As 3 dimensões do atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um fator decisivo para a manutenção e desenvolvimento de qualquer empresa na atualidade, independente do seu tamanho ou segmento de atuação, parece ser um senso comum entre empreendedores e gestores organizacionais.

A grande questão que é colocada com frequência nos ambientes empresariais e acadêmicos e, sobretudo, entre os consumidores, diz respeito às falhas frequentes das empresas nesta área.

kobu-agency-7okkFhxrxNw-unsplash.jpg

Os problemas que envolvem o atendimento ao cliente passam necessariamente por três dimensões:

  1. Humana
    O atendimento ao cliente não é uma “ciência exata” com fórmulas e receitas que podem ser pré-definidas para se atingir o sucesso. Pelo contrário, as variáveis incontroláveis que impactam o relacionamento entre empresas e clientes são inúmeras e subjetivas. Motivação pessoal, carisma, empatia, habilidades relacionais, são apenas algumas questões e apontam para uma atenção especial que as empresas devem ter no recrutamento e seleção de colaboradores, sensibilização, treinamento constante e consolidação de uma cultura voltada para o atendimento ao cliente.
  2. Tecnológica
    No ambiente digital, onde todas as empresas estão inseridas na atualidade, investir corretamente em recursos tecnológicos (hardware, software, infraestrutura) não é apenas um diferencial: é uma questão de sobrevivência.
  3. Operacional
    Aliada às dimensões humana e tecnológica, a operação do atendimento precisa ser concretizada. É neste ponto que aspectos como gestão eficaz e processos bem estruturados são essenciais.

Conciliar as três dimensões não é um desafio simples. Porém, será decisivo para que sua empresa alcance resultados relevantes no atendimento aos clientes.

Sou Marcelo Bárcia e este, entre outros temas serão abordados no “Curso de Atendimento ao Clientes e Suporte ao Usuários”, na Platzi.

Então, vamos juntos nesta jornada do conhecimento?

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que