3 passos para ser o líder que sua empresa precisa

Você acredita algo pode ser melhor do que é hoje? Então, você tem já tem primeiro requisito básico para liderar. Acreditar na possibilidade da transformação é fundamental para aquele que quer estar em uma posição de guiar o rumo de um time, equipe ou organização. No entanto, o caminho que te levará a ser um líder eficaz não é fácil e pode levar a muita frustração se não tiver clareza dos desafios que irá encontrar.

Apesar das crenças liderança não se herda, não se pede, liderança se constrói. Você pode ganhar um novo cargo de gerência, ter um diploma em administração, com especialização em gestão empresarial e ainda assim não conseguir ser um líder eficiente. É um passo importante, sim, mas administrar recursos financeiros e materiais é diferente de administrar pessoas. Então, ao almejar um cargo de liderança, lembre-se de preparar-se também para lidar com o “fator humano” da equação.

Quando alguém falha ao ser promovido a um cargo de liderança, não significa que liderança não possa ser aprendida, mas sim, que o processo foi falho. Por isso, o acompanhamento através de uma gestão de competências se torna um excelente termômetro para guiar a mobilidade em um processo de desenvolvimento de líderes. Além disso, o próprio profissional, tendo este entendimento, poderá planejar sua evolução de forma mais assertiva.

Se tornar o líder capaz de realizar as transformações que deseja depende de um processo de transformação pessoal para tornar-se este líder. Trago aqui alguns passos para que inicie de forma prática:

1. Desenvolver a autoliderança

O primeiro passo é buscar o autoconhecimento em termos de liderança. Ter em mente questionamentos como: você é o líder da sua vida? Você realmente acredita na mudança ou ela só vale para os outros? Como você enxerga o mundo?

Ter essas respostas, irá te dar mais clareza de questões subjetivas, que não fazem parte do dia-a-dia das pessoas, mas que estão diretamente conectadas com a atuação do líder.

2. Saber liderar em um ambiente controlado

As organizações não são ambientes acolhedores, como uma roda de amigos ou nossa família. Pelo contrário, são lugares comumente hostis em diversas situações, principalmente em uma posição de liderança intermediária, a qual sofre pressões de todos os lados por melhorias e resultados.

Para lidar com isso, você precisará conhecer as dinâmicas que ocorrem neste ambiente, exigências e expectativas do seu nível hierárquico. Desta forma, sua atuação se tornará mais eficaz. Lembre-se que de nada adianta uma equipe com pessoas excelentes se ela não for capaz de entregar resultados.

3. Construir uma carreira

Para atuar com destaque nesta complexidade, um líder organizacional precisa ter um conjunto raro de competências, mas que podem ser desenvolvidas. Ser responsável, decidir com assertividade, cuidar das pessoas e se comunicar muito bem são algumas das mais importantes.

Lembre-se que todas podem ser desenvolvidas ou adaptadas. Porém, algumas pessoas terão maior ou menor facilidade neste processo.

rawpixel-790547-unsplash.jpg

BÔNUS

4. Estar atualizado

Existem diversas correntes de estudos e técnicas de liderança. Por isso, não se deve estar preso a uma maneira de pensar em liderança para sempre. As equipes mudam, a empresa muda e as necessidades mudam, exigindo competências complementares.

Busque atualizar-se e conhecer novas ferramentas, mas não caia na armadilha de pensar que uma ou outra técnica sozinha é a chave para abrir todas as portas.

Vimos que o caminho é longo e, dependendo de seu momento atual, pode exigir algumas mudanças dolorosas. Como você se sente em relação a isso? Essa é uma provocação importante a se fazer, pois como vimos no início, um líder precisa acreditar que algo pode ser melhor.

O primeiro passo é acreditar que você pode ser um excelente líder, você acredita? Então vamos juntos começar seu desenvolvimento com o curso Liderança Organizacional da Platzi.

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que