Você sabe o que é design responsivo?

Olá, eu sou o Natan. Sou empreendedor da Toca de Aluguel, sou cientista da computação e tenho um MBA em engenharia de produção e um MBA em gestão empresarial. Trabalho faz mais de 20 anos com desenvolvimento de software, e nesse blogpost gostaria de falar um pouco sobre técnicas de desenvolvimento de design responsivo. Vamos lá?

Design responsivo é um conjunto de técnicas de desenvolvimento web que permitem um site ou app se adaptar a diversos dispositivos e mídias.

Essas técnicas são muito importantes: elas diminuem consideravelmente o tempo de desenvolvimento da aplicação, já que na maioria das vezes você precisa desenvolver apenas uma versão do mesmo para os mais diversos dispositivos.

bram-naus-200967-unsplash.jpg

Também temos ganho em SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca), por que? Bom… o Google e outros buscadores posicionam melhor sites que são responsivos.

Quando se começa um projeto de uma aplicação responsiva devemos, inicialmente, conhecer nosso público:

  1. Quem é o usuário?
  2. Qual dispositivo ele utiliza na maior parte do tempo?
  3. Onde ele utiliza a aplicação?
  4. Quando ele utiliza a aplicação?
  5. Como ele utiliza a aplicação?

Essas perguntas vem de um conceito de administração conhecido como 5W2H, que é utilizado para definir ou investigar um fato ou situação. Com essas informações a equipe de análise, design e desenvolvimento em conjunto podem começar o desenvolvimento os mockups e funcionalidades que o app terá.

Na sequência definimos a arquitetura e requisitos não funcionais do sistema.

Apenas após essas informações devemos escolher a tecnologia, que pode ser uma (ou o conjunto) de alguma das tecnologias utilizadas no mercado. Exemplo: Bootstrap, Angular Material, React e etc…

Cada uma dessas tecnologias tem características diferentes, mas possuem técnicas parecidas e padrões de desenvolvimento em comum, podendo ser usadas em websites e apps (Android e IOS). Esse sequência de desenvolvimento de um app é apenas um exemplo, cada time tem necessidades próprias e pode alterar esse processo para ter maior efetividade e eficácia.

Podemos afirmar que a necessidade de acessarmos o mesmo sistema de diferentes dispositivos é uma necessidade real, e para isso existe um conjunto de técnicas, tecnologias e processos que utilizadas em conjuntos podem resolver essa necessidade.

Agora que você aprendeu o básico, o que você acha se aprender mais sobre isso no Curso de Design Responsivo da Platzi?

Postagens Relacionadas

Hoje em dia não é preciso querer entrar na carreira de programação para procurar saber como aprender HTML e CSS. Afinal, com a transformação
Seja você um empreendedor que está tentando promover seu negócio, um iniciante em Marketing que quer aprender de tudo um pouco ou um profissional
Não existe uma resposta exata para quem se pergunta quanto tempo demora para aprender inglês, mas conhecer um pouco sobre como nosso cérebro funciona
Apesar de terem sido subestimadas por muito tempo, hoje as competências comportamentais têm conquistado cada vez mais a atenção de recrutadores e empresas, que