O atendimento ao cliente é um fator decisivo para a manutenção e desenvolvimento de qualquer empresa na atualidade, independente do seu tamanho ou segmento de atuação, parece ser um senso comum entre empreendedores e gestores organizacionais.
A grande questão que é colocada com frequência nos ambientes empresariais e acadêmicos e, sobretudo, entre os consumidores, diz respeito às falhas frequentes das empresas nesta área.
Os problemas que envolvem o atendimento ao cliente passam necessariamente por três dimensões:
- Humana
O atendimento ao cliente não é uma “ciência exata” com fórmulas e receitas que podem ser pré-definidas para se atingir o sucesso. Pelo contrário, as variáveis incontroláveis que impactam o relacionamento entre empresas e clientes são inúmeras e subjetivas. Motivação pessoal, carisma, empatia, habilidades relacionais, são apenas algumas questões e apontam para uma atenção especial que as empresas devem ter no recrutamento e seleção de colaboradores, sensibilização, treinamento constante e consolidação de uma cultura voltada para o atendimento ao cliente. - Tecnológica
No ambiente digital, onde todas as empresas estão inseridas na atualidade, investir corretamente em recursos tecnológicos (hardware, software, infraestrutura) não é apenas um diferencial: é uma questão de sobrevivência. - Operacional
Aliada às dimensões humana e tecnológica, a operação do atendimento precisa ser concretizada. É neste ponto que aspectos como gestão eficaz e processos bem estruturados são essenciais.
Conciliar as três dimensões não é um desafio simples. Porém, será decisivo para que sua empresa alcance resultados relevantes no atendimento aos clientes.
Sou Marcelo Bárcia e este, entre outros temas serão abordados no “Curso de Atendimento ao Clientes e Suporte ao Usuários”, na Platzi.
Então, vamos juntos nesta jornada do conhecimento?