Como funciona a cultura da Platzi

Como funciona a cultura da Platzi

A Platzi começou com 3 escritórios: Cidade do México, San Francisco e seu QG em Bogotá.
Hoje somos uma empresa 100% remota e estamos em todo o mundo. Temos pessoas da Espanha, Suíça, Canadá, Porto Rico, Chile, Equador, Venezuela … Somos mais de 14 nacionalidades, e temos todos os tipos de religiões, credos e orientações culturais, sexuais e pessoais. Sabemos que isso nos torna melhores.

70% da equipe foram alunos da Platzi. Mais de 2 milhões de pessoas aprenderam na Platzi.

Criamos nossa própria plataforma, metodologia e cursos do zero para alcançar uma educação online eficaz. Temos uma “taxa de conclusão” de até 70%. Algo único na educação online.

Vamos te contar:

  • Que tipo de pessoas trabalha na Platzi
  • Como trabalhamos e nos comunicamos
  • Qual é o nosso código de conduta
  • Quais vantagens tem os membros da equipe
  • Quantas equipes existem na Platzi e o que fazemos

Valores da Platzi

Os 6 valores que identificam as pessoas que trabalham na Platzi são:
(Em inglês, porque usamos muito inglês internamente)

Never Stop Learning

Buscamos pessoas com uma inesgotável curiosidade intelectual que estejam em uma constante fome de conhecimento e demonstrem isso. Que o tempo todo estão lendo, investigando, e se atualizando. Que nunca param de aprender.

Our community comes first

Nossos estudantes são a nossa prioridade. A comunidade é o super poder da Platzi. Cuidar das pessoas que formam essa comunidade e garantir que triunfem é a nossa prioridade.

Own the outcome

O que fazem é difícil. Sabemos que só alcançamos os objetivos quando fazemos que as nossas ideias se tornem realidade. Isso requer tomar decisões difíceis e executar com segurança em momentos críticos, ainda não tenhamos informações completas. Só falhamos quando não aprendemos dos erros.

Honest feedback needs courage

Ao inovar podemos errar. Tomar decisões ruins. Ou simplesmente precisar de ajuda. Dizer o que pensamos e ajudar-nos mutualmente é primordial. O feedback positivo e construtivo implica em afrontar o conflito. Não ter comunicações passivo-agressivas e ter a coragem de sempre dizer a verdade. O passado não importa mais do que aprender com ele.

Teams > Heroes

Não se muda o mundo com pessoas, mas sim com equipes. Coisas grandes requerem colaboração, não acreditamos em heróis senão grupos de pessoas habilidosas que constrói o futuro. O trabalho em equipe sempre vence qualquer heroísmo individual.

In metrics we trust

Nós medimos tudo. Você só pode melhorar aquilo que mede, você só pode medir aquilo que registra.

Você ganha pontos adicionais se você não se incomoda em misturar idiomas, inglês, espanhol e português.

Como nós trabalhamos e nos comunicamos

Misturamos muito idiomas. Spanglish. Portuñol. Esperamos que isso não seja um problema. Usamos Slack. Documentamos tudo em Notion. Só usamos e-mail com pessoas fora da Platzi. Cada equipe tem autonomia dos softwares que usa e suas próprias formas de sincronizar, se reunir e escolher uma metodologia de trabalho.

Nossa cultura de trabalho sempre foi priorizar as pessoas que estão longe. Com pessoas em tantas cidades, preferimos que tudo seja falado nos canais públicos do Slack. Isso nos dá transparência e autonomia.

Todas as sextas-feiras, temos uma reunião “All hands” onde está todo o time e falamos sobre o status da empresa, as maiores conquistas e os desafios mais importantes. Você pode perguntar o que quiser a qualquer founder ou líder. Promovemos uma cultura de transparência.

Toda a equipe dá suporte. Respondemos mensagens em diferentes plataformas, no fórum, nos cursos, no twitter. Ajudamos os alunos a resolvem seus problemas. Existe uma equipe de Student Success dedicada a isso, mas todas as equipes ajudam.

O horário é flexível e cada time define seus horários. Não nos interessa “bater ponto”, e sim os resultados que você alcançar.

Todas as pessoas que estão na Platzi devem completar o Curso de Programação Básica e o Curso de Fundamentos de Engenharia de Software. Não importa de qual time seja.

Todo ano, toda a empresa viaja para algum lugar por 3 dias. Chamamos isso de Villa Platzi, e é o melhor lugar para planejar grandes projetos e ajeitar todos os problemas que no dia a dia não é possível.

Antes de Villa Platzi, nós temos nosso próprio Hackathon. São 3 dias em que os líderes deixam de ser líderes e qualquer pessoa da equipe pode propor um projeto.

Dado importante: A maioria dos melhores features da plataforma nasceram em uma hackaton. Como as classificações dos cursos

Código de conduta

O Team Platzi é incrivelmente diverso. Ainda mais para uma empresa de tecnologia. Um pouco mais da metade da equipe são mulheres. A origem de cada pessoa é diferente. Com mais de 14 nacionalidades diferentes e estudantes de todos os países, mercados e fuso-horários imagináveis. Isso só é possível com um código de conduta saudável e forte. O único que não toleramos é a falta de respeito.

Estamos comprometidos em proporcionar espaços livre de preconceito sem importar orientação sexual, identidade de gênero, condição física, raça ou religião. Trabalhamos em um ambiente que promove a colaboração livre de preconceitos, bullying ou egocentrismo. Escutamos a cada pessoa e decidimos por consenso.

