de inspiração para iniciar um negócio. E como muitos empreendimentos de sucesso , os ingredientes são: uma ideia simples, um produto fácil de usar e um diálogo constante com o usuário.

Fotolitic foi a startup vencedora do Platzi DemoDay em 2016 e hoje segue crescendo. Aqui você lê a história completa.

Uma ideia que nasceu de uma necessidade familiar

Daniel Amieva e Alba Crivillé são os fundadores da Fotolitic. Eles vêm do mundo do Design Gráfico e Marketing Digital.

“Tudo surgiu quando minha mãe perdeu todas as suas fotos do telefone e não as tinha impressas. Então, buscamos um serviço de impressão de fotos que não assustasse pessoas que são pouco familizariadas com tecnologia. WhatsApp é um app muito famoso que inclusive pessoas mais velhas usam”, conta Alba.

Keep It Simple – Keep It Lean

Iniciaram com algo simples. Primeiro uma prova piloto que consistia em uma Landing page onde os clientes chegavam diretamente através do WhatsApp. Assim, começaram a construir uma experiência sem perder a essência do negócio: tudo muito simples e intuitivo.

A experiência do usuário é um fator principal. Se trata de uma ferramenta pesada em como as pessoas interagem com a tecnologia e obtêm resultados em pouco tempo. Baste ter WhatsApp e enviar as fotos que se deseja imprimir.

Começamos com as primeiras vendas e em seguida vimos que o modelo de negócio funcionava”, comenta Alba.

Falar com o usuário sempre é o caminho para crescer

Desde então estão melhorando suas estratégias de marketing, o onboarding do cliente, a jornada do consumidor e o serviço. “Nos ajustamos ao que nos pedem os clientes. Um de nossos aprendizados mais importantes é o de manter a comunicação com o usuário. A atenção ao cliente é muito importante, sobretudo quando se trabalha pelo WhatsApp”, explica Alba.

A atenção ao cliente é muito importante, sobretudo quando se trabalha pelo WhatsApp”. Alba Civillé, fundadora da Fotolitc.

Sua experiência com o Platzi DemoDay

Quando tinham apenas 3 meses com o projeto, ganharam o DemoDay 2016. Um impulso que os levou a ter uma maior visibilidade e grandes oportunidades.

Hoje, Fotolitic, com 4 anos de vida, continua duplicando seu faturamento anual.

Por mais que tivessem que parar a produtividade durante as 2 semanas de estado de calamidade entrema na Espanha por causa da COVID-19, continuam crescendo.

“Não foi um grande impacto porque vendemos através de WhatsApp. E mais, as vendas aumentaram, as pessoas querem imprimir suas fotos durante o isolamento e podem fazer isso através do WhatsApp, sem precisar sair de casa”, explica Alba que, junto com Daniel, continua usando a Platzi para aprender e capacitar sua equipe.

Os cursos que Alba e Daniel recomendam

Curso de Fundamentos de Engenharia de Software

Queremos contar sua história de empreendimento. Faça parte dos empreendedores da Platzi. Inscreva-se no Platzi DemoDay 2020 até dia 19 de junho!

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