Essas regras aplicam a nossas aulas, comentários, redes sociais, conferencias, eventos presenciais ou online, e claro, ao dia a dia:

  1. Está proibido todo tipo de assédio ou violência, nem mesmo de brincadeira.
  2. Não permitimos abuso de poder, assédio ou qualquer outro tipo de ataque pessoal.
  3. Os insultos pessoais, comentários racistas, sexistas, xenofóbicos ou similares não são aceitos.
  4. A comunicação deve ser apropriada para uma comunidade inclusiva. Imagem sexuais são inapropriadas e proibidas em qualquer canal.
  5. Errar não é errado, enquanto você tenha uma atitude de melhorar, aprender com os erros e uma cabeça aberta ao feedback. Somos uma comunidade que estamos em constante aprendizagem.
  6. As pessoas que se envolverem em condutas desse tipo serão advertidas e, se repetidas, expulsas ou demitidas. Dependendo do caso.

Só em comunidade é possível alcançar grandes resultados. Se você identificar alguma conduta que inflige esse código, escrever por qualquer um dos nossos canais ou em [email protected]. Se acontecer internamente, entrar em contato com o time de Human Talent imediatamente.

Beneficios de trabalhar na Platzi

Se você for parte do Platzi Team, a empresa cobre o custo de muitas coisas, por exemplo:

  • Hardware: É 100% propriedade de cada pessoa. Cobrimos uma porcentagem significativa do custo. A apólice de seguros da empresa protege o seu equipamento de trabalho.

  • Livros: En Kindle, qualquer que você quiser, nós pagamos.

  • Celular: Se você quer um telefone de menos de 400 dólares, nós te daremos. A cada dois anos.

  • Acompanhamento emocional: Com profissionais, para cuidar da sua saúde mental e física.

  • Gympass: para se exercitar, ainda mais na pandemia.

  • Platzi OFF: como investimento na saúde mental do time, implementamos a política de PLOFFs. Temos 2 dias livres ao mês (que normalmente cai na segunda-feira).

As máquinas do Production team são uma exceção. São propriedades da empresa, desenvolvemos nossa própria tecnologia e fluxo de trabalho para streaming e pós-produção audiovisual.

Além das coisas grátis, temos outras vantagens:
Todos os membros do time tem a oportunidade de ser dono de uma parte da Platzi e ter ações da empresa através de um option pool.
Buscamos oferecer a melhor cadeira, monitor externo e o que você precisar ao nível de ergonomia e saúde. Não importa em que parte do mundo você está.

Por ter pessoas de tantas nacionalidades no time, buscamos compartilhar as datas comemorativas e tradições de muitas partes do mundo com o time inteiro.

Platzi tem 9 equipes

Success: Student Advocates, Student Advisors e Community Coordinators. Resolvem qualquer problema dos nossos estudantes, clientes e comunidade. Dirigem a priorização das melhoras no produto junto dos feedbacks dos usuários.
Product: Engenheiros de Softwares, Programadores, Analistas de dados, Design, UX e Product Managers. Também são peças chaves nas decisões do conteúdo relacionado a suas áreas e organizam evento na comunidade.
Education: Course Directs, Syllabus y Teachers in House. Recrutam professores, criam cursos, melhoram a metodologia, trazem talentos de todas as partes do mundo para criar nossos cursos.
Production: Produzem os cursos, eventos, streamings, podcasts, legendas e todo o conteúdo audiovisual dentro da Platzi. Investigam e desenvolvem melhorias nos fluxos de trabalho e outros experimentos.
Growth: Responsáveis por fazer a Platzi crescer. Executam campanhas e criam estratégias de lançamentos, distribuição e posicionamento do conteúdo e da marca. São stakeholders do blog, redes sociais, ads, podcast, YouTube, Platzi LIVE e de outros canais.
Sales: Se encarregam de explicar como nossa plataforma funciona, preços e fornecem todas as informações que podem ser úteis para empresas que usam Platzi Enterprise. Eles trabalham com empresas, governos e universidades. Eles desenvolvem cursos e parcerias com grandes empresas como Facebook, Unity, IBM, Ycombinator, Endeavor, Chase e Google.
Human: Sua missão principal é dar a melhor qualidade de vida ao time.
Ops: Mantém o operacional na Platzi, Office management e processos legais.
Finance: Financeiro, contabilidade, controle de gestão. Sua missão é que a Platzi sobreviva e esteja impecável ao nível fiscal. Nos ajudam a planejar o futuro.

Como contratamos e medimos crescimento

Aos nossos candidatos oferecemos um desafio técnico pequeno, mas complexo e diretamente relacionado ao trabalho real que irá desempenhar. O tempo de entrega é variável, mas a velocidade indica o nível de interesse do candidato. Pode utilizar o Google e tomar o tempo que a prova merece.
Esperamos como nível de inglês desejável B1 ou superior. Ou um talento tão impressionando que fiquemos satisfeitos com A2, mas esperamos que essa pessoa chegue ao nível desejado e curto prazo.
Platzi cresce quando cada pessoa da equipe também cresce. Não usamos KPIs e sim OKRs (Objectives and Key Results) que cada um decide. São criados por iniciativa própria e é revisado com o líder do time.

Você quer trabalhar na Platzi?

Nós sempre estamos contratando. Você pode encontrar las vagas que atualmente temos disponíveis em platzi.com/careers

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que